.

17 janeiro, 2014

Unknown

Zumbidos - Definição, Causas, Sintomas, Tratamento e Prevenção

O zumbido é um ruído que uma pessoa ouve mas que realmente não existe. Esses ruídos podem-se assemelhar a algo tocando, zumbindo ou chocalhando. Pode afetar ambos os ouvidos e ter a sensação que vem desde o interior da cabeça, tanto da parte da frente como da traseira. O zumbido pode ser ocasional, irregular ou persistente. É resultante de uma disfunção do sistema nervoso auditivo contudo, o zumbido pode ter várias causas.

Causas de Zumbidos

Ouvir um zumbido não é uma doença em si. Pelo contrário, é um sintoma frequentemente associado à perda auditiva. De acordo com uma das teorias avançadas por especialistas, é um “sinal fantasma” gerado pelo cérebro em resposta a uma lesão das células do ouvido interno. Outra hipótese sugere uma disfunção do sistema auditivo central. Os factores genéticos podem também estar envolvidos em alguns casos. O trauma acústico é a causa mais comum de zumbido, devido aos danos ao ouvido interno e a fratura dos estereocílios das células ciliadas externas. Outros zumbidos podem ser causados por aterosclerose, hipertensão, cancro da orelha, entre outros.

Sintomas de Zumbidos

Em aproximadamente 90% dos casos, o zumbido é ligado a uma deficiência auditiva. Às vezes, o paciente pode queixar-se de tonturas ou dor de cabeça. O som pode estar em várias formas:
  • Apito
  • Zumbido
  • Pulsação
  • Zumbido
  • Chiar
  • Cigarras
  • Silvo
  • Vapor.

Tratamento dos Zumbidos

Como o zumbido tem origens muito diversas, não existe um único tratamento. Em geral, são muito difíceis de tratar, mas existem métodos para proporcionar bons resultados. Se o zumbido é causado por perda de audição ou danos auditivos, lembre-se que, para o momento, nenhum tratamento está disponível. Porém, medicamentos para controlar o stresse ou a depressão podem ser eficazes.

Prevenção dos Zumbidos

Para evitar os zumbidos evite expor-se a volume e a ruídos muito elevados. Se necessário, use um shell ou espuma de protecção, como protetores de ouvido, onde quer que esteja, se sentir-se atacado por esses ruídos.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.