.

11 dezembro, 2012

Unknown

Prevenção do Risco de Importação do Mosquito Aedes aegypti para o Território Continental

Desinfestação das aeronaves à saída da Região Autónoma da Madeira para o restante território português através da utilização de produtos apropriados desde o cockpit, à cabine, ao porão e ao exterior do avião.

Implementar medidas de atuação a nível dos navios, principalmente as que impeçam a acumulação de pequenas quantidades de água doce (por exemplo bidões, latas e garrafas, pratos de vasos de plantas) com o objetivo de eliminar os meios principais de criação de larvas a bordo dos navios.

O risco de introdução deste e outros mosquitos do género aedes em Portugal assume especial relevância porque se verificam voos diretos de regiões endémicas de várias partes do globo.

Também a entrada por terra é uma possibilidade, dada a presença do Aedes albopictus no Sul da Europa, nomeadamente em Itália e em Espanha.

Qualquer atuação relativa à Região Autónoma da Madeira deverá ser equacionada à luz da realidade e do risco acima descritos, não se justificando medidas que, se previstas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) para regiões endémicas, não se deverão aplicar a regiões sem doença.

A Direcção-Geral da Saúde considera que as atuações para controlo da população de Aedes aegypti até agora desenvolvidas na Região Autónoma da Madeira são as adequadas à situação atual.

A Direcção-Geral da Saúde considera que as medidas, anteriormente divulgadas, de educação ao público referentes a precauções individuais para prevenção da picada, e a viagens para zonas endémicas são as adequadas à situação atual.

A Direcção-Geral da Saúde considera que as recomendações/protocolo emanados pela Região Autónoma da Madeira para atuação perante casos prováveis, provenientes de zonas endémicas são as mais corretas e adequadas para a Região.

As medidas propostas para todo o território nacional (Portugal Continental, Região Autónoma da Madeira, e Região Autónoma dos Açores) inserem-se no objetivo global de evitar a introdução de mosquitos infetados provenientes de regiões.

Abaixo Links úteis relacionadas com Dengue:

Bibliografia utilizada para elaborar este Post:


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.