O transtorno bipolar, conhecido no passado como psicose maníaco depressiva, é uma condição que afecta o seu humor, que pode oscilar de um extremo ao outro. O transtorno bipolar ou distúrbio bipolar é uma forma de depressão que ocorre com uma mudança repentina de humor. O doente pode apresentar grande felicidade e podem, eventualmente, tornar-se deprimido. Esta doença afecta tanto homens quanto mulheres e pode ocorrer durante a adolescência, 20 ou 40 anos. As causas exactas ainda não foram determinadas, mas certos factores podem causar o transtorno bipolar, como a perda de um ente querido, separação, tomar a medicação ou demissão.
Cada paciente vive em um ciclo da doença. Primeiro, a pessoa sente uma felicidade intensa e ideias irromperam em sua cabeça, depois suas palavras fluem acelera. Ela se envolve mais no comportamento social e sexual do arisco. A pessoa torna-se irritável e agressiva.
Os sintomas do transtorno bipolar dependem do humor que você está enfrentando. Ao contrário do humor simples, cada episódio extremo de transtorno bipolar pode durar várias semanas ou mais, e algumas pessoas não podem experimentar um estado de espírito "normal" com muita frequência.
Durante um episódio de depressão, você pode ter sentimentos de inutilidade, o que pode potencialmente levar a pensamentos de suicídio.
Se você está se sentindo suicida ou ter sintomas depressivos graves, contacte o seu médico de família, cuidar coordenador ou os serviços de emergência em saúde mental locais o mais rápido possível.
Durante a fase maníaca, você pode sentir-se muito criativo e ver mania como uma experiência positiva. No entanto, durante a fase maníaca do transtorno bipolar, você também pode ter sintomas de psicose (onde você ver ou ouvir coisas que não estão lá ou tornar-se convencido de coisas que não são verdadeiras).
Pensa-se que o uso de uma combinação de tratamentos é a melhor maneira de controlar o transtorno bipolar. O tratamento pode incluir:
Ajuda e conselhos para as pessoas com uma condição de longo prazo ou os seus cuidadores também está disponível a partir de instituições de caridade, grupos de apoio e associações. Isso inclui a auto-ajuda e conselhos de auto-gestão e lidar com os aspectos práticos de uma condição de longo prazo.
O transtorno bipolar pode ocorrer em qualquer idade, embora muitas vezes se desenvolve entre as idades de 18 e 24 anos. Homens e mulheres de todas as origens são igualmente propensos a desenvolver o transtorno bipolar.
O padrão de oscilações de humor no transtorno bipolar varia muito entre as pessoas. Por exemplo, algumas pessoas só têm um par de episódios bipolares em sua vida e será estável no meio, enquanto outros podem experimentar muitos episódios.
Algumas pessoas com transtorno bipolar têm episódios mais frequentes e graves do que outros. A natureza extrema da condição significa que ficar em um emprego pode ser difícil e os relacionamentos podem ficar tensas. Há também um risco aumentado de suicídio.
Durante os episódios de mania e depressão, alguém com transtorno bipolar pode experimentar sensações estranhas, como ver, ouvir ou cheirar coisas que não estão lá (alucinações). Eles também podem acreditar em coisas que parecem irracionais para outras pessoas (delírios). Estes tipos de sintomas são conhecidos como psicose ou um episódio psicótico.
Se há um desequilíbrio nos níveis de um ou mais neurotransmissores, a pessoa pode desenvolver alguns sintomas do transtorno bipolar . Por exemplo, existe evidência de que os episódios de mania podem ocorrer quando os níveis de noradrenalina são demasiado elevados, e episódios de depressão pode ser o resultado de níveis de noradrenalina tornar-se demasiado baixo.
No entanto, há um único gene é responsável por transtorno bipolar. Em vez disso, uma série de fatores genéticos e ambientais são pensados para funcionar como gatilhos.
Estes tipos de eventos que alteram a vida pode causar episódios de depressão em qualquer momento da vida de uma pessoa.
O transtorno bipolar também pode ser desencadeada por uma doença física, distúrbios do sono e problemas esmagadora na vida quotidiana, tais como problemas com dinheiro, trabalho ou relacionamentos.
Durante a avaliação, você será perguntado sobre os seus sintomas e quando você experimentou pela primeira vez. O psiquiatra também irá perguntar sobre o que você sente que antecederam e durante um episódio de mania ou depressão, e se você já pensou em se auto-agredir.
O psiquiatra também vai querer saber sobre sua formação médica e histórico familiar, especialmente se algum dos seus parentes tem ou teve transtorno bipolar. Se alguém na sua família tem a doença, o psiquiatra pode querer falar com eles. No entanto, eles vão pedir para o seu acordo antes de fazê-lo.
No entanto, uma pessoa, por vezes, não é capaz de tomar uma decisão informada sobre seus cuidados, ou comunicar as suas necessidades, especialmente se os seus sintomas se tornarem graves. Se isso acontecer, pode ser possível a elaboração de um avançado a decisões.
Uma decisão avançada é um conjunto de instruções escritas que afirmam que tratamentos e ajudar você quer (ou não quer) com antecedência, no caso de você não pode se comunicar suas decisões, numa fase posterior. O seu médico de família ou psiquiatra pode lhe dar mais ajuda e conselhos.
Tendo em conta as necessidades da família do paciente ou cuidadores, incluindo as necessidades físicas, sociais e mentais, e ser acessível em tempos de crise.
Tratamentos objectivo de reduzir o número e gravidade de episódios de depressão e mania, que caracterizam a doença bipolar. Ao fazer isso, uma pessoa pode viver uma vida tão normal quanto possível.
No entanto, com um tratamento eficaz, episódios melhoram geralmente dentro de cerca de 3 meses.
A maioria das pessoas com transtorno bipolar pode ser tratada com uma combinação de diferentes tratamentos. Estes podem incluir um ou mais dos seguintes:
A maioria das pessoas com transtorno bipolar pode receber a maior parte de seu tratamento, sem ter que ficar no hospital.
