.

11 dezembro, 2012

Unknown

O Mosquito Aedes Aegypti

Identificar o Mosquito que causa Dengue

  • O seu tamanho é inferior a 1 centímetro.
  • É de cor acastanhada ou preta com listas brancas no corpo e membros.
  • Ataca nas horas de menor intensidade solar, ao fim da tarde e ao início da manhã, mas pode atacar mesmo nas horas de maior calor nas zonas à sombra.
  • Alguns especialistas acreditam que também possam atacar à noite.
  • A picada normalmente não é sentida, não se sente qualquer dor ou comichão. 

Transmissão da Dengue

O Aedes aegypti é o principal vetor da Dengue. O vírus é transmitido aos humanos através da picada de mosquitos infetado mas apenas do género feminino. Após a incubação do vírus, cerca de 3 a 5 dias, um mosquito infetado é capaz de transmitir o mesmo através da sua picada e para o resto da sua vida.

Os indivíduos infetados são os principais portadores e multiplicadores do vírus. Quando um mosquito não infetado pica uma pessoa infetada este fica contaminado com o vírus. Assim sendo o ser humano é a principal fonte de transmissão para os mosquitos. Os indivíduos infetados com Dengue podem transmitir o vírus a outros mosquitos por um período normalmente de 4 a 5 dias, podendo no entanto chegar aos 12 dias.

Principais Características dos Mosquitos que Transmitem Dengue

  • A Dengue é uma infeção causada por um flavivírus, da família flaviviridae e transmite-se ao homem através da picada dos mosquitos do género Aedes, particularmente o Aedes aegypti. Para que ocorra infeção é necessário que o mosquito esteja previamente infetado com o vírus.
  • O mosquito Aedes aegypti vive principalmente em meios urbanos e em recipientes artificiais. Ao contrário de outros mosquitos o aegypti é inseto que se alimentada durante o dia. Os períodos críticos são ao início da manhã e antes do anoitecer.
  • Só o mosquito do sexo feminino transmite o vírus. Por cada período de alimentação pica várias pessoas até que fique saciado.
  • O Aedes albopictus é uma espécie secundária de transmissão de Dengue muito comum na Ásia, tendo-se espalhado na América do Norte e na Europa, principalmente devido ao comércio internacional de pneus usados, um meio ideal de ​reprodução, entre outros. É altamente adaptável conseguindo sobreviver em regiões mais frias como são as regiões temperadas da Europa. Consegue suportar temperaturas negativas, é capaz de hibernar e abrigar-se em microclimas.

Bibliografia utilizada para elaborar este Post:


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.