.

11 dezembro, 2012

Unknown

Prevenção e Controlo da Dengue - O que é a Dengue, Definição, Causas, Sinais de Alerta, Sinais e Sintomas, Tipos, Dengue Leve e Grave, Diagnóstico,Tratamento Dengue, Prevenção antes de Viajar para uma Zona de Risco, Principais Sinais e Sintomas de Dengue Grave, O mosquito transmissor de Dengue, Prevenção e Controlo de Dengue, Incidência de Dengue no Mundo, Últimas notícias de Dengue na Madeira, Dengue em Portugal, Indicações da Direção - Geral de Saúde para eliminar o mosquito que causa Dengue, Luta contra o Vetor Aedes Aegypti no seu Habitat

A prevenção começa com políticas de saúde públicas eficazes para que quando existir um foco de doença ele possa ser rapidamente controlado e extinto. É necessário também explicar às populações a reconhecer os principais sintomas das doenças para a suspeita de um novo caso e a evitar a proliferação e ambientes ótimos à sua expansão. É preciso diagnosticar os casos precocemente, evitando assim a severidade da doença.

A única forma de controlar e/ou prevenir a propagação do vírus causador de Dengue é eliminado os mosquitos transmissores. 

Para isso é necessário:
  • Eliminar os resíduos sólidos de forma adequada e efetuar a remoção de possíveis habitats artificiais que favoreçam a proliferação dos mosquitos.
  • Promover a proteção, o despejo e a limpeza de recipientes de armazenamento de água doméstica, pelo menos uma vez por semana.
  • Promover a mudança de comportamentos a níveis domésticos e da comunidade para melhorar a prevenção e controle.
  • Desinfestar regularmente com inseticida todos os recipientes de armazenamento de água ao ar livre.
  • Promover a proteção individual através de roupas que cubram os membros, isolar a casa, impedindo a entrada de insetos no meio familiar e usar repelente.
  • Incentivar à colaboração e mobilização de toda a comunidade no combate ao inseto transmissor de Dengue.
  • Em caso de surtos promover a utilização de inseticidas de emergência.
  • Monitorização contínua e permanente numa vertente pró ativa de vigilância dos mosquitos para determinar a eficácia das intervenções de controlo.
  • A nível das companhias aéreas a prevenção é feita em Portugal aos aviões que possam trazer os mosquitos capazes de transmitir o vírus. Estas medidas de higiene são obrigatórias e devem ser sempre tomadas quando um avião regressa de uma região onde exista a doença, o que inclui a utilização de inseticida em todo o avião.

Abaixo Links úteis relacionadas com Dengue:

Bibliografia utilizada para elaborar este Post:


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.