.

05 dezembro, 2012

Miguel Torres

Tratamento de Gangrena - Desbridamento - Cirurgia Vascular: Cirurgia Bypass, Angioplastia - Antibioterapia - Prevenção - Oxigenoterapia Hiperbárica - Prevenir Complicações: Infecção e Amputação - Restaurar Fluxo Sanguíneo

    Sem comentários:

Desbridamento

Cirurgia para remover o tecido danificado. A remoção do tecido morto vai impedir que a gangrena se espalhe e permitir a cura do tecido saudável.

Cirurgia Vascular

Se a gangrena é causada por um fornecimento deficiente de sangue, a cirurgia pode ser usada para reparar os vasos sanguíneos danificados. Existem duas formas principais em que a cirurgia pode ser usada para restabelecer o fluxo sanguíneo:
  • Cirurgia Bypass - O cirurgião redireciona o fluxo de sangue e evita o bloqueio, ligando (enxertia) uma das veias a uma parte saudável de uma artéria.
  • Angioplastia - Um pequeno balão é colocado numa artéria estreita ou bloqueada e é insuflado. Um pequeno tubo de metal, conhecido como stent, pode também ser inserido na artéria para ajudar a mante-la aberta.
Pesquisas sugerem que as duas técnicas são igualmente eficazes na restauração do fluxo sanguíneo, evitando a necessidade de amputação. Cerca de quatro em cada cinco pessoas sujeitas a este tipo de cirurgia não vão precisar de uma amputação.

Uma angioplastia tem a vantagem de ter um tempo de recuperação mais rápida do que a cirurgia de bypass, embora possa não ser tão eficaz a longo prazo.

Estima-se que apenas menos de metade de todos os casos de gangrena húmida ocorrem como resultado de uma infeção que se desenvolve durante a cirurgia. No entanto, devido aos avanços nas técnicas cirúrgicas e do controle de infeção, as hipóteses de gangrena se desenvolver durante a cirurgia são muito raras.

 

Antibióticos

Para tratar qualquer infeção subjacente:
  • Antibióticos orais - comprimidos ou cápsulas de antibióticos
  • Intravenosa - injetado diretamente nas veias
  • Intramuscular - injetado diretamente nos músculos
Para combater os efeitos da infeção e acelerar o processo de cura, poderão ser necessários fluidos intravenosos, em alguns casos, transfusões de sangue.

 

Tratar as condições que levaram ao desenvolvimento da gangrena

Oxigenoterapia Hiperbárica

O tratamento alternativo para algumas formas de gangrena é a terapia de oxigénio hiperbárico.

Durante este tratamento, a pessoa está colocada numa câmara especialmente concebida, cheia de ar sob pressão e contém também uma capa de plástico com oxigénio puro. Esta capa é colocada sobre a parte do corpo danificada.

Este tratamento é dissolvido na corrente sanguínea, levando a mais oxigénio chegue às áreas afetadas, o que acelera a cicatrização. A oxigenoterapia hiperbárica também cessa danos causados ​​pelas bactérias.

A terapia de oxigénio hiperbárico provou ser eficaz no tratamento de gangrena resultante de úlceras do pé diabético infetado, reduzindo o risco de amputação.

 

Cirurgia Reconstrutiva

É utilizado um enxerto de pele (tirada de outra parte do corpo) para cobrir a área da pele danificada por gangrena.

Durante um enxerto de pele, o cirurgião irá remover pele saudável de outra parte do corpo (geralmente uma parte que seja coberta pela roupa), e colocar (enxerto) na área danificada.

Em casos mais graves, pode ser necessário remover uma parte do corpo, tais como um dedo do pé, o pé, ou parte inferior da perna. Isto é conhecido como amputação.




Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.