Faringite é uma inflamação aguda da faringe e arredores tecidos linfóides, como as amígdalas, no momento em que falamos de faringo-amigdalite, pode também ser associado com o nariz, ele é chamado de gotejamento pós-nasal. Em geral, é de origem bacteriana ou viral, mas pode também ser não-infeccioso. É mais comum no inverno. Existem dois tipos, faringite faringite aguda e crónica.
Sintomas Faringite
O primeiro tipo é caracterizado por dor local pior em engolir e pode ser acompanhada por febre. As amígdalas também podem ser afectados. Enquanto o segundo tipo é caracterizado por mais ou menos intensa dor no pescoço e engolir acompanhado de secura da faringe.
Causas Faringite
Faringite crónica é causada por uma fraqueza da mucosa da faringe, consumo excessivo de álcool e tabaco, rinite crónica e refluxo gastroesofágico.
Por contras, faringite aguda é causada pela inflamação da orofaringe, que está na parte superior da garganta, vulgarmente conhecida como angina. O agente causador pode ser um vírus, na maioria dos casos ou bactérias, incluindo Streptococcus.
Tratamento Faringite
A forma aguda pode ser tratada com analgésicos e anti-sépticos bucais, excepto se for de origem bacteriana, naquela época, os antibióticos são usados.
Forma crónica é tratada pelos cuidados locais para reduzir a dor e secura da faringe mas você deve saber que o primeiro passo no tratamento é o de determinar o agente causador. Neste caso, o tratamento térmico pode ser considerado.
Prevenção Faringite
- Lavar as mãos com sabão após o contacto com uma pessoa infectada
- Usar lenços
- Usando o cotovelo quando espirrar ou tossir
- Desinfectar brinquedos e pulsos portas com um produto de álcool, de preferência
- Vacinação contra o vírus que causa o resfriado comum.
1 comentários:
Write comentáriosUsando o cotovelo??
ReplyNota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.