A Cirrose é uma doença crónica do fígado, difusa e irreversível caracterizada pela destruição dos hepatócitos (células do fígado) e por fibrose, ou seja, há um desenvolvimento de um tecido fibroso cicatricial onde as células do fígado são destruídas, o que provoca uma falha do fígado, hipertensão a montante do fígado, mais especificamente na veia porta, o que leva à formação de varizes esofágicas e uma condição pré-cancerosa. A doença hepática dá aos grânulos uma cor avermelhada.
Sintomas Cirrose do Fígado
Numa fase inicial a doença é silenciosa o que a torna muito perigosa, de fato, os sinais clínicos aparecem somente quando 80% do fígado já está destruído. O exame (palpação ou ultra-som) revela uma esplenomegalia, o fígado está duro com uma borda inferior constante e acentuada, alem de uma hipertensão portal.
Os sintomas mais constantes são os sinais cutâneos de insuficiência hepática:
- Lesão vascular da pele,
- Alargamento da crescente da unha,
- Vermelhidão das palmas das mãos,
- Amarelecimento da parte branca dos olhos,
- Fadiga,
- Perda de peso,
- Perda de apetite.
Causas Cirrose do Fígado
A Cirrose é devido, em 90% dos casos, ao abuso de álcool e hepatite viral (hepatite B ou hepatite C). No entanto, a quantidade de álcool necessária para causar cirrose varia de uma pessoa para outra. A doença também pode ser causada por obstrução biliar prolongada, um distúrbio genético associado com a absorção de ferro em excesso pelo intestino chamada hemocromatose e excepcionalmente por cirrose cardíaca, ou galactosemia.
Tratamento Cirrose do Fígado
Não há cura para a cirrose. No entanto, isso varia dependendo do estágio e da causa da doença. O tratamento requer uma paragem absoluta de ingestão de bebidas alcoólicas e tratamento à doença causal (hepatite, doença auto-imune, hemocromatose, etc)
Tomar os seguintes medicamentos não é recomendado em pacientes com cirrose hepática: aspirina, anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) e aminoglicosídeos, pois podem causar insuficiência renal e hemorragia. A cirurgia é considerada se houver uma possibilidade de remover o carcinoma hepatocelular (cancro primário do fígado).
Prevenção Cirrose do Fígado
- Não consumir álcool em excesso e drogas intoxicantes,
- Consumir alimentos ricos em vitaminas, especialmente do grupo B,
- Limitar o uso de drogas como as benzodiazepinas, o que pode provocar ou agravar a doença,
- Manter um estilo de vida saudável,
- Praticar actividades desportivas,
- Usar preservativo para proteger contra as formas de transmissão sexual da hepatite, particularmente contra a hepatite B e C.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.