.

07 junho, 2014

Unknown

DIU (dispositivo intra-uterino) – Evitar a Gravidez – Definição, Colocação, Indicação de Uso, Riscos, Benefícios e Vantagens

Uma mulher pode engravidar se o esperma de um homem atinge um de seus ovos (óvulos). Contracepção tenta impedir isso, mantendo o óvulo e o espermatozóide distante ou parando ovos que estão sendo produzidos. Um método de contracepção é o dispositivo intra-uterino, ou DIU (por vezes chamada uma bobina).

O DIU é um pequeno dispositivo de plástico e cobre em forma de T que é inserido no útero (útero) por um médico ou enfermeira especialmente treinada.  

O DIU funciona por parar o esperma e o óvulo de sobreviver no útero ou de Falópio tubos. Também pode impedir que um óvulo fertilizado se implante no útero.

O DIU é um método de acção prolongada de contraceptivos reversíveis (LARC). Isto significa que, uma vez que está no lugar que você não tem que pensar nisso a cada dia ou a cada vez que tiver relações sexuais. Existem vários tipos e tamanhos de DIU.

Factos sobre o DIU


  • Existem diferentes tipos de DIU, alguns com mais cobre do que os outros. DIU com mais de cobre são mais de 99% eficaz. Isso significa que menos de uma em cada 100 mulheres que usam DIU vai engravidar em um ano. DIU com cobre menos será menos eficaz.  
  • Um DIU funciona logo que ela é colocada em, e tem a duração de cinco a 10 anos, dependendo do tipo. 
  • Pode ser colocado em qualquer momento durante o ciclo menstrual, desde que você não está grávida. 
  • Ele pode ser removido a qualquer momento por um médico ou enfermeira especialmente treinada e você vai voltar rapidamente aos níveis normais de fertilidade. 
  • Alterações seus períodos (por exemplo, sendo mais pesado, mais longo ou mais doloroso) são comuns nos primeiros três a seis meses após o DIU é colocado dentro, mas eles estão propensos a se acalmar depois disso. Você pode ter spotting ou sangramento entre os períodos.  
  • Há uma pequena chance de infecção dentro de 20 dias do DIU está sendo montado.   
  • Há um risco de que o seu corpo pode expulsar o DIU. 
  • Se você ficar grávida, há um aumento do risco de gravidez ectópica (quando os implantes de ovos fora do útero). Mas porque é improvável que você engravidar, o risco global de gravidez ectópica é menor do que em mulheres que não usam contracepção.   
  • Tendo o DIU colocado em pode ser desconfortável. Pergunte ao médico ou enfermeiro sobre o alívio da dor.
  • O DIU pode não ser adequado para você, se você já teve infecções pélvicas anteriores. 
  • O DIU não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ao usar preservativos, bem como o DIU você vai ajudar a proteger contra DSTs.

Como Evita a Gravidez

O DIU é semelhante ao IUS (sistema intra-uterino), mas funciona de uma maneira diferente. Em vez de liberar o hormônio progesterona, como o SIU, o DIU libera cobre. Cobre muda a composição dos fluidos no útero e trompas de Falópio, parando sobrevivente esperma lá. DIU também pode parar de ovos fertilizados de implantação no útero.

Existem vários tipos e tamanhos de DIU para atender mulheres diferentes. DIU precisa ser montado por um médico treinado ou enfermeiro, clínica contracepção local ou clínica de saúde sexual.

O DIU pode ficar no útero por cinco a 10 anos, dependendo do tipo. Se você tiver 40 anos ou mais quando você tem um DIU montado, ele pode ser deixado em até chegar à menopausa ou até que você não precisa mais de contracepção.

Colocação de um DIU

O DIU pode ser instalado em qualquer momento durante o ciclo menstrual, desde que você não está grávida. Você estará protegido contra a gravidez imediatamente.

Antes de você ter um DIU montado, você terá um exame interno para descobrir o tamanho e a posição do útero. Isso é para se certificar de que o DIU pode ser colocado no lugar correto.

Você pode obter a contracepção em:


  • Clínicas de contracepção comunidade 
  • Algumas clínicas GUM 
  • Clínicas de saúde sexual 
  • Serviços de algumas pessoas jovens. 

Você também pode ser testado para infecções, tais como DSTs. É melhor fazer isso antes de um DIU é montado de modo que você pode ter o tratamento (se necessário) antes de o DIU é colocado dentro Às vezes, você pode ser dado antibióticos ao mesmo tempo que o DIU é colocado. 