Entretanto, o tratamento hospitalar pode ser necessária se os sintomas forem graves, ou se está a ser tratado no âmbito da Lei de Saúde Mental, porque há um perigo que você pode auto-mutilação ou magoar os outros. Em algumas circunstâncias, você poderia ter um tratamento em um hospital de dia e voltar para casa à noite.
Se já estiver a tomar medicação para o transtorno bipolar e você desenvolver depressão, seu médico irá verificar se você está tomando a dose correcta. Se você não for, eles vão mudar isso.
Os episódios de depressão são tratadas de forma ligeiramente diferente na doença bipolar, como o uso de antidepressivos sozinho pode conduzir a uma recaída hipomania. A maioria das directrizes sugere que a depressão no transtorno bipolar pode ser tratada apenas com um estabilizador de humor. No entanto, os antidepressivos são comummente usados junto com um estabilizador de humor ou antipsicóticos.
Se o seu médico ou psiquiatra recomenda que você pare de tomar a medicação para o transtorno bipolar, a dose deve ser gradualmente reduzida ao longo de pelo menos quatro semanas e, até três meses, se estiver a tomar um antipsicótico ou lítio. Se você tiver que parar de tomar o lítio, por qualquer motivo, consulte o seu médico sobre tomar um antipsicótico ou valproato vez (veja abaixo).
Se você está prescrito lítio, para manter a dose prescrita e não pare de tomar de repente (a menos que indicado por seu médico).
Para lítio para ser eficaz, a dosagem deve ser correcta. Se estiver incorrecto, você pode ter efeitos colaterais, como diarreia e vómitos. No entanto, se você tem efeitos secundários quando tomaram lítio, informe o seu médico imediatamente.
Enquanto estiver a tomar lítio, você terá que fazer exames de sangue regulares (pelo menos uma vez a cada três meses) para garantir que seus níveis de lítio não são muito alta ou muito baixa. Sua função renal e da tireóide também terá de ser verificado a cada 2 a 3 meses, se a dose de lítio está sendo ajustado e, a cada 12 meses em todos os outros casos.
Enquanto estiver a tomar lítio, evitar o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE), tais como o ibuprofeno, a menos que eles são prescritos pelo seu médico.
No Reino Unido, o lítio e o aripiprazol medicamento antipsicótico (veja abaixo), são actualmente os únicos medicamentos licenciados para uso em adolescentes com transtorno bipolar (que estão com 13 anos ou mais). No entanto, o Colégio Real de Pediatria e Saúde da Criança do Estado de que os medicamentos sem licença pode ser prescrito para as crianças, se não houver alternativas adequadas, e onde a sua utilização pode ser justificada por acordo especialista.
Estes medicamentos são por vezes usados para tratamento de episódios de mania. Como o lítio, são os estabilizadores de humor longo prazo. Medicamentos anticonvulsivantes são muitas vezes utilizados para tratar a epilepsia, mas eles também são eficazes no tratamento de transtorno bipolar.
Um único medicamento anticonvulsivo pode ser utilizado ou, quando a condição de não responder ao lítio por si próprio, que pode ser usado em combinação com o lítio.
Se você está prescrito valproato, você terá que visitar seu médico para ter uma contagem de sangue quando você começa a medicação, e depois novamente seis meses depois.
Os exames de sangue para verificar o seu fígado e função renal serão realizados quando você começar a tomar carbamazepina, e novamente depois de seis meses. Você também vai precisar de ter uma contagem de sangue (no início e depois de seis meses), e você também pode ter o seu peso e altura monitorados.
Se está a tomar lamotrigina e desenvolver uma erupção cutânea, consulte o seu médico imediatamente. Você vai precisar de ter uma verificação anual de saúde, mas outros testes não são geralmente necessários.
Mulheres que tomam a pílula contraceptiva deve conversar com seu médico sobre a tomada de um método diferente de contracepção.
Eles também podem ser utilizados como um estabilizador do humor de longo prazo. A quetiapina pode também ser utilizado para a depressão bipolar, a longo prazo.
Medicamentos antipsicóticos podem ser particularmente útil se os sintomas forem graves ou comportamento é perturbado. Como os antipsicóticos podem causar efeitos colaterais - como visão borrada, boca seca, constipação e ganho de peso - a dose inicial será normalmente baixa.
Se você está prescrito um medicamento antipsicótico, você precisará ter um controlo regular de saúde (pelo menos a cada três meses, mas, possivelmente, mais frequentemente), especialmente se você tem diabetes. Se os sintomas não melhorarem, poderá ser oferecida de lítio e valproato também.
O aripiprazol também é recomendado pelo NICE como uma opção para o tratamento de episódios maníacos moderados a graves em adolescentes com transtorno bipolar.
Se isso não ajudar, você pode ser oferecido de lítio por conta própria ou uma combinação de lítio, valproato e lamotrigina. No entanto, você não costuma ser prescrito um antidepressivo, a menos que um especialista em transtorno bipolar tem recomendado.
Isso pode significar fazer algumas alterações em seu tratamento, talvez adicionando um antidepressivo ou medicamento antipsicótico para o medicamento estabilizador de humor que você já está tomando. O seu médico de família ou especialista pode aconselhá-lo sobre isso.
Tratamento psicológico consiste geralmente em torno de 16 sessões. Cada sessão dura uma hora e ocorre ao longo de um período de seis a nove meses.
O Instituto Nacional de Saúde e Assistência Excellence (NICE) recomenda que os riscos de tratar ou não tratar as mulheres com transtorno bipolar durante a gravidez deve ser amplamente discutida.
AGRADÁVEL também recomenda que os serviços de saúde mental, especialistas devem trabalhar em estreita colaboração com os serviços de maternidade. Um plano escrito para a gestão do tratamento de uma mulher grávida com transtorno bipolar deve ser desenvolvido o mais rápido possível. O plano deve ser elaborado com o paciente, seu parceiro, seu obstetra (especialista em gravidez), parteira, médico e visitante da saúde.
