Uma das melhores formas de controlar os focos de Dengue é melhorar a vigilância global. É necessário estar-se atento sempre que ocorrem suspeitas e estar-se preparado para intervir imediatamente com programas de prevenção e controlo previamente estabelecidos. Para isso a vigilância laboratorial é importantíssima, com ela consegue-se estabelecer um diagnóstico conclusivo.
A grande dificuldade vem da não padronização desses dados epidemiológicos e laboratoriais, armazenados e tratados consoante as normas de cada instituição, logo difíceis de reunir e complicados de analisar.
Para resolver estes problemas a Organização Mundial de Saúde criou a DengueNet. Trata-se de um sistema central de registo e tratamento de dados através de um sistema padronizado. Pretende-se assim conseguir em tempo útil apresentar dados que possam ser importantes no controlo e prevenção de surtos.
Utilizando a rede de laboratórios de Dengue nas Américas, a Organização Mundial de Saúde está implementado um teste piloto de DengueNet com foco na qualidade dos dados recebidos e na participação ativa dos programas nacionais. Nessa reunião foi considerada a necessidade de vigilância epidemiológica e de laboratório.
O objetivo principal da DengueNet será fornecer dados concretos, fidedignos e em tempo útil às autoridades de saúde pública e ao público em geral, de forma a implementarem medidas adequadas e eficazes para a prevenção e controle da infeção.
Abaixo Links úteis relacionadas com Dengue:
- O que é a Dengue?
- Sinais e Sintomas
- Diagnóstico de Dengue
- Tratamento Dengue
- Prevenção antes de Viajar para uma Zona de Risco
- Dengue Grave
- Principais Sinais e Sintomas de Dengue Grave
- O mosquito transmissor de Dengue
- Prevenção e Controlo de Dengue
- Incidência – Dengue no Mundo
- Últimas notícias de Dengue na Madeira
- Dengue em Portugal
- Indicações da Direção-Geral de Saúde para eliminar o mosquito que causa Dengue
Bibliografia utilizada para elaborar este Post:
- Organização Mundial de Saúde
- Ministério da Saúde Brasileiro
- Ministério da Saúde Português
- TDR For Research on Diseases of Poverty (UNICEF-UNDP-WROLD BANK-WHO)
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.