.

02 julho, 2014

Unknown

Carboplatino Alquilante, Sal de Platina: Indicações, Efeitos Secundários, Cuidados Especiais, Contra indicações e Precauções

Nome do Medicamento (genérico e comercial) /Grupo Farmacológico

Carboplatino Alquilante, Sal de Platina.

Indicações para a Pessoa

Tumores do testículo, ovário, bexiga, cabeça e pescoço, tiróide, pulmão, colo do útero, endométrio, neuroblastoma, osteossarcoma e tumores cerebrais.

Efeitos Secundários e Cuidados Especiais

Hematológica: A trombocitopénia é o efeito mais significativo, com nadir de plaquetas aos 21 dias e recuperação entre os 28 e os 35 dias após a administração, sendo dose limitante. A neutropénia é menos importante, tendo o seu nadir poucos dias depois, não sendo dose limitante. A anemia é moderada, cumulativa e não dose limitante.

Gastrointestinal: Náuseas e vómitos frequentes (50 a 65% dos doentes), menos severos que os da Cisplatina. Obstipação, diarreia e anorexia. Alterações do paladar. A mucosite é rara.

Renal/Vias urinárias: Rara (dai não ser necessária hidratação).

Hepatobiliar: Aumento das transaminases e fosfatase alcalina, que são moderadas e transitórias.

Dermatológicas: Rash e alopécia raros.

Neurológica: É geralmente rara e ligeira, contudo está associada a idades mais avançadas, >65 anos, e a terapêutica anterior com Cisplatina. Apresenta-se sob forma de polinevrites, que se manifestam essencialmente por parestesias. Podem ocorrer alterações visuais e do paladar. A ototoxicidade é rara (1%).

Musculoesquelética: A astenia é rara.

Imunológicas:
Reacções de hipersensibilidade acompanhadas de urticária, prurido rash cutâneo e, mais raramente, de broncospasmo e hipotensão. Raramente flu-like symptoms.

Metabólica: Perda de electrólitos, com redução nas concentrações séricas de sódio, potássio, cálcio e magnésio. Hiperamilasémia rara.

Local:
A dor no local de punção é rara.

Informação ao doente:

  • Vigiar a temperatura corporal, principalmente por volta das 3 a 4 semanas após o tratamento.
  • Referir dores de garganta, zumbidos e outras alterações auditivas.
  • Referir perdas de sangue e o aparecimento de equimoses e petéquias (sinais de discrasia hemorrágica).
  • Deve evitar a auto medicação, principalmente com derivados do ácido acetilsalicílico.

Contra indicações e precauções

Contra indicado em doentes com antecedentes de hipersensibilidade ao fármaco. Contra indicado em doentes com mielodepressão grave (plaquetas <100000/mm3, granulócitos <2000/mm3) ou com antecedentes de insuficiência renal grave (com valores de Clearance de creatinina <60 ml/min).


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.