A Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central e por isso essa condição é classificada como uma emergência médica. Estas bactérias têm a capacidade de se propagar muito rapidamente no sangue e atacar as células cerebrais.
Os casos de Meningite são comuns entre os adolescentes. A meningite é uma doença que tem graves consequências para a saúde. Por isso mesmo é importante considerar medidas preventivas. Um passo importante antes da prevenção é entender que tipo de doença é a Meningite.
Causas Meningite
A doença afeta a grande maioria das crianças e adolescentes entre os 15 e 19 anos. Estes estão muitas vezes em contato com outros indivíduos. A transmissão pode acontecer por espirros e tosse. Os adolescentes são muito atingidos devidos aos ajuntamentos em discotecas e campos de férias. Isso explica o aumento da infecção por meningite nessa faixa etária.
Sinais e Sintomas Meningite
- Cefaleia,
- Rigidez da nuca,
- Fotofobia e fonofobia,
- Febre,
- Alteração do estado de consciência,
- Confusão mental,
- Irritabilidade,
- Sonolência,
- Vómitos.
Diagnóstico Meningite
Uma punção lombar pode ser usada para diagnosticar ou excluir um quadro de Meningite. O procedimento consiste na inserção de uma agulha no canal medular para extração de uma amostra de líquor, o líquido que envolve o encéfalo e a medula espinal. O líquido colhido é analisado em um laboratório, procedendo-se ao estabelecimento do diagnóstico definitivo.
Tratamento Meningite
O tratamento habitualmente utilizado contra a Meningite são os antibióticos e, por vezes, alguns antivirais, quando a causa da doença é viral. Em algumas situações, utilizam-se corticóides como prevenção de complicações da inflamação hiperativa. A meningite pode ter complicações sérias a longo prazo como epilepsia, hidrocefalia e défice cognitivo, especialmente se não tratada rapidamente. Algumas formas de Meningite, em especial aquelas associadas com Meningococos, Haemophilus influenzae tipo B, pneumococos ou vírus da caxumba, podem ser prevenidas através da vacinação.
Prevenção Meningite
É possível conseguir algum grau de vacinação através de vacinação, mas apenas contra uma forma de Meningite. Existem vacinas contra a Meningite C, que protege contra o Haemophilus influenza tipo B Hib e também o pneumococo.
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.