A medicação que se segue não é rotineiramente prescrita para mulheres grávidas com transtorno bipolar:
Se a medicação é prescrita para transtorno bipolar depois que o bebé nasce, ele também pode afectar a decisão de uma mãe a amamentar seu filho.
Uma dieta saudável, combinada com o exercício, também podem ajudar a limitar o ganho de peso, o que é um efeito colateral comum dos tratamentos médicos para o transtorno bipolar.
Alguns tratamentos também aumentam o risco de desenvolver diabetes, ou agrava a doença em pessoas que já têm. Manter um peso saudável e fazer exercícios são uma importante forma de limitar esse risco.
Você deve ter um check-up pelo menos uma vez por ano para controlar o risco de desenvolver doença cardiovascular ou diabetes. Isto inclui a gravação de seu peso, verificando a pressão arterial e ter todos os exames de sangue apropriados.
Pessoas com condições a longo prazo podem se beneficiar enormemente de ser ajudado com o cuidado de si. Eles podem viver mais, têm menos dor, ansiedade, depressão e fadiga, ter uma melhor qualidade de vida e ser mais activo e independente.
Um curso dirigido por Bipolar Reino Unido tem como objectivo ensinar as pessoas com transtorno bipolar como gerenciar sua doença. O programa inclui informações sobre:
Há outros cursos, tais como as que são geridas pelo Programa de Especialistas Os pacientes, por condições de saúde mental de leve a moderada.
Cursos como estes ajudar as pessoas que podem sentir-se angustiado e incerto sobre seu distúrbio bipolar para melhorar suas próprias vidas.
As terapias são úteis para o gerenciamento de transtorno bipolar, especialmente durante períodos de estabilidade.
Algumas pessoas com transtorno bipolar achar que uma vez que eles estão usando um tratamento eficaz, eles podem parar de abusar de álcool e drogas. Outros podem ter problemas distintos (mas relacionadas) de álcool e abuso de drogas, que podem precisar de ser tratados separadamente.
Evitar álcool e drogas ilícitas é uma parte importante da recuperação de episódios de sintomas maníacos, hipomaníacos ou depressivos, e pode ajudá-lo a ganhar estabilidade.
Se você está cuidando de alguém com transtorno bipolar, você pode se sentir em uma perda. Encontrar um grupo de apoio e falar com outras pessoas em uma situação similar pode ajudar.
Se você está tendo dificuldades de relacionamento ou casamento, você pode contactar os conselheiros de relacionamento especializadas que podem falar sobre as coisas com você e seu parceiro.
O risco de suicídio parece ser mais elevada no início da doença, de modo que o seu reconhecimento precoce e ajuda podem preveni-lo.
Se você está se sentindo suicida ou você está tendo sintomas depressivos graves, contacte o seu médico de família, cuidar coordenador ou os serviços de emergência em saúde mental locais o mais rápido possível.
Cada paciente vive em um ciclo da doença. Primeiro, a pessoa sente uma felicidade intensa e ideias irromperam em sua cabeça, depois suas palavras fluem acelera. Ela se envolve mais no comportamento social e sexual do arisco. A pessoa torna-se irritável e agressiva.
Se você tem transtorno bipolar, você terá períodos ou "episódios" de:
- Depressão - onde você sente muito baixo e letárgico
- Mania - onde você sente muito alto e hiperactividade (mania menos severa é conhecida como hipomania).
Os sintomas do transtorno bipolar dependem do humor que você está enfrentando. Ao contrário do humor simples, cada episódio extremo de transtorno bipolar pode durar várias semanas ou mais, e algumas pessoas não podem experimentar um estado de espírito "normal" com muita frequência.
Depressão
A fase de depressão do transtorno bipolar é frequentemente diagnosticada pela primeira vez. Você pode, inicialmente, ser diagnosticado com depressão clínica antes de ter um episódio maníaco mais tarde (às vezes anos depois), após o qual você pode ser diagnosticada com transtorno bipolar.Durante um episódio de depressão, você pode ter sentimentos de inutilidade, o que pode potencialmente levar a pensamentos de suicídio.
Se você está se sentindo suicida ou ter sintomas depressivos graves, contacte o seu médico de família, cuidar coordenador ou os serviços de emergência em saúde mental locais o mais rápido possível.
Mania
Durante a fase maníaca do transtorno bipolar, você pode sentir-se muito feliz e tenho muitos planos ambiciosos e ideias. Você pode gastar grandes quantias de dinheiro em coisas que você não pode pagar e normalmente não querem. Não sentir como comer ou dormir, falando rapidamente e tornando-se irritado facilmente também são características comuns da fase maníaca do transtorno bipolar.Durante a fase maníaca, você pode sentir-se muito criativo e ver mania como uma experiência positiva. No entanto, durante a fase maníaca do transtorno bipolar, você também pode ter sintomas de psicose (onde você ver ou ouvir coisas que não estão lá ou tornar-se convencido de coisas que não são verdadeiras).
Viver com Transtorno Bipolar
As fases de altos e baixos do transtorno bipolar são muitas vezes tão extrema que eles interferem com a vida quotidiana. No entanto, existem várias opções para tratamento de transtorno bipolar que podem fazer a diferença. Têm como objectivo controlar os efeitos de um episódio e ajudar alguém com transtorno bipolar para viver a vida o mais normalmente possível.Pensa-se que o uso de uma combinação de tratamentos é a melhor maneira de controlar o transtorno bipolar. O tratamento pode incluir:
- Medicação para prevenir episódios de mania, hipomania (menos grave mania) e depressão - estes são conhecidos como estabilizadores de humor e são tomadas todos os dias, em uma base de longo prazo
- Medicamentos para tratar os principais sintomas de depressão e mania quando ocorrem
- Aprender a reconhecer os gatilhos e sinais de um episódio de depressão ou mania
- Tratamento psicológico - como falar terapia para ajudar a lidar com a depressão e para lhe dar conselhos sobre como melhorar seus relacionamentos
- Assessoria de estilo de vida - como fazer exercício físico regular , o planeamento de actividades que você goste e que lhe dão uma sensação de realização, e conselhos sobre melhorar sua dieta e dormir mais.
