.

23 janeiro, 2014

Unknown

Balanite e Balanopostite - Definição, Causas, Perigos, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção

A Balanite é uma doença sexualmente transmissível que provoca inflamação da glande, logo atinge apenas o sexo masculino, afetando a porção interior do prepúcio. A Balanite pode ter origens infecciosas, inflamatórias ou micóticas. Caracteriza-se por lesões e manchas avermelhadas na glande. Esta doença gera vários transtornos, inclusive danos de ordem psicológica, porque torna a atividade sexual dolorosa ou impossível. A Balanopostite é uma inflamação conjunta da glande e do prepúcio, enquanto a Balanite é apenas a inflamação da glande. A inflamação do prepúcio tem o nome de postite, a aglutinação dos dois nomes resulta em Balanopostite.

Balanite ou Balanopostite é o inchaço da cabeça do pénis. O prepúcio (a aba solta de pele que cobre a cabeça do pénis), também é frequentemente afectada. Balanite é uma condição comum que afecta meninos e homens, embora isso aconteça com mais frequência em homens que não foram circuncisados. Os sintomas da balanite incluem inchaço, vermelhidão e dor da extremidade do pénis. Também pode haver uma secreção espessa sob o prepúcio.

Quando consultar o seu médico

Visite o seu médico ou clínica local de saúde sexual ou medicina genito-urinária (GUM) se você tiver qualquer um dos sintomas da balanite. Enquanto balanite geralmente não é grave, pode ser um sinal de outra doença, como uma infecção sexualmente transmissível (DST) ou candidíase (um tipo de  infecção por fungos). Também visite o seu médico se o seu filho desenvolve balanite. Eles podem precisar de medicamentos de receita médica, como antibióticos.

Quem é afectado?

Balanite pode acontecer em qualquer idade. Um em cada 20 meninos com menos de cinco anos de idade é afectado por balanite. Um em cada 10 homens que frequentam uma saúde sexual ou genito-urinária (GUM) clínica tem balanite. A irritação da pele é a causa mais comum de balanite em meninos. Isso pode ocorrer porque nem sempre é possível puxar o prepúcio para trás totalmente nessa idade, levando a um acúmulo de uma substância de aparência extravagante chamada esmegma que podem irritar a pele.

Sintomas de Balanite

 Os sintomas da balanite podem variar em termos de gravidade e você não pode experimentar todos eles. Os sinais são frequentemente visíveis mais tarde, quando a infecção se agrava. São visíveis úlceras na glande. Na presença de úlceras a relação sexual torna-se muito dolorosa.

Os sintomas incluem:

  • Pele vermelha, inchaço ou irritação e dor ao redor da cabeça do seu pénis (glande)
  • Secreção espessa sob o prepúcio
  • Uma erupção cutânea ou úlceras (feridas)
  • Coceira
  • Um odor desagradável
  • Um prepúcio apertado que não vai retrair (puxar para trás); o nome médico para isso é  fimose
  • Dor ao urinar.

Ao procurar o conselho médico

Enquanto balanite geralmente não é grave, pode ser um sinal de outra doença, como uma  infecção sexualmente transmissível (DST) ou  candidíase (um tipo de infecção fúngica). Portanto, é importante visitar o seu médico de família para observar a sua saúde sexual local ou geniturinário.

Você também deve visitar o seu médico se o seu filho desenvolve balanite. Eles só podem exigir-prescrição de medicamentos, como antibióticos. Seu médico pode dar conselhos sobre a limpeza da cabeça do pénis, principalmente sob o prepúcio.

Causas de Balanite

As causas da balanite incluem o acúmulo de uma substância chamada esmegma, infecções fúngicas, e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Esmegma

Na maioria dos casos, balanite ocorre quando a pele está irritado com o acúmulo de uma substância com mau cheiro, aparência extravagante chamada esmegma.

Esmegma é um lubrificante natural que mantém o pénis húmido. É encontrado na cabeça do pénis e sob o prepúcio.

