Blushing é a vermelhidão involuntária do rosto geralmente desencadeada por emoções como vergonha ou stresse. Outras áreas do corpo, tais como o pescoço, orelhas e parte superior do tórax, também podem ser afectados. Além de causar vermelhidão, rubor, por vezes, pode tornar a área afectada se sentir quente.
A maioria das pessoas vão encontrar-se corar de vez em quando e não é geralmente visto como um motivo de preocupação.
O que causa corar?
Corar 'normal' acontece quando uma forte resposta emocional estimula o sistema nervoso para aumentar o fluxo de sangue para a pele do rosto.
Anormal rubor (grave ou frequente) pode ter duas causas psicológicas e físicas.
As causas psicológicas são:
- Transtorno de ansiedade social - o medo de situações sociais que envolvem interacção com outras pessoas; muitas vezes ligada a um medo de que eles vão envergonhar-se na frente dos outros
- Transtorno de ansiedade geral - onde uma pessoa está constantemente incomodado por sentimentos de ansiedade, preocupação e medo.
As causas físicas incluem:
- Rosácea - uma condição comum da pele que afecta a face
- Certos medicamentos, como o tamoxifeno utilizado para tratar câncer de mama.
A transpiração excessiva (hiperidrose) é frequentemente associada com a corar, embora não seja uma causa directa.
Ao procurar o conselho médico
Uma pessoa pode necessitar de tratamento se:
- Eles desenvolvem um medo de corar que faz com que eles, para evitar certas situações e interagir com outras pessoas, e começa a ter um impacto negativo em sua qualidade de vida
- Eles experimentam rubor frequente que não parece ligado a qualquer gatilho emocional.
Tratamento Blushing
O tratamento para o rubor que depende da causa subjacente. Se se considerar que a causa subjacente é psicológico, como um medo irracional (fobia), depois de um tratamento de falar chamado terapia cognitivo-comportamental (TCC) muitas vezes pode ser eficaz.
Medicamentos como inibidores selectivos da recaptação de serotonina também podem ajudar a aliviar quaisquer sentimentos associados de ansiedade e preocupação.
Se a causa é física, tais como rosácea, você pode ser aconselhado a evitar os gatilhos comuns, como o estresse, a exposição prolongada à luz solar e alimentos picantes.
Um procedimento cirúrgico chamado simpatectomia torácica endoscópica (STE) é muitas vezes utilizado para tratar a transpiração excessiva (hiperidrose) quando ocorre com corando. No entanto, ETS normalmente só é recomendada se os tratamentos mais convencionais, como terapias psicológicas, não funcionaram.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.