Ajuda e conselhos para as pessoas com uma condição de longo prazo ou os seus cuidadores também está disponível a partir de instituições de caridade, grupos de apoio e associações. Isso inclui a auto-ajuda e conselhos de auto-gestão e lidar com os aspectos práticos de uma condição de longo prazo.
O Transtorno Bipolar e a Gravidez
O transtorno bipolar, como todos os outros problemas de saúde mental, pode piorar durante a gravidez. Especialista ajuda está disponível.O que causa a Doença Bipolar?
As exactas causas do transtorno bipolar não são conhecidas. No entanto, pensa-se que várias coisas podem desencadear um episódio. Estresse extremo, enormes problemas e eventos de mudança de vida muitas vezes são pensados para contribuir, assim como factores genéticos e químicos.Quem é afectado?
O transtorno bipolar é relativamente comum. Cerca de uma pessoa em 100 é diagnosticado com a doença.O transtorno bipolar pode ocorrer em qualquer idade, embora muitas vezes se desenvolve entre as idades de 18 e 24 anos. Homens e mulheres de todas as origens são igualmente propensos a desenvolver o transtorno bipolar.
O padrão de oscilações de humor no transtorno bipolar varia muito entre as pessoas. Por exemplo, algumas pessoas só têm um par de episódios bipolares em sua vida e será estável no meio, enquanto outros podem experimentar muitos episódios.
Os Sintomas do Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar é caracterizado por oscilações extremas de humor. Estes podem variar de elevações extremas (mania) para níveis extremamente baixos (depressão). Episódios de mania e depressão muitas vezes pode durar várias semanas ou meses.Depressão
Durante um período de depressão, os sintomas podem incluir:- Sensação de tristeza e sem esperança
- Falta de energia
- Dificuldade de concentração e lembrar das coisas
- Perda de interesse em actividades diárias
- Sentimentos de vazio ou inutilidade
- Sentimentos de culpa e desespero
- Sentindo pessimista sobre tudo
- Auto-dúvida
- Serem delirantes, com alucinações e perturbado ou pensamento ilógico
- Falta de apetite
- Dificuldade em dormir
- Acordar cedo
- Pensamentos suicídas.
Mania
A fase maníaca do transtorno bipolar podem incluir:- Sentir-se muito feliz, eufórico ou muito feliz
- Falar muito rapidamente
- Sentir-se cheio de energia
- Sentimento de auto-importante
- Sentir-se cheio de grandes idéias novas e ter planos importantes
- Ser facilmente distraídos
- Ser facilmente irritado ou agitado
- Ser delirantes, com alucinações e perturbado ou pensamento ilógico
- Não se sentir como dormir
- Não comer
- Fazer coisas que muitas vezes têm consequências desastrosas, como gastar grandes somas de dinheiro em itens caros e, por vezes inacessíveis
- Tomar decisões ou dizendo coisas que estão fora do personagem e que os outros vêem como sendo de risco ou nocivas
Padrões de Depressão e Mania
Se você tem transtorno bipolar, você pode ter episódios de depressão mais regularmente do que episódios de mania, ou vice-versa. Entre os episódios de depressão e mania, às vezes você pode ter períodos em que você tem um humor "normal".Os padrões não são sempre os mesmos e algumas pessoas podem experimentar:
- A ciclagem rápida - onde uma pessoa com transtorno bipolar oscila repetidamente a partir de um alto a baixo fase rapidamente sem ter um período "normal" no meio.
- Estado misto - onde uma pessoa com transtorno bipolar experiências sintomas de depressão e mania juntos. Por exemplo, a hiperatividade com um humor deprimido.
Viver com Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar é uma condição de extremos. Uma pessoa com a condição pode não estar cientes que eles estão em fase de mania. Após o episódio termina, eles podem ficar chocado com seu comportamento. No entanto, na época, eles podem acreditar que outras pessoas estão sendo negativo ou inútil.Algumas pessoas com transtorno bipolar têm episódios mais frequentes e graves do que outros. A natureza extrema da condição significa que ficar em um emprego pode ser difícil e os relacionamentos podem ficar tensas. Há também um risco aumentado de suicídio.
Durante os episódios de mania e depressão, alguém com transtorno bipolar pode experimentar sensações estranhas, como ver, ouvir ou cheirar coisas que não estão lá (alucinações). Eles também podem acreditar em coisas que parecem irracionais para outras pessoas (delírios). Estes tipos de sintomas são conhecidos como psicose ou um episódio psicótico.
Causas do Transtorno Bipolar
A causa exacta da doença bipolar é desconhecida. No entanto, especialistas acreditam que há uma série de factores que trabalham juntos e fazem uma pessoa mais propensos a desenvolver a doença. Estes são pensados para ser uma mistura complexa de factores físicos, ambientais e sociais.Desequilíbrio químico no cérebro
O transtorno bipolar é que se acredita ser o resultado de desequilíbrios químicos no cérebro. Os produtos químicos responsáveis por controlar as funções do cérebro são chamados de neurotransmissores e incluem noradrenalina, serotonina e dopamina.Se há um desequilíbrio nos níveis de um ou mais neurotransmissores, a pessoa pode desenvolver alguns sintomas do transtorno bipolar . Por exemplo, existe evidência de que os episódios de mania podem ocorrer quando os níveis de noradrenalina são demasiado elevados, e episódios de depressão pode ser o resultado de níveis de noradrenalina tornar-se demasiado baixo.
