.

23 janeiro, 2014

Unknown

Cólera - Definição, Causas, Perigos, Diagnóstico, Sintomas, Tratamento e Prevenção

A cólera é uma infecção de origem alimentar que afeta os ser humano, causando diarreia. É altamente contagiosa e é transmitida através do contato com roupas e alimentos crus contaminados. A cólera desenvolveu-se no século XIX no delta do rio Ganges na Índia e já fez milhões de mortos. Hoje em dia, a cólera é uma doença endémica de muitos países.

A Bactéria que Causa Cólera

A Cólera é causada pela bactéria "Vibrio" que regula fortemente as altas temperaturas. Uma vez no intestino delgado, a bactéria multiplica-se e espalha uma toxina da Cólera, que é tóxica para o corpo humano.
A Cólera muitas vezes é confundida com uma intoxicação alimentar. O Vibrio Cholerae é detectável nas fezes, utilizando-se um microscópio. O seu cultivo é simples, mas os resultados dos exames histológicos não são confiáveis ​​antes da reidratação do paciente.

Sintomas Cólera

A doença é transmitida por contato direto com o corpo infectado e as mãos, ou indiretamente através de alimentos contaminados. A incubação ocorre durante um período de três dias. A cólera é caracterizada por a diarreia grave, onde a pessoa pode evacuar litros de fezes por dia. Vómitos, ansiedade, transtornos digestivos, cólicas e sede intensa são sinais significativos da doença.

A pessoa infectada perde peso rapidamente e podem ocorrer problemas cardíacos. De fato, o nível de sangue pode ficar tão baixo que o coração pode deixar de o conseguir bombear correctamente, correndo o doente perigo de vida se isso acontecer.

Cerca de 75% das pessoas infectadas não apresentam sintomas. Aqueles que têm um sistema imunitário relativamente baixo, tais como crianças, idosos ou pessoas com HIV têm um risco de morte aumentado.

Tratamento e Prevenção Cólera

O principal tratamento é a reidratação do paciente. Esta pode ser de vários litros por dia por via oral ou por infusão intravenosa. A vacina preventiva contra a cólera é ineficiente, porque dura apenas seis meses.
Em casos particularmente graves de cólera e onde seja possível podem-se administrar antibióticos, no entanto, a bactéria tem uma tendência a ficar mais forte.

Para prevenir a doença, alguns cuidados devem ser observados. Só beber água engarrafada ou água fervida. Frutos do mar, vegetais crus e frutas devem ser evitados.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.