.

06 junho, 2014

Unknown

Osteomielite – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A Osteomielite é o termo médico para uma infecção óssea, geralmente causada por bactérias. Osteomielite mais comummente afecta os ossos longos das pernas, mas outros ossos, tais como aqueles na parte de trás ou os braços, também podem ser afectados. A condição é muitas vezes referida como a osteomielite aguda quando a infecção se desenvolve após uma lesão, infecção ou doença subjacente. É referido como osteomielite crónica quando a condição retorna regularmente.  

Os sintomas de osteomielite incluem:


  • Uma temperatura elevada (febre) de 38°C (100,4°F) ou superiores 
  • Dor óssea, o que muitas vezes pode ser intenso 
  • Inchaço, vermelhidão e sensação de calor na área afectada.  

Quando consultar o seu médico

A osteomielite pode afectar pessoas de qualquer idade, por isso você deve visitar o seu médico se você ou seu filho tiver dor óssea persistente, com febre.

As crianças muito pequenas nem sempre desenvolvem uma febre quando têm osteomielite e eles podem não ser capazes de se comunicar que eles têm dor óssea. Você deve consultar o seu médico se o seu filho se torna irritável, tem um apetite reduzido e está relutante em usar uma determinada parte do seu corpo (na maioria das vezes um braço ou perna).

Causas Osteomielite

A osteomielite se desenvolve quando o osso torna-se infectado. Na maioria dos casos, as bactérias é responsável pela infecção, embora também possa ser causada por fungos. Os exames de sangue e uma biópsia pode ser usado para determinar se você tem uma infecção e que causou isso.

Há duas maneiras de a infecção pode ocorrer:


  • Após uma lesão (conhecido como osteomielite contígua) - tal como um osso fracturado, mordida animal ou durante a cirurgia
  • Através da corrente sanguínea (conhecido como osteomielite hematogênica).

Osteomielite contígua é mais comum em adultos, enquanto osteomielite hematogênica é mais comum em crianças.

Certas coisas podem aumentar suas chances de desenvolver osteomielite. Por exemplo, se você tiver uma condição que afecta o fornecimento de sangue para certas partes do seu corpo, tais como diabetes, ou uma condição que enfraquece o sistema imunológico, como a artrite reumatóide.

A osteomielite pode se tornar osteomielite crónica se não for tratada rapidamente, como os ossos podem tornar-se permanentemente danificado, resultando em dor persistente e perda de função.

Tratamento Osteomielite

A osteomielite é geralmente tratada com antibióticos, usados ​​por pelo menos quatro a seis semanas. Na primeira, você pode ter que receber este permanecer no hospital enquanto, mas você deve ser capaz de levá-los em casa, quando você começa a ficar melhor.

Em casos graves ou crónicas de osteomielite, a cirurgia pode ser usado em combinação com antibióticos. A cirurgia é mais frequentemente usado para remover osso danificado e drenar o pus das feridas.

Complicações Osteomielite

A osteomielite geralmente responde bem aos antibióticos. No entanto, para as pessoas com condições subjacentes que aumentam o risco de osteomielite, tais como diabetes, há uma chance de a infecção pode voltar.

Como último recurso, a amputação é por vezes utilizado, se o fornecimento de sangue para o osso é severamente reduzida. No entanto, nestes dias, é altamente improvável que isso será necessário, como a condição geralmente pode ser tratada antes de chegar nesta fase.

Prevenção Osteomielite

Nem sempre é possível evitar a osteomielite, no entanto, existem passos que você pode tomar para reduzir suas chances. Limpeza de feridas com água e vesti-los em um curativo limpo irá reduzir suas chances de contrair uma infecção de uma lesão. 

Melhorar a sua saúde geral vai ajudar a reduzir o risco de desenvolver osteomielite ou outra condição que faz com que a pressão arterial elevada ou de um sistema imunológico enfraquecido.

Sintomas de Osteomielite 

Os sinais mais comuns de osteomielite são a dor óssea e uma temperatura elevada.

Osteomielite aguda

A maioria dos casos de osteomielite aguda envolve um dos ossos longos das pernas. No entanto, por vezes, os ossos do braço ou das vértebras (na parte de trás) podem ser afectados.