Genética
Pensa-se também que o transtorno bipolar está ligado à genética, como a condição parece funcionar nas famílias. Portanto, os membros da família de uma pessoa com a doença têm um risco de desenvolver por si próprios aumentou.No entanto, há um único gene é responsável por transtorno bipolar. Em vez disso, uma série de fatores genéticos e ambientais são pensados para funcionar como gatilhos.
Triggers
Uma circunstância ou situação estressante, muitas vezes desencadeia os sintomas do transtorno bipolar. Exemplos de disparadores estressantes incluem:- A ruptura de relações
- Abuso físico, sexual ou emocional
- Luto (a morte de um membro próximo da família ou um ente querido).
Estes tipos de eventos que alteram a vida pode causar episódios de depressão em qualquer momento da vida de uma pessoa.
O transtorno bipolar também pode ser desencadeada por uma doença física, distúrbios do sono e problemas esmagadora na vida quotidiana, tais como problemas com dinheiro, trabalho ou relacionamentos.
Diagnóstico de Transtorno Bipolar
Se o seu médico pensa que você pode ter transtorno bipolar, eles normalmente vão encaminhá-lo a um psiquiatra (um especialista em saúde mental médico qualificado). Se a sua doença o coloca em risco de prejudicar a si mesmo, o seu médico irá marcar uma consulta imediatamente.Avaliação de especialistas
No seu compromisso, você será avaliado. O psiquiatra irá pedir-lhe algumas perguntas para determinar se você tem transtorno bipolar - se você fizer isso, então eles vão decidir quais tratamentos são mais adequados.Durante a avaliação, você será perguntado sobre os seus sintomas e quando você experimentou pela primeira vez. O psiquiatra também irá perguntar sobre o que você sente que antecederam e durante um episódio de mania ou depressão, e se você já pensou em se auto-agredir.
O psiquiatra também vai querer saber sobre sua formação médica e histórico familiar, especialmente se algum dos seus parentes tem ou teve transtorno bipolar. Se alguém na sua família tem a doença, o psiquiatra pode querer falar com eles. No entanto, eles vão pedir para o seu acordo antes de fazê-lo.
Outros testes
Dependendo de seus sintomas, você também pode precisar de testes para ver se você tem um problema físico, como uma disfunção da tiróide ou uma tiróide hiperactiva. Se você tem transtorno bipolar, você terá de visitar o seu médico regularmente para um exame de saúde física.Directivas avançadas
Se você é diagnosticado com a doença, é importante conversar com seu psiquiatra para que você está totalmente envolvido nas decisões sobre o seu tratamento e cuidados.No entanto, uma pessoa, por vezes, não é capaz de tomar uma decisão informada sobre seus cuidados, ou comunicar as suas necessidades, especialmente se os seus sintomas se tornarem graves. Se isso acontecer, pode ser possível a elaboração de um avançado a decisões.
Uma decisão avançada é um conjunto de instruções escritas que afirmam que tratamentos e ajudar você quer (ou não quer) com antecedência, no caso de você não pode se comunicar suas decisões, numa fase posterior. O seu médico de família ou psiquiatra pode lhe dar mais ajuda e conselhos.
Tratamento de Transtorno Bipolar
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde e Assistência Excellence (NICE), boa assistência para pessoas com transtorno bipolar deve incluir:- Trabalhar com os pacientes e suas famílias a desenvolver uma relação de colaboração
- Prestação de informações escritas em todas as fases do processo, incluindo informações sobre medicamentos
- Incentivar os pacientes e suas famílias e cuidadores a participar de grupos de auto-ajuda e de apoio
- Aconselhar os pacientes sobre como monitorar seus próprios sintomas, olhando para fora para gatilhos e sinais de alerta
- Oferecer conselhos de estilo de vida, incluindo os bons hábitos de sono e as estratégias de enfrentamento
- Escrito, com os pacientes e suas famílias e cuidadores se eles concordam, declarações antecipadas sobre sua saúde mental e física, especialmente se eles têm episódios graves ou que tenham sido tratados sob a Lei de Saúde Mental (estes devem ser incluídos nos planos de saúde e distribuída ao equipe de saúde).
Tendo em conta as necessidades da família do paciente ou cuidadores, incluindo as necessidades físicas, sociais e mentais, e ser acessível em tempos de crise.
Tratamentos objectivo de reduzir o número e gravidade de episódios de depressão e mania, que caracterizam a doença bipolar. Ao fazer isso, uma pessoa pode viver uma vida tão normal quanto possível.
As Opções de Tratamento para Transtorno Bipolar
Se uma pessoa não é tratada, da mania bipolar-relacionada pode durar entre 3 e 6 meses. Os episódios de depressão tendem a durar mais tempo, entre 6 e 12 meses.No entanto, com um tratamento eficaz, episódios melhoram geralmente dentro de cerca de 3 meses.
A maioria das pessoas com transtorno bipolar pode ser tratada com uma combinação de diferentes tratamentos. Estes podem incluir um ou mais dos seguintes:
- Medicação para prevenir episódios de mania, hipomania (menos grave mania) e depressão - estes são conhecidos como estabilizadores de humor e são tomadas todos os dias, em uma base de longo prazo
- Medicamentos para tratar os principais sintomas de depressão e mania quando ocorrem
- Aprender a reconhecer os gatilhos e sinais de um episódio de depressão ou mania
- Tratamento psicológico - como a terapia da fala, que ajudá-lo a lidar com a depressão e fornecer conselhos sobre como melhorar as relações
- Assessoria de estilo de vida - como fazer exercício físico regular, actividades de planeamento que você goste e que lhe dão uma sensação de realização, e conselhos sobre melhorar sua dieta e dormir mais .
A maioria das pessoas com transtorno bipolar pode receber a maior parte de seu tratamento, sem ter que ficar no hospital.
