17 Janeiro, 2013

Teste de Glicemia Capilar - Teste de Glicose, Glucose ou Açucar - Níveis de Açucar no Sangue - Valores Normais e de Referência

O teste de glicemia capilar é extremamente importante no controlo dos níveis de glicose (açúcar). Um dos seus objetivos mais importantes é manter os níveis de glicose no sangue próximos do intervalo normal de 70 a 120 mg/dl antes das refeições e abaixo de 140 mg/dl duas horas após a ingestão dos alimentos.

Normalmente os níveis de glicose no sangue são avaliados antes e depois das refeições e ao deitar. O valor glicémico é geralmente determinado através da punção com dispositivo de lanceta na ponta de um dedo, recolhendo-se uma gota de sangue, ou o necessário, para um medidor de glicose que determina um valor. Os resultados do teste são então utilizados para ajudar os pacientes a fazer os ajustes necessários em relação à insulina, outros medicamentos, dieta e atividade física que praticam.

Existem atualmente novos sistemas de sensores contínuos de avaliação da glicose. Para isso é necessário a implantação de cateteres sob a pele na região do abdómen ou no braço. Estes cateteres permitem uma avaliação frequente dos níveis de glicose no sangue. Ligado ao cateter existe um transmissor que envia os dados para um dispositivo de pager-like.

Este dispositivo tem uma tela visual que permite ao utilizador ver, não apenas a leitura de glicose actual, mas também as tendências gráficas. Em alguns dispositivos, a taxa de mudança de açúcar no sangue é também mostrada e existem alarmes que alertam para níveis de glicose baixos ou demasiado altos.

Já há versões que fazem uma interface com as bombas de insulina. Contudo, ainda é necessário a aprovação manual do portador do aparelho para administrar qualquer dose de insulina (a bomba não pode cegamente responder à informação de glicose que recebe, ele só pode dar uma sugestão calculada sobre se o utilizador deveria dar insulina, e em caso afirmativo, quanto).

Todos estes dispositivos têm de ser correlacionados, ou seja, testados com picadas no dedo de acordo com a forma tradicional, antes de poderem funcionar de forma independente e segura. Algumas horas bastam para perceber a eficácia do mesmo. Depois de programados os dispositivos podem fornecer leituras para 3 a 5 dias.

Estes novos aparelhos aumentam de uma forma significativa a independência destes pacientes ajudando-os na gestão do seu processo de doença. Também é importante lembrar que estes dispositivos podem ser utilizados de forma intermitente com os métodos clássicos de avaliação de glicemia.

Este tipo de sistema é mais um passo rumo ao objetivo final de criação de um pâncreas artificial, que detete as necessidades de insulina com base nos níveis de glicose e necessidades do organismo, libertando a quantidade necessária da mesma nos valores estritamente necessários, logo sem prejuízo para o paciente. 



Onde comprar os Melhores e mais Seguros Glucómetros/Glicosímetros?

Os glucómetros ou glicosímetros podem ser comprados facilmente através da Internet e a bons preços, consulte abaixo!

Europa:
America:
Também pode encontrar este pequeno aparelho à venda no eBay, basta seguir o link abaixo:
Todos esses sítios enviam para todo o mundo, mas tenha em atenção que ao comprar fora da sua zona económica poderá ter de pagar taxas extras no seu país.

Fontes:

Partilhe este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
RSS ArtigosRSS ComentáriosVoltar ao topo
© 2012 Doenças e Sintomas ∙ Template por BlogThietKe