Os sintomas de osteomielite aguda incluem:


  • Uma brusca de temperatura elevada (febre) de 38°C (100,4°F) ou acima, embora este sintoma é muitas vezes ausente em crianças menores de um ano de idade 
  • Dor óssea, o que muitas vezes pode ser grave 
  • Inchaço, vermelhidão e ardor no local da infecção 
  • Uma sensação geral de mal-estar 
  • A parte do corpo afectada é sensível ao toque 
  • A amplitude de movimento na parte do corpo afectada é restrita 
  • Linfonodos (gânglios), perto da parte do corpo afectada pode ser inchado. 

Em adolescentes e adultos, estes sintomas tendem a se desenvolver dentro de algumas semanas de uma lesão ou acidente, como um osso quebrado. As crianças pequenas que não podem falar pode ser incapaz de relatar seus sintomas dolorosos para você. 

Você deve olhar para os seguintes sinais e sintomas:


  • Irritabilidade 
  • Comer muito menos do que o habitual 
  • Relutância em usar a parte do corpo afectada. 

Osteomielite Crónica

Em casos de osteomielite crónica, sintomas são geralmente uma recorrência dos que foram experimentados durante uma infecção anterior. 

Uma vez que a osteomielite crónica é estabelecida, a pessoa afectada pode ter períodos de quase nenhum sintoma. No entanto, os sintomas podem incendiar-se a qualquer momento. Por exemplo, você pode experimentar:

  • Dor óssea 
  • Persistentemente sentindo cansado 
  • Pus drenagem do trato sinusal (uma passagem que se desenvolve perto do osso infectado) 
  • Inchaço local 
  • Alterações da pele 
  • Sudorese excessiva 
  • Calafrios. 

Ao procurar o conselho médico

Você sempre deve visitar o seu médico se você ou seu filho desenvolve uma temperatura elevada (febre) e dor óssea persistente, ou se você está preocupado com os sintomas em uma criança muito jovem.

Causas de Osteomielite 

A osteomielite é uma infecção do osso geralmente causada por bactérias. Cerca de 90% dos casos são causados ​​por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, comumente encontrada na pele ou no nariz.

Seus ossos são geralmente resistentes à infecção, mas pode ser infectado quando:


  • Uma infecção preexistente no sangue espalha para um osso 
  • Há uma lesão, como uma fractura óssea 
  • Bactérias entram numa ferida durante ou após cirurgia, tal como uma operação de substituição da articulação 
  • Há uma condição de saúde pré-existentes, como diabetes, o que significa que o osso não recebe um suprimento de sangue estável, de modo que os glóbulos brancos que combatem a infecção não podem alcançar o local da lesão.

Infecções do sangue que se espalhou para os ossos são mais comuns em crianças do que adultos. Isso pode ser porque os ossos das crianças ainda estão em desenvolvimento, o que os torna mais vulneráveis ​​do que os ossos de adultos. Além disso, o sistema imunológico de uma criança (de defesa natural do corpo contra infecções e doenças) ainda está em desenvolvimento, por isso é menos eficaz na luta contra a infecção.

Infecção após a lesão, particularmente para o pé ou tornozelo, é a causa mais comum de osteomielite em adultos. 

Quando um osso se torna infectado

Quando uma infecção se desenvolve dentro de um osso, o sistema imunológico vai tentar pará-lo com as células brancas do sangue que combatem a infecção.

Se a infecção não for tratada e o sistema imunológico é incapaz de lidar com as bactérias, um conjunto de células brancas do sangue mortas irá acumular-se no interior do osso, formando uma bolsa de pus conhecidos como um abcesso.

Em casos de osteomielite crónica, abscessos podem bloquear o fornecimento de sangue ao osso, o que acabará por fazer com que o osso para morrer. Osso morto sem fornecimento de sangue deve ser retirado se a infecção deve ser limpa.

Aumento do risco

Há várias coisas que podem tornar as pessoas mais vulneráveis ​​a desenvolver osteomielite:

Sistema imunológico enfraquecido

Se o seu sistema imunológico está enfraquecido, uma infecção em seu corpo é mais provável a se espalhar para o osso. Seu sistema imunológico pode ficar enfraquecido se você:

  • São submetidos a certos tratamentos, tais como quimioterapia, radioterapia ou uma dose de longo prazo de esteróides comprimidos 
  • Ter desnutrição, que é quando sua dieta não contém todos os nutrientes necessários para uma boa saúde
  • Tem uma condição de saúde, como VIH ou AIDS (embora esta seja uma causa rara de osteomielite).

