.

17 janeiro, 2014

Unknown

Eritrasma - Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção

O Eritrasma é uma infecção da pele que ocorre principalmente nas áreas de dobras do corpo (virilha, entre os testículos, sob as mamas, entre os dedos dos pés e axilas). Esta condição muitas vezes provoca prurido intenso. Uma bactéria conhecida como Corynebacterium Minutissimum é a causa da infecção.

Causas de Eritrasma

As mulheres que estão com sobrepeso ou obesas são as mais afetadas por esta doença. A infecção é muitas vezes acompanhada por outras condições, tais como a diabetes. A falta de higiene ou a transpiração excessiva também pode causar sintomas.

Os Sintomas de Eritrasma

O Eritrasma manifesta-se principalmente por prurido e soltar pequenos pedaços de pele que se parecem com escamas. No início da doença, os pacientes apresentam rachaduras moderadas e maceração que afeta principalmente a área entre o terceiro e o quarto dedo do pé. Na maioria dos casos, a bolsa contendo os testículos e as coxas são também afectados. Podem aparecer manchas cor-de-rosa que gradualmente se tornam marrom.

Diagnóstico e Tratamento de Eritrasma

Deve consultar um médico para tratamento adequado, pois o risco de recorrência é grande. Para confirmar a presença da infecção, o médico ou dermatologista irá conduzir uma cultura de raspado do patch, ou uma revisão à luz de Wood. Neste caso, a área infectada terá um tom vermelho coral sob a luz, o que fornece um diagnóstico mais preciso.

Os profissionais de saúde recomendam uma aplicação de desinfetantes como solubacter, clorexidina a Septivon ou mesmo sabão antibacteriano.

A partir daí, a aplicação dérmica de imidazol, produto como o econazol ou bifonazol létoconazole vai ser fixado. A duração do tratamento varia de 15 dias a um mês, dependendo da gravidade da sua situação. Os casos mais graves podem exigir o uso de eritromicina.

Prevenção de Eritrasma

Aconselha-se a manter um índice normal de massa corporal, a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável. Manter a pele seca e não negligenciar a limpeza entre os dedos após o banho. Evite humidade excessiva e usar roupas limpas e absorventes.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.