.

06 junho, 2014

Unknown

Bruxismo ou Ranger Involuntário dos Dentes – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Bruxismo é um termo médico que descreve o ato de ranger os dentes e apertamento da mandíbula. Às vezes, as pessoas rangem os dentes sem causar quaisquer sintomas ou problemas. No entanto, os dentes regulares e persistentes de moagem podem causar dor e desconforto em sua mandíbula e pode desgastar os dentes. Ranger os dentes também pode causar dores de cabeça  e dor de ouvido.

A maioria dos casos de ranger os dentes (quase 80%) ocorre inconscientemente durante o sono. É geralmente associada com factores contribuintes, como  estresse ou ansiedade (veja abaixo).

Bruxismo também afecta as pessoas quando eles estão acordados, embora seja mais provável que seja cerrando os dentes e mandíbula, ao invés de moagem. A maioria das pessoas faz isso inconscientemente, enquanto eles estão se concentrando.  

Causas Bruxismo

O bruxismo ocorre quase sempre em associação com outros factores. Cerca de 70% dos casos de bruxismo que ocorrem durante o sono são pensados ​​estar relacionada ao estresse e ansiedade. Há também uma forte associação entre o bruxismo e apneia obstrutiva do sono (SAOS). OSA é um distúrbio do sono onde a sua respiração é interrompida durante o sono.

Ranger os dentes também pode ser causada por tomar certos antidepressivos. Seu estilo de vida também pode ter um efeito. Por exemplo, beber álcool regularmente, fumando e usando drogas recreativas, como o ecstasy e a cocaína, aumentar o risco de bruxismo.

Os médicos às vezes se referem a ranger os dentes que é causada por uma condição subjacente como "bruxismo primário" e ranger de dentes associada a um medicamento, o estado ou o seu estilo de vida como "bruxismo secundário". 

Tratar Bruxismo

Há um número de possíveis tratamentos para o ranger dos dentes, mas poucos têm sido mostrados para serem eficazes. Terapias comportamentais e o uso de protectores bucais, talas boca e dispositivos de avanço mandibular (MADS) são tratamentos recomendados para o bruxismo.

Outros tratamentos, como exercícios de relaxamento muscular e higiene do sono, também podem ajudar a controlar os seus sintomas.

Se você range os dentes enquanto você está dormindo, você pode precisar de usar um protetor de boca, boca tala ou um MAD à noite para proteger os dentes de maiores danos.

Se você tem uma ansiedade ou problema relacionado ao estresse, um curso de  terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser recomendada. CBT pretende gerir os seus problemas mudando a forma como você pensa e agir.

Pode ser possível para quebrar o hábito de ranger os dentes, utilizando técnicas hábito de reversão. Fazendo algumas mudanças de estilo de vida simples, como  deixar de fumar (se você fuma), reduzindo o seu  álcool consumo e gerenciamento de estresse também pode ajudar.

Os Sintomas de Ranger os Dentes 

Ranger os dentes (bruxismo) pode causar diferentes sintomas, incluindo dor facial, dores de cabeça e desgaste dentário anormal.

Alguns dos sintomas do bruxismo, como dor facial, muitas vezes desaparece quando você parar de ranger os dentes. Outro, tais como os danos no dente, podem ser permanentes.

Possíveis sintomas de ranger os dentes incluem:

  • Dores de cabeça 
  • Dor muscular facial (mialgia facial) 
  • Dor de ouvido 
  • Impermeabilidade e rigidez nos ombros 
  • Dor e rigidez na articulação da mandíbula (conhecida como articulação temporomandibular) 
  • Perturbações do sono (tanto para você e seu parceiro). 

Os sintomas que afectam a boca incluem: 

  • Dentes desgastadas, o que pode resultar em dentes curtos, aumentou a sensibilidade do dente e, possivelmente, a perda de dentes
  • Inflamação da gengiva ou retração gengival 
  • Dentes soltos ou sensíveis 
  • Dificuldade para abrir a boca.
É importante notar que o desgaste do dente só ocorre em casos graves de bruxismo, e não todos os que mói os dentes terão o desgaste do dente.

Se seus dentes se desgastam através de moagem, pode ser necessário  o tratamento odontológico para evitar o desenvolvimento de outros problemas como infecção ou um abcesso dentário.

Quando consultar um médico ou dentista

Você deve consultar o seu dentista se:

  • Seus dentes estão desgastados, danificados ou sensíveis. 
  • Você tem dor no maxilar, face ou orelha. 
  • Outros reclamam que você faça um som de moagem em seu sono. 
Converse com seu dentista se você pensa que está ranger os dentes. Eles vão verificar seus dentes e mandíbula para os sinais de bruxismo, ajudá-lo a trabalhar as possíveis causas e sugerir o tratamento adequado.

Faça uma consulta com seu médico se você range os dentes e você tem altos níveis de estresse ou  ansiedade problemas. Eles serão capazes de recomendar o tratamento para ajudar a gerenciar o estresse, o que pode aliviar seus sintomas ranger os dentes.