Demora cerca de 15 a 20 minutos para inserir um DIU. A vagina é mantido aberto, como é durante um rastreio do colo do útero (esfregaço) teste, e o DIU é inserido através do colo do útero e no útero.

O processo de adaptação pode ser desconfortável e por vezes doloroso. Você pode ter cólicas depois. Você pode pedir um anestésico ou analgésico local antes de ter o DIU colocado. Uma injecção de anestésico em si pode ser doloroso, por isso, muitas mulheres têm o procedimento sem.
Você pode ficar com dor e sangramento por alguns dias depois de ter um DIU colocado. Discuta com o seu médico ou enfermeiro de antemão.    

O DIU deve ser verificado por um médico depois de três a seis semanas. Fale com o seu médico ou enfermeiro se você tem quaisquer problemas antes ou depois deste primeiro cheque ou se você deseja que o DIU removido.

Também fale com o seu médico ou enfermeiro se você ou seu parceiro estão em risco de contrair uma DST. Isto é porque as DSTs podem levar a uma infecção na pélvis.

Consulte o seu médico ou voltar para a clínica onde seu DIU foi montado assim que você pode, se você: 

  • Tem dor em seu abdómen 
  • Ter uma temperatura elevada 
  • Têm uma descarga fedorenta. 

Estes podem significar que você tem uma infecção. 

Como  dizer se um DIU ainda está em vigor

O DIU tem dois finos fios que pendem um pouco de seu útero para o topo de sua vagina. O médico ou enfermeira que se encaixa o seu DIU vai ensiná-lo a sentir-se a estes tópicos e verifique se ele ainda está no lugar.

Verifique se o seu DIU está no lugar algumas vezes no primeiro mês, e depois de cada período ou em intervalos regulares. 

É muito improvável que o DIU vai sair, mas se você não pode sentir os fios ou se você acha que o DIU se mudou, você pode não ficar completamente protegido contra engravidar. Consulte o seu médico ou enfermeiro imediatamente e usar um método contraceptivo adicional, como o preservativo, até que seu DIU ter sido verificado. Se você teve relações sexuais recentemente você pode precisar usar  a contracepção de emergência.

Seu parceiro não deve ser capaz de sentir o seu DIU durante o sexo. Se ele pode sentir os fios, obter o seu médico ou enfermeiro para verificar se o seu DIU está no lugar. Eles podem ser capazes de cortar os segmentos de um comprimento mais curto. Se você sentir qualquer dor durante o sexo, ir para um check-up.

Remoção  de um DIU

O DIU pode ser removido a qualquer momento por um médico ou enfermeira treinados. Se você não vai ter outra DIU colocar e você não quer engravidar, use outro método (como preservativos) durante sete dias antes de você ter o DIU removido. Isso é para parar de esperma de entrar em seu corpo. Os espermatozóides podem viver por até sete dias no corpo e poderia fazê-lo uma vez grávida do DIU é removido. Assim que o DIU é retirado, a sua fertilidade normal deve voltar. 

Quem  pode usar um DIU

A maioria das mulheres pode usar um DIU. Isso inclui as mulheres que nunca estiveram grávidas e aqueles que são  HIV positivo. O seu médico ou enfermeiro irá perguntar sobre seu histórico médico para verificar se o DIU é a forma mais adequada de contracepção para você.

Você não deve usar um DIU se você tem:


  • Uma DST não tratada ou uma infecção pélvica  
  • Problemas com o útero ou colo do útero  
  • Qualquer hemorragia inexplicada da vagina, por exemplo, entre períodos ou após o sexo. 

As mulheres que tiveram uma  gravidez ectópica ou recente aborto, ou que têm uma válvula cardíaca artificial, deve consultar o seu médico de família ou médico antes de ter um DIU colocado.

Você não deve ser equipado com um DIU, se há uma chance de que você já estiver grávida ou se você ou seu parceiro estão em risco de contrair DSTs. Se você ou seu parceiro não tiver certeza, vá ao seu médico de família ou uma clínica de saúde sexual para ser testado.

Usar um DIU após o parto

O DIU pode normalmente ser montados quatro a seis semanas após o parto (vaginal ou cesárea). Você vai precisar usar contracepção alternativa de três semanas (21 dias) após o nascimento até o DIU é colocado. Em alguns casos, o DIU pode ser instalado dentro de 48 horas após o parto. O DIU é seguro para usar quando você está amamentando e isso não vai afectar a produção de leite.