A má circulação

Pessoas com problemas de saúde que afectam o fluxo de sangue estão em maior risco de desenvolver osteomielite. Isto é porque os seus ossos não podem estar recebendo um suprimento constante de glóbulos brancos que combatem infecções.

Condições conhecidas por causar má circulação incluem:


  • Diabetes tipo 1  e diabetes tipo 2 
  • Anemia falciforme, uma doença hereditária em que os glóbulos vermelhos não funcionam adequadamente
  • Aterosclerose, estreitamento das artérias, muitas vezes causados ​​pela ingestão de uma dieta rica em gordura e / ou fumar
  • Doença arterial periférica, onde as principais artérias das pernas ficam entupidas por um acúmulo de gordura.

Diabetes e Lesão no Pé

As pessoas com diabetes são particularmente vulneráveis ​​a osteomielite, porque eles estão em risco de desenvolver lesões nos pés.

Aumento dos níveis de glicose no sangue pode causar danos nos nervos, o que significa que as pessoas com diabetes mal controlado pode perder a sensação em seus pés e pequenos cortes nos pés passar despercebida. Devido à má circulação, uma infecção grave pode se desenvolver rapidamente nos pés antes de se espalhar para o osso.

Lesões e traumas

Se você quebrar um osso ou ter uma grave lesão punção que expõe tecidos profundos aos germes, há uma chance de que você irá desenvolver osteomielite. Este risco é aumentado se você também tem um sistema imunológico enfraquecido e / ou má circulação. Qualquer osso quebrado com uma perda de cobertura de pele precisa de uma cirurgia de emergência para limpar a ferida, se livrar do tecido morto e estabilizar a fractura.  

A cirurgia ortopédica

Se você tiver a cirurgia ortopédica (cirurgia que envolve os ossos ou articulações) ou você teve metalurgia implantado, há uma pequena chance de que você pode desenvolver osteomielite. No entanto, há menos de 1% de chance de isso acontecer.

Uso indevido de drogas por via intravenosa

As pessoas que injectam-se regularmente com as drogas ilegais como a heroína ou a metanfetamina (crystal meth) têm um risco aumentado de desenvolver osteomielite. Isso ocorre porque muitas pessoas que abusam de drogas não use agulhas esterilizados adequadamente, o que aumenta significativamente o risco de introdução de bactérias em sua corrente sanguínea. 

Diagnosticar Osteomielite 

Se você tem uma dor de alta temperatura e osso, você deve visitar o seu médico para um diagnóstico.

Exame físico

Para confirmar o diagnóstico de suspeita de osteomielite, o seu médico irá primeiro fazer um exame físico de sua parte do corpo afectada para verificar se há vermelhidão, inchaço e ternura. Eles vão querer saber seu histórico médico recente, por exemplo, se você teve recentemente uma lesão, cirurgia ou uma infecção anterior.

Se o seu médico não tem certeza sobre um diagnóstico ou suspeita de osteomielite, que pode encaminhá-lo para um cirurgião ortopédico (um especialista em ossos e articulações).

Exame de sangue

Você pode ser encaminhado para um exame de sangue. Isso não pode confirmar osteomielite, mas pode indicar se você tem um grande número de glóbulos brancos no sangue, o que pode sugerir que você tem uma infecção. Além disso, se a osteomielite foi causada por uma bactéria de propagação no seu sangue, um teste de sangue pode ser útil para a detecção das bactérias.

Os exames de imagem

Se houver suspeita de osteomielite, é provável que você será encaminhado para mais testes de imagem. Existem vários exames de imagem que podem ser capazes de detectar dano ósseo causado por osteomielite. Eles incluem:

  • Raios-X, onde os baixos níveis de radiação são usados ​​para criar uma imagem do osso afectado - este teste não é geralmente útil para o diagnóstico se a condição está nos estágios iniciais.
  • Ressonância magnética (RM), onde um forte campo magnético e ondas de rádio são usadas para construir uma imagem do interior do osso afectado
  • Tomografia computadorizada (TC), onde uma série de raios-X de seu osso afectado são tomadas e um computador é usado para montá-las em uma imagem tridimensional mais detalhado
  • Ecografia, onde as ondas sonoras de alta frequência são usados ​​para criar uma imagem do osso afectado para destacar qualquer anormalidade.

Biopsia

Se o teste anterior sugere osteomielite, que geralmente é necessário para remover uma pequena amostra de osso para mais testes. Isso é conhecido como uma biopsia.