Em meninos, esmegma pode acumular-se, pois pode ser difícil para retrair completamente o prepúcio nesta idade. Isso torna difícil para manter o pénis limpo.

Um acúmulo de esmegma também pode levar a balanite em homens não circuncidados, se o pénis não é mantido limpo.

Outras causas de balanite incluem:

A Balanite pode ser causada por diferentes fatores. O risco de transmissão sexual está presente. As causas mais comuns de balanite são:
  • Uma infecção causada por fungos tais como Cândida Albicans,
  • Uma infecção causada por bactérias tais como Streptococcus, é o tipo mais comum de bactérias para causar balanite
  • Uma infecção causada por parasitas,
  • Uma infecção viral, tal como o herpes,
  • Uma reacção alérgica ou irritação da pele - causada por uma reacção adversa da pele a determinadas substâncias, como um banho de espuma, ou sabão (o termo médico para este tipo de reacção da pele é a dermatite de contacto),
  • Uma condição da pele subjacente, tal como o eczema atópico, ou psoríase (ver abaixo)
  • Em meninos, o tocar repetidamente no prepúcio.

Outras causas da balanite em homens incluem:

  • Ter relações sexuais sem protecção com uma mulher que tem aftas
  • Infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), como herpes genital, clamídia, gonorreia e sífilis
  • Irritação causada pelo látex utilizado em preservativos.

Um número de outras condições da pele são conhecidas por causar sintomas de balanite em homens, incluindo:

  • Líquen Plano -, uma erupção cutânea com comichão não infecciosa que afecta um número de áreas do corpo
  • Líquen escleroso - uma doença de pele que afecta a pele ao redor dos órgãos genitais e ânus
  • Balanite de Zoon - uma condição rara que afecta homens de meia-idade e faz com que a cabeça do pénis para se tornar vermelho, brilhante e coceira
  • Balanite Circinate - um tipo de psoríase, que às vezes afecta os homens com  artrite reactiva. 
Se todas as causas da balanite foram descartadas, você pode ter balanopostite não-específica. Isto é, quando o prepúcio e a superfície da glande é inflamada, vermelha e inchada, tornando-o difícil e doloroso para urinar. Balanopostite é geralmente tratada com antibióticos, mas em casos muito graves a circuncisão pode ser necessária.

Fatores de Risco Balanite

A presença do prepúcio aumenta o risco de desenvolver Balanite porque a infecção é crescente, especialmente nesta área. Tomar antibióticos enfraquece o organismo comprometendo-o contra ataques externos como a Balanite.

Diagnóstico de Balanite

O seu médico deve ser capaz de diagnosticar balanite pela vermelhidão e aparência inflamada (inchaço) da glande. Você pode inicialmente se sentir constrangido em visitar o seu médico com os sintomas da balanite, mas é importante que você faça.

Isto é porque os seus sintomas podem ser um sinal de uma condição subjacente mais grave, como diabetes.
Você ou seu filho também pode precisar só de prescrição de medicamentos, tais como antibióticos ou antifúngicos.

Ir ao seu Médico

Para determinar o que está causando balanite, seu médico irá analisar o seu (ou do seu filho) do pénis e fazer uma série de perguntas para ajudar a determinar a causa.

Eles podem perguntar:

  • Quantas vezes você limpar seu pénis
  • Se você pode ter sido exposto a substâncias irritantes, como sabão ou banho de espuma
  • Se você tem um histórico de problemas de pele, como eczema
  • Se você pode ter danificado a cabeça de seu pénis durante o sexo.

Para as crianças, o seu médico também pode perguntar:

  • Se você tem notado o seu filho a brincar com seu prepúcio
  • Para crianças mais novas, quantas vezes eles têm a sua fralda mudada.
Mais testes normalmente só são necessários se os sintomas são particularmente graves ou não clara com o tratamento. Isso geralmente envolve tomar uma pequena amostra de células da cabeça do pénis (um cotonete) e testá-los para a infecção.