Usaar um DIU após um aborto espontâneo ou induzido

O DIU pode ser instalado imediatamente ou dentro de 48 horas após um  aborto ou  aborto por um médico experiente ou enfermeiro, desde que você estava grávida de menos de 24 semanas. Se estiver grávida há mais de 24 semanas, você pode ter que esperar algumas semanas antes de ter um DIU colocado.  
Vantagens  e desvantagens de o DIU

Embora o DIU é um método eficaz de contracepção, há algumas coisas a considerar antes de ter um instalado. 

Vantagens do DIU


  • A maioria das mulheres pode usar um DIU, incluindo as mulheres que nunca estiveram grávidas 
  • Uma vez que o DIU é montado, ele funciona imediatamente e tem a duração de até 10 anos ou até que seja removido 
  • Não interromper o sexo 
  • Ele pode ser usado se você está amamentando 
  • Sua fertilidade normal retorna logo que o DIU é retirado 
  • Não é afectado por outros medicamentos. 

Não há nenhuma evidência de que ter um DIU montado vai aumentar o risco de câncer do colo do útero,   cancro do endométrio  (cancro do revestimento do útero) ou câncer de ovário. Algumas mulheres experimentam mudanças de humor e libido, mas essas mudanças são muito pequenas. Não há evidência de que o DIU afecta peso.

Desvantagens do DIU


  • Seus períodos podem tornar-se mais pesado, mais longo ou mais doloroso, embora isso possa melhorar depois de alguns meses.  
  • O DIU não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, assim você pode ter que usar camisinha também. Se você pegar uma DST, enquanto você tem um DIU, que poderia levar a uma infecção pélvica se não for tratada.
  • As razões mais comuns que as mulheres param de usar um DIU são sangramento e dor vaginal. 

Riscos  do DIU

Complicações após ter montado um DIU são raras. A maioria vai aparecer no primeiro ano após a montagem.

Danos ao útero

Em menos de um em cada 1.000 casos, o DIU pode perfurar (fazer um buraco em) o útero ou colo do útero (colo do útero), quando ele é colocado dentro Isso pode causar dor no abdómen inferior, mas não costuma causar quaisquer outros sintomas . Se o médico ou enfermeiro ajustando seu DIU é experiente, o risco desta é muito baixa.

Se ocorrer perfuração, você pode precisar de cirurgia para remover o DIU. Contacte o seu médico imediatamente se você sentir muita dor depois de ter um DIU instalado como perfurações devem ser tratadas imediatamente.

Infecções pélvicas

Infecções pélvicas podem ocorrer nos primeiros 20 dias após o DIU é colocado. O risco de infecção é muito pequena. Menos de um em cada 100 mulheres que estão em baixo risco de DSTs vai ter uma infecção pélvica.

Rejeição

Ocasionalmente, o DIU é rejeitado (expulso) pelo útero ou pode mover-se (isto é chamado de deslocamento). Isto é mais provável de acontecer logo após ter sido montada, embora isso não seja comum. O seu médico ou enfermeiro irá ensiná-lo a verificar se o seu DIU está no lugar.

Gravidez ectópica

Se o DIU falhar e você ficar grávida, seu DIU deve ser removido o mais rapidamente possível se você vai continuar com a gravidez. Há um pequeno aumento do risco de gravidez ectópica se uma mulher engravidar enquanto estiver usando um DIU.

Onde  obter um DIU

A maioria dos tipos de contracepção está disponível gratuitamente no Reino Unido. A contracepção é livre para todas as mulheres e homens através do NHS. Locais onde você pode obter contracepção incluem:

  • Fale com o seu médico ou enfermeiro 
  • Clínicas de contracepção comunidade 
  • Algum medicamento geniturinário (GUM) clínicas 
  • Serviços estes oferecem anticoncepcionais e teste STI - clínicas de saúde sexual.

Se você é menor de 16 anos e quer a contracepção, o médico, enfermeiro ou farmacêutico não vai dizer a seus pais ou cuidadores, desde que eles acreditam que você compreender totalmente as informações que se recebe, e suas decisões.

Médicos e enfermeiros trabalham sob as directrizes rigorosas quando se lida com pessoas menores de 16 anos. Eles vão encorajá-lo a considerar dizendo a seus pais, mas eles não vão te fazer. A única vez que um profissional pode querer dizer que outra pessoa é se eles acreditam que você está em risco de dano, tais como abuso. O risco teria de ser sério, e eles costumam discutir isso com você em primeiro lugar.  


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.