Causas de Ranger os Dentes 

As causas do ranger de dentes (bruxismo) nem sempre são conhecidos, mas geralmente está ligada a outros factores, como estresse e ansiedade ou problemas de sono.

Estresse e ansiedade

Ranger os dentes é frequentemente associada com problemas mentais ou psicológicos, como estresse e ansiedade. Estudos têm mostrado que quase 70% dos casos de bruxismo do sono são resultado de estresse ou ansiedade que afecta as pessoas subconscientemente, enquanto eles estão dormindo.

Altos níveis de estresse relacionado ao trabalho podem ter um efeito adverso significativo em seu sono, e desencadear episódios de bruxismo do sono.

Estar estressado ou ansioso também pode fazer com que você apertar sua mandíbula ou ranger os dentes. Por vezes, o bruxismo pode ser causado pelo uso de certos antidepressivos que são usados ​​para tratar a  depressão e ansiedade (ver abaixo).

Os Distúrbios do Sono

Estudos têm mostrado que as pessoas que roncam ou têm um distúrbio do sono, como a  apneia obstrutiva do sono (SAOS), é mais provável que rangem os dentes enquanto estão dormindo. OSA faz com que a sua respiração de ser interrompido enquanto você dorme.  

Você também é mais provável que range os dentes, se você:

  • Falar ou murmurar durante o sono 
  • Comportamento violento durante o sono, como chutar para fora ou perfuração 
  • Paralisia do sono: 
    • A incapacidade temporária para mover ou falar ao acordar ou adormecer
  • Experimentar alucinações (ver ou ouvir coisas que não são reais), enquanto você está semiconsciente.

Medicação

O bruxismo, por vezes, pode ocorrer como um efeito colateral de tomar certos tipos de medicação. Estes incluem alguns medicamentos psicotrópicos (medicamentos que afectam o seu humor), como antidepressivos e antipsicóticos.

O bruxismo pode ser ligado a um tipo de  antidepressivo conhecido como um  inibidor da recaptação da serotonina (ISRS). Exemplos de SSRIs incluem paroxetina, fluoxetina e setraline.

Estilo de vida

Certos factores de estilo de vida também podem aumentar suas chances de desenvolver o bruxismo. Estes incluem:
  • Beber quantidades excessivas de álcool 
  • Fumar
  • Usar drogas recreativas , como ecstasy e cocaína
  • Beber bebidas com cafeína, como chá ou café (seis ou mais xícaras por dia). 

Ranger os dentes em crianças

Algumas estimativas sugerem que 15% a 33% das crianças rangem os dentes regularmente. Geralmente ocorre após eles desenvolvem seus primeiros dentes e novamente depois que eles desenvolvem seus dentes permanentes. O hábito geralmente pára após os dentes adultos estão totalmente formados.

Depois de dentição, uma criança pode rangem os dentes, pelas mesmas razões que os adultos fazem. Por exemplo, ela pode ocorrer em momentos de estresse, como durante exames escolares. 

Tratar o Ranger os Dentes - Prevenção Bruxismo

Para ajudar a evitar o bruxismo:

  • Tenha regulares  check-ups odontológicos.
  • Esteja ciente de como o estresse e a ansiedade afectá-lo; encontrar  técnicas de relaxamento que trabalham para você.
  • Cortar para trás em seu  álcool consumo. Porque pode fazer bruxismo do sono pior
  • Parar de fumar  (se você fuma).
  • Evite  drogas recreativas, como o ecstasy e cocaína.
  • Não mastigar canetas, lápis ou quaisquer outros itens não-alimentares. 
  • Esteja ciente de quando você moer seus dentes (se você fizer isso enquanto acordado) e tentar quebrar o hábito de relaxar os músculos da mandíbula. 

Check-ups Dentários

Quantas vezes você precisa de um check-up odontológico, e o que esperar quando você visita seu dentista 
Terapias comportamentais e usando protectores bucais, talas boca ou dispositivos de avanço mandibular (MADS) são tratamentos recomendados para o bruxismo.

Outros tratamentos, como exercícios de relaxamento muscular e medidas de higiene do sono, também pode ajudar você a gerenciar seus sintomas.

Os protectores bucais, talas e a assistência médica

Você pode precisar usar um protector bucal ou uma tala boca durante a noite. Esses dispositivos impedem o movimento dente por noite fora a pressão na boca.

Um protector bucal ou tala também cria uma barreira física entre os dentes superiores e inferiores para protegê-los de danos maiores. Eles também ajudam a reduzir os ruídos de moagem que você faz durante a noite.

Os protectores bucais são similares na aparência aos utilizados em esportes como o boxe. Eles são geralmente feitos de borracha ou plástico bendy e pode ser feita pelo seu dentista para caber sua boca. Você geralmente tem que pagar por este tipo de aparelho dental feito por encomenda.

