O Clostridium Difficile é uma bactéria que frequentemente causa diarreia. A toma repetitiva de certos antibióticos como a ampicilina ou as cefalosporinas de longo prazo podem destruir as boas bactérias intestinais. Na falta das boas bactérias, o Clostridium Difficile desenvolve-se e liberta toxinas perigosas. Estas toxinas danificam os intestinos que pode causar septicemia, nos casos mais graves, a morte. Os pacientes que receberam tratamento de antibióticos em meio hospitalar estão em risco de complicações relacionadas com o Clostridium Difficile.
Transmissão Clostridium Difficile
A bactéria Clostridium Difficile está presente nas fezes. O contato com superfícies infectadas por fezes, pode infectar uma pessoa, especialmente se ela levar a mão à boca. O Clostridium Difficile é resistente ao ácido do estômago e vai para o intestino, onde se multiplica num curto espaço de tempo.
As instalações de saúde pessoais podem transmitir as bactérias de um paciente para outro, se as suas mãos não estiverem devidamente desinfectadas. O sistema de defesa das pessoas saudáveis pode resistir a essas bactérias. Idosos ou pacientes em tratamento com antibióticos estão em risco.
Antibióticos e Clostridium Difficile
Pacientes em tratamento com antibióticos em hospitais estão em risco de complicações relacionadas com o Clostridium Difficile. Como medida de precaução, alguns centros médicos optam por cuidados preventivos, mantendo um bom nível de higiene.
Sintomas Clostridium Difficile
Infecção por Clostridium Difficile é frequentemente caracterizada por diarreia persistente com fezes aquosas e um odor forte e característico. O paciente está desidratado e pode sentir cólicas abdominais. As crises de diarreia podem ser acompanhada por febre alta e perda de apetite. Também podem estar presentes náuseas e vómitos.
Prevenção Clostridium Difficile
A lavagem frequente das mãos é recomendada. Para maior eficiência, podem-se usar desinfetantes fortes que contenham álcool. As superfícies devem ser lavadas repetidamente com sabão.
Devem-se usar sempre luvas ao manusear pacientes infectados. Uma forma de prevenir a transmissão de bactérias de um paciente para outro é mudar de luvas e desinfectar as mãos.
Devem-se usar sempre luvas ao manusear pacientes infectados. Uma forma de prevenir a transmissão de bactérias de um paciente para outro é mudar de luvas e desinfectar as mãos.
Métodos de Prevenção Clostridium Difficile
Para parar o desenvolvimento de bactérias faz-se uma suspensão do antibiótico. Alguns medicamentos, tais como o metronidazole são prescritos para matar as bactérias. Reidratação intravenosa também é necessário. Se esses métodos não se revelarem eficazes, a cirurgia é então considerada. Pode ser necessária uma colectomia ou remoção do intestino grosso para evitar perfuração do cólon.
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.