Entretanto, o tratamento hospitalar pode ser necessária se os sintomas forem graves, ou se está a ser tratado no âmbito da Lei de Saúde Mental, porque há um perigo que você pode auto-mutilação ou magoar os outros. Em algumas circunstâncias, você poderia ter um tratamento em um hospital de dia e voltar para casa à noite.
Medicação
Vários medicamentos estão disponíveis para ajudar a estabilizar humor. Estes são geralmente referidos como estabilizadores de humor e incluem:- Carbonato de lítio
- Medicamentos anticonvulsivantes
- Medicamentos antipsicóticos.
Se já estiver a tomar medicação para o transtorno bipolar e você desenvolver depressão, seu médico irá verificar se você está tomando a dose correcta. Se você não for, eles vão mudar isso.
Os episódios de depressão são tratadas de forma ligeiramente diferente na doença bipolar, como o uso de antidepressivos sozinho pode conduzir a uma recaída hipomania. A maioria das directrizes sugere que a depressão no transtorno bipolar pode ser tratada apenas com um estabilizador de humor. No entanto, os antidepressivos são comummente usados junto com um estabilizador de humor ou antipsicóticos.
Se o seu médico ou psiquiatra recomenda que você pare de tomar a medicação para o transtorno bipolar, a dose deve ser gradualmente reduzida ao longo de pelo menos quatro semanas e, até três meses, se estiver a tomar um antipsicótico ou lítio. Se você tiver que parar de tomar o lítio, por qualquer motivo, consulte o seu médico sobre tomar um antipsicótico ou valproato vez (veja abaixo).
O carbonato de lítio
No Reino Unido, o carbonato de lítio (muitas vezes referida apenas como lítio) é o medicamento que é mais comummente usado para tratar o transtorno bipolar. Lítio é um método de longo prazo do tratamento da mania, hipomania e depressão. Ele é geralmente prescrito durante pelo menos seis meses.Se você está prescrito lítio, para manter a dose prescrita e não pare de tomar de repente (a menos que indicado por seu médico).
Para lítio para ser eficaz, a dosagem deve ser correcta. Se estiver incorrecto, você pode ter efeitos colaterais, como diarreia e vómitos. No entanto, se você tem efeitos secundários quando tomaram lítio, informe o seu médico imediatamente.
Enquanto estiver a tomar lítio, você terá que fazer exames de sangue regulares (pelo menos uma vez a cada três meses) para garantir que seus níveis de lítio não são muito alta ou muito baixa. Sua função renal e da tireóide também terá de ser verificado a cada 2 a 3 meses, se a dose de lítio está sendo ajustado e, a cada 12 meses em todos os outros casos.
Enquanto estiver a tomar lítio, evitar o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE), tais como o ibuprofeno, a menos que eles são prescritos pelo seu médico.
No Reino Unido, o lítio e o aripiprazol medicamento antipsicótico (veja abaixo), são actualmente os únicos medicamentos licenciados para uso em adolescentes com transtorno bipolar (que estão com 13 anos ou mais). No entanto, o Colégio Real de Pediatria e Saúde da Criança do Estado de que os medicamentos sem licença pode ser prescrito para as crianças, se não houver alternativas adequadas, e onde a sua utilização pode ser justificada por acordo especialista.
Medicamentos anticonvulsivantes
Medicamentos anticonvulsivantes incluem:- Valproato
- Carbamazepina
- Lamotrigina.
Estes medicamentos são por vezes usados para tratamento de episódios de mania. Como o lítio, são os estabilizadores de humor longo prazo. Medicamentos anticonvulsivantes são muitas vezes utilizados para tratar a epilepsia, mas eles também são eficazes no tratamento de transtorno bipolar.
Um único medicamento anticonvulsivo pode ser utilizado ou, quando a condição de não responder ao lítio por si próprio, que pode ser usado em combinação com o lítio.
O valproato
O valproato não é normalmente receitado para mulheres em idade fértil, porque há um risco de que isso poderia prejudicar o feto. No entanto, ele pode ser usado se não houver alternativa, embora o seu médico terá de verificar se você está usando uma forma confiável de contraceptivo.Se você está prescrito valproato, você terá que visitar seu médico para ter uma contagem de sangue quando você começa a medicação, e depois novamente seis meses depois.
Carbamazepina
A carbamazepina é normalmente prescrita somente a conselho de um especialista em transtorno bipolar. Para começar, a dose será menor e, em seguida, gradualmente, aumentado. Se você está tomando outros medicamentos (incluindo a pílula contraceptiva), seu progresso será cuidadosamente monitorado.Os exames de sangue para verificar o seu fígado e função renal serão realizados quando você começar a tomar carbamazepina, e novamente depois de seis meses. Você também vai precisar de ter uma contagem de sangue (no início e depois de seis meses), e você também pode ter o seu peso e altura monitorados.
Lamotrigina
Se você está prescrito lamotrigina, normalmente você vai ser iniciado com uma dose baixa, que será aumentada gradualmente.Se está a tomar lamotrigina e desenvolver uma erupção cutânea, consulte o seu médico imediatamente. Você vai precisar de ter uma verificação anual de saúde, mas outros testes não são geralmente necessários.
Mulheres que tomam a pílula contraceptiva deve conversar com seu médico sobre a tomada de um método diferente de contracepção.
Medicamentos antipsicóticos
Medicamentos antipsicóticos são prescritos às vezes para tratar episódios de mania ou hipomania. Medicamentos antipsicóticos incluem:- Aripiprazol
- Olanzapina
- Quetiapina
- Risperidona.
Eles também podem ser utilizados como um estabilizador do humor de longo prazo. A quetiapina pode também ser utilizado para a depressão bipolar, a longo prazo.
Medicamentos antipsicóticos podem ser particularmente útil se os sintomas forem graves ou comportamento é perturbado. Como os antipsicóticos podem causar efeitos colaterais - como visão borrada, boca seca, constipação e ganho de peso - a dose inicial será normalmente baixa.