Além de tirar uma amostra de células do seu pénis, o seu médico pode encaminhá-lo para exames de sangue e urina para medir seus níveis de açúcar no sangue. Isto é para verificar se você desenvolveu diabetes, que podem ser tornando-o mais vulnerável à infecção.

O seu médico poderá também recomendar que você é testado para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Eles podem encaminhá-lo para uma clínica de saúde sexual.

Tratar Balanite

É importante manter uma boa higiene e evitar o uso de produtos químicos que podem agravar ou desencadear irritação. Usar um produto anti-séptico suave é recomendado. Para o tratamento eficaz de Balanite é preciso ter em consideração as suas causas primárias. 

Se você ou seu filho tem balanite, o tratamento recomendado dependerá do que está causando a doença. Em todos os casos de balanite você deve evitar potenciais irritantes e certifique-se de praticar uma boa higiene. Por exemplo:
  • Manter o seu pénis limpo, lavando-o com água morna duas vezes por dia
  • Evitar o uso de sabão e outros irritantes - você pode usar creme aquoso como um substituto de sabão
  • Lave bem as mãos depois de ir ao banheiro.

Irritantes potenciais a evitar

Se você tem balanite, a urina é o irritante mais importante para manter longe da pele de seu pénis. Outros irritantes para evitar incluem:
  • Sabonete e gel de banho
  • Banhos de espuma
  • Lençinhos perfumados
  • Preservativos de látex
  • Lubrificantes
  • Anti-sépticos
  • Sprays de higiene.

Irritação da Pele

Se a sua balanite é o resultado de irritação da pele, normalmente você vai ser prescrito um corticosteróide tópico (creme ou pomada esteróide).

Aplique o creme para a cabeça de seu pénis, uma ou duas vezes por dia até que os sintomas tenham desaparecido. Não utilize o medicamento por mais de 14 dias seguidos, porque isso poderia levar a efeitos colaterais, como a coceira na pele e erupções cutâneas.

É importante para evitar potenciais irritantes e certifique-se de que a cabeça de seu pénis e seu prepúcio não entram em contacto com a urina depois de urinar.

Infecção fúngica

Se o seu balanite é o resultado de uma infecção fúngica, você vai ser prescrito ou um creme antifúngico ou um oral  medicamento antifúngico (comprimido ou cápsula), como o fluconazol. 

O fluconazol não é recomendado para crianças que são menores de 16 anos de idade. Ele pode também causar efeitos colaterais, incluindo:
  • Dor de cabeça
  • Erupção cutânea
  • Náuseas e vómitos
  • Diarreia. 
Se os sintomas são particularmente problemáticos, você também pode ser prescrito um curso de sete dias de um corticosteróide tópico, geralmente na forma de um creme ou pomada.

Infecção bacteriana

Se uma infecção bacteriana é a causa de sua balanite, você vai ser prescrito um curso de sete dias de orais  antibióticos (comprimidos de antibióticos ou cápsulas).

Um antibiótico chamado amoxicilina é geralmente recomendado. No entanto, se você é alérgico à penicilina,  eritromicina ou claritromicina podem ser prescritos.

Os efeitos secundários comuns destes tipos de antibióticos incluem:

  • Erupção cutânea
  • Náuseas e vómitos
  • Diarreia
  • Dor abdominal.
Mais uma vez, se os sintomas são particularmente problemáticos, você também pode ser prescrito um curso de sete dias de um corticosteróide tópico.

Follow-up

Todos os tratamentos acima referidos devem começar a trabalhar em sete dias. Contacte o seu médico se os sintomas não melhoram após este tempo, porque você pode exigir um tratamento alternativo.

Encaminhamento para um especialista

Se a sua balanite não é causada por uma infecção e seu médico não consegue identificar a causa, poderá ser encaminhado a um dermatologista (especialista em pele) ou (GUM) clínica genito-urinário para mais investigações. Se você tem fimose (um prepúcio apertado) e você tem episódios repetidos de balanite, você pode ser aconselhado a ter uma circuncisão.

