Em Portugal está calculado quase haja cerca de um milhão de pessoas com Diabetes. Um estudo de prevalência da doença em Portugal, efectuado há alguns anos (2005/2006), apontava estes números para o ano de 2025. O estudo errou na sua previsão em 16 anos. A situação é alarmante. Os números têm crescido de ano para ano.
Luís Gardete, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), avança ao DN que "estes dados incluem os casos não diagnosticados, que rondam 40% do total".
A continuar com esta evolução, é possível que, nessa altura, "tenhamos 20% da população com a doença", calcula José Manuel Boavida, o coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes.
Outro grave problema identificado é o tardio diagnóstico, que normalmente ocorre quando os indivíduos já apresentam sintomas graves, como problemas oculares ou renais.
O incremento da percentagem no número de novos casos de Diabetes deve-se em parte ao aumento da esperança média de vida, grande parte dos portadores da doença são sobretudo pessoas mais velhas, aos maus hábitos alimentares e sedentarismo associados à obesidade, hipercolesterolemia e outras doenças ligadas à diabetes.
A maior subida de casos registou-se na Diabetes Tipo 2. É a tipologia mais frequente e quase sempre associada aos estilos de vida. No caso da Diabetes Tipo 1 houve também um ligeiro aumento do número de casos registados.
A situação mais preocupante desta doença é ela afectar cada vez mais jovens, situados entre os 20 e os 39 anos de idade.
Os dados anteriores foram retirados de um estudo desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, em conjunto com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de Medicina de Coimbra e com o apoio da Direcção Geral da Saúde. Foram realizados interrogatórios e exames a 5167 pessoas em 122 lugares escolhidos aleatoriamente.
Onde comprar os Melhores e mais Seguros Glucómetros/Glicosímetros?
Os glucómetros ou glicosímetros podem ser comprados facilmente através da Internet e a bons preços, consulte abaixo!
Europa:
America:
Também pode encontrar este pequeno aparelho à venda no eBay, basta seguir o link abaixo:
Todos esses sítios enviam para todo o mundo, mas tenha em
atenção que ao comprar fora da sua zona económica poderá ter de pagar
taxas extras no seu país.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.