.

05 junho, 2014

Unknown

Doação de Medula Óssea – Definição, Procedimento, Como é Realizada, Indicação, Quem pode ser um Dador

A doação de medula óssea é um procedimento médico relativamente simples. Medula óssea doente ou danificada pode ser substituída por medula óssea doada, o que ajuda a tratar e muitas vezes curar muitas condições de risco de vida, incluindo:

  • Insuficiência da medula óssea (anemia aplástica grave) 
  • Leucemia  - câncer das células brancas do sangue, que tem vários subtipos
  • Linfoma não-Hodgkin  - câncer do sistema linfático
  • Certas doenças do sangue genética e do sistema imunitário, como a  anemia falciforme, talassemia e algumas doenças do sistema imunológico graves.

Após a doação, desde que o transplante é bem-sucedido, a nova medula óssea começa a produzir células sanguíneas saudáveis ​​e a pessoa que recebe a doação vai começar a ficar melhor.

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido esponjoso encontrado nos centros ocos de alguns ossos. Ela contém células-tronco que produzem glóbulos vermelhos.

As células-tronco na medula óssea produzir três tipos importantes de células sanguíneas: 

  • As células vermelhas do sangue - que transportam oxigénio ao redor do corpo
  • Glóbulos brancos - que ajudam a combater as infecções
  • Plaquetas - que ajudam a parar de sangrar. 

A necessidade de doadores

Idealmente, a medula óssea devem ser doados a partir de um familiar próximo, como um irmão ou irmã, porque é preciso que haja uma estreita correspondência entre os tipos de tecido. No entanto, apenas cerca de uma em cada três pessoas tem um parente próximo com um tipo de tecido correspondente.
Por isso, o número de registros de medula óssea foram estabelecidos lista de pessoas que estão dispostas a doar medula óssea, se necessário. 

Quando é necessária uma doação, os médicos pesquisar o cadastro de medula óssea para tentar encontrar um doador com um tipo de tecido correspondente. Na Inglaterra, há dois registros de medula óssea, que trabalham em conjunto:

  • Britânico registo da medula, que faz parte do SNS
  • Registo Anthony Nolan Confiança, que é operado pela caridade a  Anthony Nolan Confiança.

Você pode aplicar para se juntar ao registo da medula britânico quando você doar sangue.  É possível para a maioria das pessoas para encontrar um doador nos registos, mas um pequeno número de pessoas com tipos de tecidos raros, pode achar que é muito difícil ou impossível de encontrar um fósforo apropriado.

Como é realizada

Em primeiro lugar, você será solicitado a fornecer uma pequena amostra de sangue para determinar o seu tipo de tecido. Esta informação é mantida no registo.

Você será contactado se você é um parceiro em potencial para uma pessoa que necessita de um transplante.

O método mais usado de doação de medula óssea é conhecido como uma doação de células estaminais do sangue periférico (CTSP). Você terá que visitar o hospital ou clínica, durante quatro dias em uma fila para receber injecções que estimulam a produção de células-tronco. 

No quinto dia em que irá ser conectado a um aparelho de célula de separação, sem a necessidade de anestesia geral. A máquina geralmente recolhe as células-tronco do sangue através de uma veia em um braço, devolvendo o sangue para o corpo através de uma veia do outro braço. Isso leva cerca de 4-5 horas e pode ter de ser repetido no dia seguinte.

Quem pode doar medula óssea

Se você gostaria de se tornar um potencial doador de medula óssea, tem de ser:

  • 18 a 49 anos de idade para participar do registro da medula britânico 
  • 16 a 30 anos de idade para aderir ao registo Anthony Nolan Confiança 
  • Em bom estado geral 
  • Mais de 8 pedra (51kg) no peso. 

O melhor é aderir ao registo de medula óssea em uma idade jovem. Quanto mais jovem você é quando você juntar, mais chances há de o seu tipo de tecido a ser combinado com o de alguém que precisa.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.