A biópsia é geralmente necessária para confirmar o diagnóstico de osteomielite e pode ajudar a estabelecer o tipo exacto de bactéria ou fungo causador da sua infecção. Isto pode ser muito útil no momento de decidir o tratamento mais eficaz.

A biópsia é geralmente associada à cirurgia em casos crónicos. Se você tem um pus produzindo feridas, uma amostra de isso também pode ser tomado por mais testes.

Tratar Osteomielite 

Osteomielite é geralmente tratada com antibióticos, embora a cirurgia também pode ser usado em casos graves.

Tratar Osteomielite Aguda

Osteomielite aguda geralmente pode ser tratada com sucesso utilizando um curso de antibióticos  durante pelo menos quatro a seis semanas. 

Por parte do tratamento que você terá de tomar o medicamento por via intravenosa (directamente numa veia), geralmente enquanto no hospital. Se você está bem o suficiente, você pode ser capaz de receber as injecções em ambulatório, para que você possa ir para casa no mesmo dia. 

Depois que seus sintomas começam a melhorar, um switch é geralmente feito para tablets antibiótico que você pode tomar em casa.

Em casos de osteomielite, há geralmente uma escolha de antibióticos disponíveis para tratar a infecção e frequentemente dois antibióticos são usados ​​em combinação. Isto é conhecido como terapia dupla.
Ocasionalmente, as bactérias que causam a infecção são resistentes aos antibióticos convencionais e antibióticos menos utilizados são necessários. 

Todos os antibióticos têm efeitos colaterais, o que você deve discutir com seu médico de família ou o médico responsável pelo seu tratamento.

Nos casos mais raros em que uma infecção fúngica causou osteomielite, medicamentos antifúngicos são utilizados. Analgésicos também podem ser usados ​​se a condição está causando desconforto.

Tratar osteomielite crónica

Pessoa com osteomielite crónica geralmente exigirá uma combinação de antibióticos e cirurgia. A cirurgia pode ser usada para remover o osso, para drenar o pus de uma ferida ou abcesso, ou para remover e substituir um conjunto de substituição que foi a causa da infecção.

Se houver extensos danos osso, vai ser necessário remover cirurgicamente qualquer osso doente e tecido. Este procedimento é conhecido como o desbridamento.

Desbridamento muitas vezes pode deixar um espaço vazio no osso, o que, por vezes, é embalado com cimento-carregado com antibióticos. Se o cirurgião faz isso, uma segunda operação será necessária para remover o cimento dentro de poucas semanas da primeira. Óssea também pode ser retirada em outras partes de seu corpo, muitas vezes em torno do quadril, para substituir o osso danificado.

Em alguns casos, também pode ser necessário transferir o músculo e a pele de outra parte do corpo para reparar o tecido circundante do osso afectado.

A Oxigenoterapia Hiperbárica

Alguns pesquisadores argumentam que um tipo de tratamento não-cirúrgico chamado de terapia de oxigénio hiperbárico pode ser útil no tratamento de casos de ambos osteomielite aguda e crónica que não respondem ao tratamento convencional.

Durante a terapia de oxigénio hiperbárico, você é colocado em uma câmara especialmente projectada, semelhante a uma câmara de descompressão usada por mergulhadores.

A câmara é cheia com o oxigénio, administrado a uma pressão muito mais elevada (hiperbárica) do que o nível normal de oxigénio na atmosfera. Os altos níveis de oxigénio são pensados ​​para acelerar o processo de cicatrização e diminuir a propagação da infecção.

Actualmente há apenas evidências limitadas de apoio a eficácia da oxigenoterapia hiperbárica para o tratamento de osteomielite. A partir das evidências disponíveis, parece que é mais eficaz no tratamento de osteomielite associada a uma úlcera do pé diabético. 

No entanto, o Instituto Nacional de Saúde e Assistência Excellence (NICE) anunciou recentemente que a terapia de oxigénio só deve ser usado para tratar úlceras do pé diabético, como parte de um ensaio clínico.

As complicações da Osteomielite 

Apesar de osteomielite é geralmente tratada com sucesso, casos crónicos e graves, pode levar a outros problemas.

Recidiva Osteomielite

Condições subjacentes que são muitas vezes a causa de osteomielite, como má circulação ou um sistema imunológico enfraquecido, podem ser difícil de tratar. Portanto, se você já teve um episódio anterior de osteomielite, há uma chance de ele retornar.

