.

01 maio, 2014

Unknown

Raiva – Definição, Causas, Tipos, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A Raiva é um vírus que afecta os mamíferos, que também é considerada uma zoonose, o que significa uma doença dos animais que podem ser transmitidas aos seres humanos. Os seres humanos com raiva eventualmente morrem devido a vírus encontrado na saliva dos animais infectados provoca uma doença do sistema nervoso. A raiva é rara em países europeus, também na África e na Ásia 40,000-70,000 pessoas morrem da doença. Lembre-se: A vacina contra a raiva deve ser feito o mais cedo possível em um centro especializado.

Causas Raiva

A raiva é causada pelo vírus da molécula composta por ARN, que é sensível aos desinfectantes físico-químicas. O vírus é transmitido através da mordida ou lambida de um animal infectado.

O vírus é encontrado em animais silvestres, como raposas e lobos. A duração da incubação do vírus varia de alguns dias a alguns meses. Raiva não é espalhada durante o período de incubação. O período de incubação é curto se a picada foi efectuada perto do sistema nervoso. A raiva é transmitida por cão, gato, texugo, vaca, bem como morcegos.

Sintomas Raiva

Se a pessoa mostra sinais de ansiedade, incapaz de abrir a boca, tem mudanças de humor e alucinações, sofre de dores de cabeça ou febre devido a dor de uma ferida.

Se um indivíduo tem dificuldade em engolir, uma salivação ou espasmos da laringe com a visão de água, tem dificuldade em respirar, perda de consciência ou convulsões.

Tratamento Raiva

A raiva é uma doença fatal em humanos, e o teste é realizado num laboratório especializado. Ele leva uma vacina contra a raiva, logo que os primeiros sinais da doença aparecem. Sempre lave a pele ou ferida com água morna e sabão depois de uma mordida. Desinfectar depois com água sanitária diluído a 1/10°.

Não coloque pontos na ferida no começo, mas se aplica o soro da raiva em torno dele. A vacina contra a raiva deve ser feito o mais cedo possível em um centro especializado.

Dicas Raiva


  • Sempre ser cautelosos animais com comportamento incomum.
  • Evite levando os animais ao risco de ser mordido.
  • A noite passeios e caminhadas são para evitar a propagação de qualquer risco de ser mordido por um morcego.
  • Nunca toque um animal doente ou morto, e sempre exigem a vacinação do seu animal. 


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.