Os protectores bucais também estão disponíveis para compra a partir do seu farmacêutico local. No entanto, é pouco provável que se encaixam bem como aquele que é feito pelo dentista.

A tala de boca (também conhecido como uma placa oclusal ou placa de mordida) é feito de plástico duro e se encaixa exactamente sobre os dentes superiores e inferiores. A tala será geralmente mais caro do que um protector de boca.

Os protectores bucais e talas boca pode ajudar a reduzir a actividade muscular em sua mandíbula durante a noite. No entanto, apenas será capaz de controlar a condição, não curá-lo.

Dispositivos de avanço mandibular (MADS) são normalmente utilizados para ajudar a gerenciar os problemas do sono, como a  apneia obstrutiva do sono  (SAOS) e ronco. A investigação demonstrou que eles também podem ser eficazes para o tratamento do bruxismo sono.

O dispositivo consiste de dois protectores de boca (um para os dentes superiores e outra para os dentes inferiores) que são soldadas entre si. Ele é usado em sua boca durante a noite e tem o maxilar inferior para a frente e fechou enquanto você está dormindo.

De assistência médica já foi mostrado para reduzir significativamente a quantidade de actividade de bruxismo, quando usado durante a noite. No entanto, eles podem ser mais doloroso do que usar protectores bucais ou talas.

O tratamento da causa subjacente

Tratamentos psicológicos, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser usado para tratar problemas psicológicos subjacentes, tais como estresse e ansiedade, que podem estar fazendo com que você range os dentes.

CBT tem como objectivo ajudar você a gerenciar seus problemas mudando a forma como você pensa e agir. Um terapeuta especialmente treinado irá encorajá-lo a falar sobre como você pensa sobre si mesmo, o mundo e as outras pessoas, e como suas acções afectam seus pensamentos e sentimentos.

Se o bruxismo é o stresse relacionado, é importante que você tente relaxar e ter uma boa noite de sono. Há uma série de coisas que você pode fazer para ajudá-lo a relaxar antes de ir para a cama. Estes incluem:
  • Yoga  
  • Respiração profunda 
  • Massagem 
  • Leitura 
  • Tomar banho 
  • Ouvir música. 
Coisas diferentes vão funcionar para pessoas diferentes. O seu médico também será capaz de recomendar alguns adicionais  de gerenciamento de estresse técnicas.

Acabar com o Hábito

As Técnicas de reversão do hábito são projectadas para quebrar o hábito de ranger os dentes. Se você range os dentes enquanto acordado, você pode registrar o número de vezes que você range os dentes todos os dias. Você pode, então, trabalhar para fora quando vocês são mais propensos a fazê-lo e por quê; por exemplo, quando você se concentrar ou estressado.

Estar mais consciente do seu hábito, será mais fácil para você quebrar. Para quebrar o hábito que você pode treinar-se para relaxar o maxilar quando você se sente ranger ou apertar. Por exemplo, você pode abrir sua mandíbula ligeiramente ou coloque delicadamente a língua entre os dentes superiores e inferiores.
Não há nenhuma evidência científica de que o uso de técnicas de reversão de hábito vai curar seu bruxismo.
Técnica de reversão pode ser usado por um terapeuta especialmente treinado, ou você pode experimentá-los você mesmo usando um programa de computador ou de auto-ajuda livro. O seu médico será capaz de aconselhá-lo.

Tratar e Prevenir Problemas Dentários

É importante que você tenha regulares check-ups odontológicos e que todos os problemas causados ​​por sua moagem dentes são tratados o mais cedo possível para evitar mais danos.

Por exemplo, se a sua moagem leva a um dente quebrado, que é deixada sem tratamento, o nervo do seu dente pode morrer e um  abcesso dentário  poderia desenvolver. Se este for o caso, você pode precisar de ter  um tratamento de canal.

Em casos graves, o dente pode realmente dividido em dois. Se isso acontecer, o seu dentista não será capaz de salvar o dente e ele terá de ser retirado.

Problemas dentários, como desalinhados, rachado, tortos ou dentes perdidos geralmente podem ser tratados com tratamentos dentários reconstrutivos, como dentes falsos, sobreposições e coroas. Estes tratamentos podem, por vezes, remodelar a superfície de mastigação dos seus dentes e você parar de moagem. Você geralmente tem que pagar por este tipo de tratamento odontológico e que muitas vezes pode ser caro.

Medicação

Medicação não é usada normalmente para tratar o bruxismo. No entanto,  as drogas anti-inflamatórios não esteróides  (AINE), tais como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar qualquer dor ou inflamação que você tem em torno de sua mandíbula, como resultado de ranger os dentes.

Em alguns casos, o seu médico pode sugerir tomar um relaxante muscular, antes de ir para a cama para ajudar a aliviar os sintomas.

Se você desenvolver o bruxismo como um efeito colateral da medicação antidepressiva , o seu médico pode sugerir mudar sua medicação. Nunca pare de tomar a medicação que foi prescrita para você, sem antes consultar o seu médico de família.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.