Amputação

A amputação é usada como um último recurso para o tratamento da osteomielite crónica se o fornecimento de sangue aos ossos é severamente reduzida.

Com um suprimento de sangue reduzido, os ossos receber menos glóbulos combate a infecção. Isto significa que a infecção pode disseminar para além do osso e no tecido mole circundante. O tecido começara a morrer, que é conhecido como a gangrena.

Uma vez que a gangrena se desenvolve, pode ser necessário amputar o membro afectado para evitar a propagação da infecção e evitar mais danos ao tecido saudável.

Prevenção Osteomielite 

Nem sempre é possível evitar a osteomielite, mas existem passos que você pode tomar para reduzir suas chances de desenvolver a condição.

Evitar a infecção

Você pode reduzir suas chances de contrair uma infecção de uma lesão, garantindo que as feridas são cuidadosamente limpas. Executá-los sob uma torneira por alguns minutos deve ajudar. Depois cobrir a ferida com gaze estéril ou um pano limpo.

Se uma lesão é grave, você deve visitar o hospital mais próximo para tratamento. Verificando as feridas regularmente por sinais de infecção pode ajudar a obter um diagnóstico precoce se osteomielite se desenvolve.

Melhorar a sua saúde

Você pode estar em um risco particularmente elevado de osteomielite, se você tem um sistema imunológico enfraquecido ou má circulação. Tomar medidas para melhorar a sua saúde em geral pode reduzir o risco de osteomielite.

Parar de fumar

Fumar cigarros pode entupir suas artérias e aumentar a pressão arterial, sendo que ambos são ruins para a sua circulação. Ele também pode enfraquecer o sistema imunológico.

Se você fuma, é altamente recomendável que você sair o mais rápido possível. O seu médico também será capaz de recomendar e prescrever medicamentos que podem ajudá-lo a desistir.

Dieta saudável

Alimentos ricos em gordura pode causar uma acumulação de depósitos de gordura nas artérias, e excesso de peso podem levar a  pressão arterial elevada.

Para melhorar a sua circulação, uma dieta rica em fibras baixo teor de gordura é recomendada, incluindo a abundância de frutas frescas e vegetais (pelo menos cinco porções por dia) e cereais integrais. Comer uma dieta saudável também pode ajudar a impulsionar o seu sistema imunológico.

Gerir o seu peso

Se você estiver com sobrepeso ou obesos, tentar perder peso e, em seguida, manter um peso saudável através de uma combinação de uma dieta de calorias controladas e exercício físico regular. Depois de ter conseguido um peso saudável que vai ajudar a manter a pressão arterial em nível normal, o que ajudará a melhorar a sua circulação.

Você pode usar a  calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC) para verificar se você é um peso saudável para o seu sexo e altura.

Álcool

Se você beber álcool, não exceda os limites diários recomendados. Estes são os seguintes:

  • 3-4 unidades por dia para os homens 
  • 2-3 unidades por dia para as mulheres. 

Uma unidade de álcool é cerca de metade de um litro de-força normal de cerveja, um copo pequeno de vinho ou uma única medida (25 ml) de espíritos. Regularmente exceder os limites recomendados de álcool vai aumentar tanto a sua pressão sanguínea e nível de colesterol, o que tornará a sua circulação pior.

Contacte o seu médico se você está encontrando dificuldades para moderar o seu consumo. Serviço de aconselhamento e medicação pode ajudar a reduzir a ingestão de álcool.

O exercício físico regular 

O exercício físico regular irá reduzir a pressão arterial, fazer seu coração e sistema circulatório do sangue mais eficiente e pode ajudar a impulsionar um sistema imunológico fraco.

Para a maioria das pessoas, 150 minutos de exercício moderado a vigoroso por semana é recomendado. No entanto, se a sua saúde geral é pobre, pode ser necessário para você se exercitar usando um programa feito especificamente para suas necessidades atuais e nível de condicionamento físico. O seu médico será capaz de aconselhá-lo sobre o nível mais adequado de exercício para você.

Se você achar que é difícil de conseguir 150 minutos de exercício por semana, começam em um nível que você se sinta confortável. Por exemplo, você poderia fazer de cinco a 10 minutos de exercícios leves por dia, antes de aumentar gradualmente a duração e a intensidade de sua actividade como sua aptidão começa a melhorar.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.