Tratamentos Homeopáticos Balanite

  • Balanite por Cândida Albicans: Gel miconazol, 2 aplicações por dia,
  • Balanite por Gardnerella ou Trichomonas: Metronidazol 250 mg por via oral duas vezes por dia durante 10 dias,
  • Balanite por Zona: Corticosteróides tópico,
  • Balanite de contato alérgico: Corticosteróides tópicos.

Prevenção Balanite

Geralmente, você pode reduzir suas chances de desenvolver balanite se você evitar potenciais irritantes. 
Estes incluem:
  • Urina - depois de urinar, certifique-se a ponta do seu pénis está completamente seco e livre de urina antes de substituir seu prepúcio.
  • Preservativos e lubrificantes - às vezes, os produtos químicos utilizados em preservativos ou lubrificantes podem irritar o pénis. Existem preservativos feitos para a pele sensível. Pergunte ao seu farmacêutico, médico ou enfermeira na sua clínica de saúde local sexual ou medicina genito-urinária (GUM) para o conselho.
  • Detergentes - lavar sua roupa de baixo com sabão em pó não-biológica e certifique-se o detergente foi lavado para fora de sua cueca antes de usá-lo.
  • Químicos - Lave as mãos antes de usar o banheiro, se você trabalha com produtos químicos ou se você tem traços de outros produtos em suas mãos, o que pode irritar a pele delicada de seu pénis.

Ele também pode ajudar a manter o seu pénis limpo. Por exemplo:

  • Se você se levantar durante a noite para urinar, certifique-se de que a ponta do seu pénis (glande) é completamente seco e livre de urina antes de ir para a cama
  • Lavar cuidadosamente a cabeça de seu pénis todos os dias e gentilmente limpa sob o prepúcio
  • Evitar o uso de géis de banho perfumados; o uso de água por conta própria ou com um sabão suave é o suficiente para limpar seu pénis; alternativamente, usando creme aquoso como substituto sabão ajudará a evitar irritação
  • Após o banho ou duche, certifique-se de secar o pénis completamente antes de se vestir.

Higiene e crianças

As dicas de higiene acima também se aplica a crianças, embora os rapazes ainda não possam ser capazes de limpar sob o seu prepúcio. Isso não deve ser forçado e deve, eventualmente, tornar-se possível à medida que envelhecem.

Bebés e crianças pequenas que ainda usam fraldas também podem estar em maior risco de balanite devido às condições quentes e húmidas. Certifique-se de trocar a fralda do seu filho regularmente e usar um creme de barreira ou pomada após cada troca de fralda.

Isto irá reduzir o contacto que a pele do seu bebé tem com urina e fezes. Creme de zinco, óxido de zinco pomada e vaselina são todos os cremes de barreira adequadas. Pergunte ao seu farmacêutico sobre qual creme é mais adequado para o seu bebé.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


7 comentários

Write comentários
Em tratamento
AUTHOR
28/05/2015, 04:43:00 delete

Use quadriderme, meu penis as vezes ficava com vermelhidão, ardência e as vezes trincava a pele logo abaixo da grande. Usei varias pomadas até de fungos e tal e nada de melhorar. Quadriderme no primeiro dia melhorou e a pele até fica mais rígida e não frágil. Precisa de receita médica. Recomendo ! Chega de sofrimento.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
07/08/2015, 14:00:00 delete

to com o prepucio do meu penis todo rachado e com feridas qe doem muito e tbm ta inchado que nem tem como tirar o prepucio pra limpar que doem mito o que devo usar pra ver se sarra logo fui no medico e ele me passo ua pomada cetobeta que nao adianta de nada ta quase do msm jeito isso ja tem uma semana

Reply
avatar
uking
AUTHOR
21/09/2015, 22:52:00 delete

nojo, vc eh um NOJO. Crioulo fedorento, faz um bem a sociedade e corta isso fora

Reply
avatar
necoactv
AUTHOR
18/10/2015, 04:16:00 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
necoactv
AUTHOR
18/10/2015, 04:18:00 delete

