.

17 fevereiro, 2014

Unknown

Fibromialgia ou Síndrome Idiopática Difusa – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A Fibromialgia foi por muito tempo uma doença controversa não reconhecida pelos profissionais de saúde. Hoje, graças à pesquisa na comunidade médica, a ocorrência desta doença tem um reconhecimento mas as suas causas ainda não são totalmente compreendidas.

A Fibromialgia ou Síndrome Idiopática Difusa Poliálgica é uma doença osteomuscular crónica caracterizada por dor difusa ou localizada. Estas dores pode ser provocadas por um estímulo, o simples acto de contacto com a pele pode ser doloroso para o doente que sofre desta patologia, ou pela fadiga constante, que conduz ao enfraquecimento do organismo (astenia). Afecta principalmente as mulheres e ocorre tardiamente, após os 50 anos de idade.

Sinais e Sintomas Fibromialgia ou Síndrome Idiopática Difusa

Para as pessoas com esta doença o primeiro desconforto sentido é uma dor difusa. De facto, na maioria dos casos, é impossível localizar a origem da dor. Especialmente porque a dor é muitas vezes descrita como uma sensação de queimação ou formigamento.

Afecta os músculos macios, isto é, os tendões, os ligamentos e as articulações ósseas, a dificuldade de diagnóstico é pela semelhança dos sintomas de Fibromialgia em outras doenças. A falta de evidência biológica ou radiológica para confirmar a sua presença, tal como uma enxaqueca, é muitas vezes atribuída a causas psicossomáticas, embora permaneçam no campo hipotético.

Sintomas mais comuns:

·    Sono perturbado,
·    Formigueiro,
·    Distúrbios psíquicos,
·    Transtornos digestivos,
·    Dores de cabeça e enxaquecas,
·    Falta de concentração e perda de memória.

Causas Fibromialgia ou Síndrome Idiopática Difusa

Qualidade de vida deteriorada pode causar Fibromialgia, no entanto, as causas desta doença ainda são pouco definidos, para que se possa determinar com clareza se os sintomas são causa ou consequência da doença. No entanto, os distúrbios do sono e a fadiga são importantes fatores a considerar no tratamento. Além disso, demonstrou-se que a Fibromialgia pode ter uma origem genética. Deve notar-se que o stresse também promove o desenvolvimento desta doença.

Tratamento Fibromialgia ou Síndrome Idiopática Difusa

Os sintomas desta doença são muito semelhantes aos de muitas outras doenças fazendo com que o diagnóstico permaneça difícil e tardio. Os tratamentos medicamentosos são baseados em anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), antidepressivos e analgésicos. Então o objectivo é tratar os sintomas e não a doença em si.

Mas os tratamentos com drogas nem sempre são ineficazes, por isso devem desenvolver-se outros tratamentos não medicamentosos tal como programas de exercícios individualizados, terapias de relaxamento, reabilitação, fisioterapia e mesoterapia. A medicina alternativa também pode aliviar os sintomas (biofeedback, quiropraxia, acupuntura, etc.), esses tratamentos devem basear-se na intensidade da dor, no grau de fadiga e nos distúrbios do sono.

Prevenção Fibromialgia ou Síndrome Idiopática Difusa

Antes de tudo, deve começar com o controlo de peso, pois o excesso do mesmo pode aumentar a dor nos músculos e articulações e adotar um estilo de vida saudável.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.