Se você está prescrito um medicamento antipsicótico, você precisará ter um controlo regular de saúde (pelo menos a cada três meses, mas, possivelmente, mais frequentemente), especialmente se você tem diabetes. Se os sintomas não melhorarem, poderá ser oferecida de lítio e valproato também.
O aripiprazol também é recomendado pelo NICE como uma opção para o tratamento de episódios maníacos moderados a graves em adolescentes com transtorno bipolar.
A ciclagem rápida
Se você tem um ciclo rápido (você mudar rapidamente de altos para baixos sem um período "normal" no meio), você pode ser prescrito a associação de lítio e valproato.Se isso não ajudar, você pode ser oferecido de lítio por conta própria ou uma combinação de lítio, valproato e lamotrigina. No entanto, você não costuma ser prescrito um antidepressivo, a menos que um especialista em transtorno bipolar tem recomendado.
Aprender a reconhecer os gatilhos
Se você tem transtorno bipolar, você pode aprender a reconhecer os sinais de alerta de um episódio que se aproxima de mania ou depressão. Isso não vai impedir que o episódio ocorra, mas vai permitir que você obtenha ajuda no tempo.Isso pode significar fazer algumas alterações em seu tratamento, talvez adicionando um antidepressivo ou medicamento antipsicótico para o medicamento estabilizador de humor que você já está tomando. O seu médico de família ou especialista pode aconselhá-lo sobre isso.
Tratamento Psicológico
Algumas pessoas acham que o tratamento psicológico útil quando usado juntamente com medicação, entre episódios de mania ou depressão. Isto pode incluir:- Psicoeducação - para saber mais sobre o transtorno bipolar
- Terapia cognitivo-comportamental (TCC) , que é mais útil quando o tratamento da depressão
- Terapia de família, um tipo de psicoterapia que se concentra nas relações familiares (como casamento) e incentiva a todos dentro da família ou relacionamento para trabalhar em conjunto para melhorar a saúde mental
Tratamento psicológico consiste geralmente em torno de 16 sessões. Cada sessão dura uma hora e ocorre ao longo de um período de seis a nove meses.
Gravidez
O manejo do transtorno bipolar em mulheres que estão grávidas, ou aqueles que estão tentando engravidar, é complexo e desafiador. Um dos principais problemas é que os riscos de tomar medicamentos durante a gravidez não são sempre que bem compreendida.O Instituto Nacional de Saúde e Assistência Excellence (NICE) recomenda que os riscos de tratar ou não tratar as mulheres com transtorno bipolar durante a gravidez deve ser amplamente discutida.
AGRADÁVEL também recomenda que os serviços de saúde mental, especialistas devem trabalhar em estreita colaboração com os serviços de maternidade. Um plano escrito para a gestão do tratamento de uma mulher grávida com transtorno bipolar deve ser desenvolvido o mais rápido possível. O plano deve ser elaborado com o paciente, seu parceiro, seu obstetra (especialista em gravidez), parteira, médico e visitante da saúde.
A medicação que se segue não é rotineiramente prescrita para mulheres grávidas com transtorno bipolar:
- Valproato - há um risco para o feto e para o desenvolvimento posterior da criança
- Carbamazepina - tem eficácia limitada e não há risco de danos para o feto
- Lítio - há o risco de danos para o feto, como problemas cardíacos
- Lamotrigina - há o risco de danos para o feto
- Paroxetina - há o risco de danos ao feto, como malformações cardiovasculares
- Tratamento a longo prazo com benzodiazepinas - há riscos durante a gravidez e logo após o nascimento, como fenda palatina e síndrome do bebé disquete.
Se a medicação é prescrita para transtorno bipolar depois que o bebé nasce, ele também pode afectar a decisão de uma mãe a amamentar seu filho.
Viver com Transtorno Bipolar
Embora geralmente é uma condição de longo prazo, eficazes tratamentos para o transtorno bipolar, combinada com as técnicas de auto-ajuda, pode limitar o impacto da condição em sua vida quotidiana.Manter-se activo e comer bem
Comer bem e manter a forma é importante para todos. O exercício também pode ajudar a reduzir os sintomas (sintomas depressivos particularmente) de transtorno bipolar. Ele também pode dar-lhe algo para se concentrar e prestar uma rotina, que é importante para muitas pessoas.Uma dieta saudável, combinada com o exercício, também podem ajudar a limitar o ganho de peso, o que é um efeito colateral comum dos tratamentos médicos para o transtorno bipolar.
Alguns tratamentos também aumentam o risco de desenvolver diabetes, ou agrava a doença em pessoas que já têm. Manter um peso saudável e fazer exercícios são uma importante forma de limitar esse risco.
Você deve ter um check-up pelo menos uma vez por ano para controlar o risco de desenvolver doença cardiovascular ou diabetes. Isto inclui a gravação de seu peso, verificando a pressão arterial e ter todos os exames de sangue apropriados.
Auto-cuidado e auto-gestão - Auto-atendimento
O cuidado de si é uma parte essencial da vida diária. Trata-se de assumir a responsabilidade por sua própria saúde e bem-estar, com o apoio das pessoas envolvidas no seu atendimento. Auto-atendimento inclui ficar em forma e manter uma boa saúde física e mental, prevenção de doenças ou acidentes e cuidar de forma mais eficaz para doenças menores e condições de longo prazo.Pessoas com condições a longo prazo podem se beneficiar enormemente de ser ajudado com o cuidado de si. Eles podem viver mais, têm menos dor, ansiedade, depressão e fadiga, ter uma melhor qualidade de vida e ser mais activo e independente.
Programas de gestão Auto
Programas de gestão auto visam ajudar as pessoas com transtorno bipolar tomar parte activa na sua própria recuperação, a fim de que eles não são controlados por sua condição.Um curso dirigido por Bipolar Reino Unido tem como objectivo ensinar as pessoas com transtorno bipolar como gerenciar sua doença. O programa inclui informações sobre:
- Gatilhos e sinais de alerta
- Estratégias de enfrentamento e auto-medicação
- Redes de apoio e planos de acção
- A manutenção de um estilo de vida saudável
- Elaboração de uma decisão antecipada
- Terapias complementares
- Planos de acção.