Galera sou Diabético tipo-2 e uso camisinha .. também tive esse problema(BALANOPOSTITE) na cabeça do Pênis ..ele ficava vermelho chegando até a aparecer lesões e ardia impossibilitando ter relações sexuais com minha esposa e até dificultando urinar pela ardência que dava e depois de ir a médicos, tomar remédios como Fluconozol, pomadas de Cetoconozol, TROK-N , Candcort, Desonol e Baicuten e Talco Polvilho , Sabonete intimo e gastar uma grana para nada de resultado positivo,e nunca melhorava, resolvi tomar uma atitude. Depois de ter lido sobre um produto que você pode comprar em qualquer mercado de esquina ou farmácia a um real o saquinho de 100mg de BICARBONATO DE SÓDIO, é aquele pó antiácido. Pra mim funcionou 100% e acabei com esse problema é tiro e queda! Vou contar como fiz, bem simples e não da trabalho. Pega um copo plástico desses descartáveis e coloque água morna dentro mais pra fria, eu botava uns 20 segundos no micro ondas para aquecer, mais ou menos de 150 a 200ml de água, aí você só tem que botar uma colher de sobremesa do pó BICARBONATO na água do copo mexer bem para dissolver e mergulha o bicho ali ou se preferir molhe bem um algodão e passe em toda a parte afetada quanto mais você limpar com essa solução melhor e deixe ele úmido com a solução não seque e nem lave com água corrente só no banho. Eu apliquei todos os dias duas a três vezes por dia durante uma semana e acabei com o meu problema e o melhor, gastei um real e um copo plástico. Agora voltou até o tesão que antes só de pensar já ardia! GALERA BICARBONATO É UM SANTO REMÉDIO PARA VÁRIAS COISAS ATÉ ALGUNS CANCERES ALGUNS MÉDICOS JÁ CURARAM COM ELE, PESQUISEM VOCÊS VÃO VER QUE NÃO TEM EFEITO COLATERAL E OS MÉDICOS NÃO FALAM DISSO.. Melhoras a todos!
Depois da cura, para se prevenir desta doença de merda eu coloquei o Santo Bicarbonato de Sódio e água mineral dentro de uma Bisnaga de plástico que tem biquinho e agitava a bisnaga..de manhã eu urinava, limpava o pênis com o chuveirinho morno , a agitava a bisnaga e colocava umas 5 gotas na Glande do Pênis levantava ele pra cima e colocava a cueca e ia trabalhar de noite fazia mesmo procedimento antes de dormir!

