.

26 abril, 2014

Unknown

Esclerose Múltipla – Definição, Causas, Sintomas, Tratamento

A Medicina tem avançado muito ao longo dos últimos anos, mas existem por vezes, doenças, vírus e bactérias que parecem estar sempre à frente. De facto, existem muitos tratamentos para o tratamento de uma determinada doença, porém as causas de certas doenças permanecem obscuras. A esclerose múltipla faz parte desse tipo de doenças cujas causas são mal compreendidos. Assim, é muito difícil de diagnosticar e tratar esta doença.

O que é a Esclerose Múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença que, infelizmente, não tem cura. Mas com a investigação, existem maneiras de contornar a sua progressão e aliviar a dor causada pela mesma.

Causas e Factores de Esclerose Múltipla 

É uma doença multifatorial que afecta mais mulheres do que homens. A esclerose múltipla é definida como uma doença auto-imune que afecta principalmente o sistema nervoso central, ou seja, o cérebro, medula espinhal e trato óptico. Pode também atingir e afectar outras funções vitais, tais como algumas capacidades sensoriais. A transmissão de mensagens nervosas é muitas vezes danificada ou bloqueada. A estas zonas problemáticas chamam-se zonas de placa.

Os factores que podem causar esclerose múltipla são apenas hipotéticos. Porém, os médicos destacam algumas possibilidades, que podem estar na sua origem:

  • Deficiência nutricional, incluindo a vitamina D;
  • Uso ou contacto com produtos tóxicos, especialmente cigarros;
  • Ingestão excessiva de gordura.

É importante salientar que a esclerose múltipla não é de nenhuma maneira uma doença fatal, embora, por enquanto, é reconhecida como incurável.

Sintomas Esclerose Múltipla

A doença é descrita como pluri-sintomática e enigmática. Com efeito, é difícil prever a sua evolução, na maioria dos casos, a doença ocorre sem nenhuma razão óbvia. No entanto, pesquisadores e médicos atribuem-na a factores ambientais ou genéticos.
Alguns desses sintomas são:

  • Visão turva e desfocagem;
  • Tremores;
  • Problemas de equilíbrio;
  • Fraqueza;
  • Formigueiros e dormências;
  • Distúrbios a nível cognitivo;
  • Disfunção sexual.

Uma pessoa com esclerose múltipla não tem necessariamente todos estes problemas simultaneamente. Cada pessoa é única e os sintomas dependem da localização das placas.

Tratamento Esclerose Múltipla

O tratamento da esclerose múltipla reside principalmente no alívio da dor sentida, mas também para evitar a progressão da doença. Existem medicamentos para o efeito, mas também terapias complementares como aconselhamento psicológico. É também aconselhado seguir certas regras como descansar convenientemente e evitar produtos que estimulem o sistema nervoso, como o café e o tabaco.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.