Há outros cursos, tais como as que são geridas pelo Programa de Especialistas Os pacientes, por condições de saúde mental de leve a moderada.
Cursos como estes ajudar as pessoas que podem sentir-se angustiado e incerto sobre seu distúrbio bipolar para melhorar suas próprias vidas.
Falar sobre isso
Algumas pessoas com transtorno bipolar acham fácil falar com a família e amigos sobre a sua condição e seus efeitos. Outras pessoas acham que é mais fácil recorrer a instituições de caridade e grupos de apoio. Muitas organizações executar grupos de auto-ajuda que podem colocá-lo em contacto com outras pessoas com a doença. Isso permite que as pessoas compartilhem ideias úteis e perceber que eles não estão sozinhos no sentindo do jeito que eles fazem. Estas organizações também oferecem suporte on-line em fóruns e blogs.Algumas instituições de caridade úteis, grupos de apoio e associações incluem:
- Mente
- SANE
- Repensar
- Samaritanos
- Cuidadores Reino Unido
- Bipolar Reino Unido.
As terapias são úteis para o gerenciamento de transtorno bipolar, especialmente durante períodos de estabilidade.
Serviços que podem ajudar
Durante o tratamento para o transtorno bipolar, você pode estar envolvido com muitos serviços diferentes. Alguns são acessados por meio de encaminhamento de seu GP, outros através de sua autoridade local. Estes serviços podem incluir:- Equipas comunitárias de saúde mental (CMHT) - estes fornecem a parte principal dos serviços de saúde mental, especialistas locais. Eles oferecem avaliação, tratamento e assistência social para as pessoas com transtorno bipolar e outras doenças mentais.
- Equipas de intervenção precoce - estas fornecer a identificação precoce e tratamento para pessoas que têm os primeiros sintomas de psicose. Seu GP pode ser capaz de encaminhá-lo directamente a uma equipa de intervenção precoce.
- Serviços de Crise - estes permitem que as pessoas sejam tratadas em casa, em vez de no hospital, por um episódio agudo. Estas são as equipes de saúde mental especializadas que lidam com crises que ocorrem fora do horário de expediente normal.
- Hospital-dia aguda - estas são uma alternativa à internação em um hospital. Você pode visitar todos os dias, ou sempre que você precisa.
- Equipas de proximidade Assertivo - estes entregar tratamento intensivo e reabilitação na comunidade para pessoas com problemas graves de saúde mental, oferecendo ajuda rápida em situações de crise. Os funcionários muitas vezes visitam as pessoas em casa e contactos com outros serviços, como o seu médico ou serviços sociais. Eles também podem ajudar com os problemas práticos, como ajudando a encontrar moradia e trabalho, ou fazer suas compras e cozinhar.
Evitar drogas e álcool
Algumas pessoas com transtorno bipolar álcool ou drogas ilegais para tentar tirar a sua dor e sofrimento. Ambos têm conhecidos efeitos físicos e sociais prejudiciais, e eles não são um substituto para o tratamento eficaz e de boa saúde.Algumas pessoas com transtorno bipolar achar que uma vez que eles estão usando um tratamento eficaz, eles podem parar de abusar de álcool e drogas. Outros podem ter problemas distintos (mas relacionadas) de álcool e abuso de drogas, que podem precisar de ser tratados separadamente.
Evitar álcool e drogas ilícitas é uma parte importante da recuperação de episódios de sintomas maníacos, hipomaníacos ou depressivos, e pode ajudá-lo a ganhar estabilidade.
Dinheiro e benefícios
É importante evitar o excesso de estresse, incluindo o estresse relacionado ao trabalho. Se você estiver empregado, você pode ser capaz de trabalhar menos horas ou de uma forma mais flexível, principalmente se a pressão de trabalho desencadeia os sintomas. Sob o Disability Discrimination Act (1995), todos os empregadores devem fazer ajustes razoáveis para fazer o emprego de pessoas com deficiência possíveis. Isso pode incluir as pessoas com diagnóstico de transtorno bipolar ou outras doenças mentais.Viver com ou cuidar de alguém com transtorno bipolar
As pessoas que vivem com ou cuidam de alguém com transtorno bipolar pode ter um tempo difícil. Durante os episódios de doença, as personalidades de pessoas com transtorno bipolar pode mudar, e eles podem se tornar abusivo ou até mesmo violenta. Às vezes, os assistentes sociais e a polícia pode se envolver. Relacionamentos e vida familiar são susceptíveis a sentir a pressão.Se você está cuidando de alguém com transtorno bipolar, você pode se sentir em uma perda. Encontrar um grupo de apoio e falar com outras pessoas em uma situação similar pode ajudar.
Se você está tendo dificuldades de relacionamento ou casamento, você pode contactar os conselheiros de relacionamento especializadas que podem falar sobre as coisas com você e seu parceiro.
Lidar com sentimentos suicidas
Ter pensamentos suicidas é um sintoma depressivo comum de distúrbio bipolar. Sem tratamento, esses pensamentos podem ficar mais forte. Algumas pesquisas têm mostrado que o risco de suicídio para pessoas com transtorno bipolar é 15 a 20 vezes maior do que a população em geral. Estudos também têm demonstrado que até 25-50% das pessoas com transtorno bipolar tentativa de suicídio pelo menos uma vez.O risco de suicídio parece ser mais elevada no início da doença, de modo que o seu reconhecimento precoce e ajuda podem preveni-lo.
Se você está se sentindo suicida ou você está tendo sintomas depressivos graves, contacte o seu médico de família, cuidar coordenador ou os serviços de emergência em saúde mental locais o mais rápido possível.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.