Reply
avatar
necoactv
AUTHOR
18/10/2015, 04:19:00 delete

Galera sou Diabético tipo-2 e uso camisinha .. também tive esse problema(BALANOPOSTITE) na cabeça do Pênis ..ele ficava vermelho chegando até a aparecer lesões e ardia impossibilitando ter relações sexuais com minha esposa e até dificultando urinar pela ardência que dava e depois de ir a médicos, tomar remédios como Fluconozol, pomadas de Cetoconozol, TROK-N , Candcort, Desonol e Baicuten e Talco Polvilho , Sabonete intimo e gastar uma grana para nada de resultado positivo,e nunca melhorava, resolvi tomar uma atitude. Depois de ter lido sobre um produto que você pode comprar em qualquer mercado de esquina ou farmácia a um real o saquinho de 100mg de BICARBONATO DE SÓDIO, é aquele pó antiácido. Pra mim funcionou 100% e acabei com esse problema é tiro e queda! Vou contar como fiz, bem simples e não da trabalho. Pega um copo plástico desses descartáveis e coloque água morna dentro mais pra fria, eu botava uns 20 segundos no micro ondas para aquecer, mais ou menos de 150 a 200ml de água, aí você só tem que botar uma colher de sobremesa do pó BICARBONATO na água do copo mexer bem para dissolver e mergulha o bicho ali ou se preferir molhe bem um algodão e passe em toda a parte afetada quanto mais você limpar com essa solução melhor e deixe ele úmido com a solução não seque e nem lave com água corrente só no banho. Eu apliquei todos os dias duas a três vezes por dia durante uma semana e acabei com o meu problema e o melhor, gastei um real e um copo plástico. Agora voltou até o tesão que antes só de pensar já ardia! GALERA BICARBONATO É UM SANTO REMÉDIO PARA VÁRIAS COISAS ATÉ ALGUNS CANCERES ALGUNS MÉDICOS JÁ CURARAM COM ELE, PESQUISEM VOCÊS VÃO VER QUE NÃO TEM EFEITO COLATERAL E OS MÉDICOS NÃO FALAM DISSO.. Melhoras a todos!
Depois da cura, para se prevenir desta doença de merda eu coloquei o Santo Bicarbonato de Sódio e água mineral dentro de uma Bisnaga de plástico que tem biquinho e agitava a bisnaga..de manhã eu urinava, limpava o pênis com o chuveirinho morno , a agitava a bisnaga e colocava umas 5 gotas na Glande do Pênis levantava ele pra cima e colocava a cueca e ia trabalhar de noite fazia mesmo procedimento antes de dormir!

Reply
avatar
necoactv
AUTHOR
18/10/2015, 04:19:00 delete

Galera sou Diabético tipo-2 e uso camisinha .. também tive esse problema(BALANOPOSTITE) na cabeça do Pênis ..ele ficava vermelho chegando até a aparecer lesões e ardia impossibilitando ter relações sexuais com minha esposa e até dificultando urinar pela ardência que dava e depois de ir a médicos, tomar remédios como Fluconozol, pomadas de Cetoconozol, TROK-N , Candcort, Desonol e Baicuten e Talco Polvilho , Sabonete intimo e gastar uma grana para nada de resultado positivo,e nunca melhorava, resolvi tomar uma atitude. Depois de ter lido sobre um produto que você pode comprar em qualquer mercado de esquina ou farmácia a um real o saquinho de 100mg de BICARBONATO DE SÓDIO, é aquele pó antiácido. Pra mim funcionou 100% e acabei com esse problema é tiro e queda! Vou contar como fiz, bem simples e não da trabalho. Pega um copo plástico desses descartáveis e coloque água morna dentro mais pra fria, eu botava uns 20 segundos no micro ondas para aquecer, mais ou menos de 150 a 200ml de água, aí você só tem que botar uma colher de sobremesa do pó BICARBONATO na água do copo mexer bem para dissolver e mergulha o bicho ali ou se preferir molhe bem um algodão e passe em toda a parte afetada quanto mais você limpar com essa solução melhor e deixe ele úmido com a solução não seque e nem lave com água corrente só no banho. Eu apliquei todos os dias duas a três vezes por dia durante uma semana e acabei com o meu problema e o melhor, gastei um real e um copo plástico. Agora voltou até o tesão que antes só de pensar já ardia! GALERA BICARBONATO É UM SANTO REMÉDIO PARA VÁRIAS COISAS ATÉ ALGUNS CANCERES ALGUNS MÉDICOS JÁ CURARAM COM ELE, PESQUISEM VOCÊS VÃO VER QUE NÃO TEM EFEITO COLATERAL E OS MÉDICOS NÃO FALAM DISSO.. Melhoras a todos!
Depois da cura, para se prevenir desta doença de merda eu coloquei o Santo Bicarbonato de Sódio e água mineral dentro de uma Bisnaga de plástico que tem biquinho e agitava a bisnaga..de manhã eu urinava, limpava o pênis com o chuveirinho morno , a agitava a bisnaga e colocava umas 5 gotas na Glande do Pênis levantava ele pra cima e colocava a cueca e ia trabalhar de noite fazia mesmo procedimento antes de dormir!

Reply
avatar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.