.

09 junho, 2014

Unknown

Enema de Bário – Indicações, Diagnóstico, Riscos, Vantagens, Como é Realizada

Um enema de bário é um teste que ajuda a destacar o intestino, por isso pode ser claramente visto em um raio-X. Um líquido branco é passado para o seu intestino através de seu fundo.

Ele permite que os médicos a investigar problemas, tais como:


  • Câncer de intestino 
  • Tumores cancerosos ou não cancerosos (pólipos intestinais)
  • Inflamação da mucosa do intestino grosso (colite ulcerosa ou doença de Crohn)
  • Bolsas resultantes do intestino grosso (doença diverticular).

Quando você pode ser encaminhado para um enema de bário

O seu médico poderá sugerir um enema de bário se você tem notado sangue nas fezes ou se você tem uma mudança inesperada para seus movimentos intestinais, como  diarreia ou prisão de ventre.
Também pode ser usado se você tiver uma história familiar de pólipos colorretais ou câncer colorrectal e de ter inexplicável menor dor abdominal.

A  tomografia computadorizada ou uma colonoscopia (um tipo de endoscopia) são alternativas para um enema de bário.

Um exame enema opaco não é aconselhável se você estiver grávida, porque você vai estar exposto a alguma radiação. A quantidade de radiação é considerado seguro para o paciente, mas pode ser perigoso para o feto.

O que acontece durante um enema de bário

O exame pode ser realizado por meio de: 

  • Um radiologista - um médico com experiência em imagens médicas 
  • Um radiologista - um profissional de saúde especialmente treinados para produzir imagens médicas. 

Um líquido chamado sulfato de bário é passado para o seu intestino através de um pequeno tubo flexível inserido na sua parte inferior. Os revestimentos líquidos no interior do intestino de modo que ele pode ser claramente visto no raio-X.

Ao mesmo tempo, o ar é normalmente bombeada através do tubo para expandir o intestino grosso. Isso ajuda a tornar as imagens o mais claro possível.

Todo o processo de injectar o líquido e tomar os necessários raios-X  leva cerca de 30 minutos. Ela não deve ser dolorosa, mas pode causar algum desconforto e inchaço, principalmente devido ao intestino grosso que se estende, quando o ar é bombeado para dentro

Você normalmente recebem uma injecção de um medicamento chamado Buscopan durante o exame. Isso pode ajudar a aliviar qualquer sensação de cólicas e melhorar as imagens.

As imagens de raios-X são analisadas por um radiologista após a nomeação. Um relatório é dado a seu médico, geralmente dentro de 14 dias.

Como um enema de bário é realizada 

Um enema de bário é um procedimento de rotina que leva cerca de 30 minutos para fazer. Você deve ser capaz de ir para casa logo após o teste.

Você pode levar um familiar ou amigo com você, mas não pode ser permitido para a sala de raio-X. É aconselhável que você traga alguém com você para te levar para casa, como você pode não ser capaz de dirigir em linha recta após o procedimento.

Preparar-se para um enema de bário

Antes de ter um enema de bário, seu intestino deve estar vazia de quaisquer fezes para se certificar de imagens claras podem ser tomadas. O seu médico irá aconselhá-lo sobre o tipo de alimento que você pode comer no dia anterior ao teste e você vai ser prescrito um forte  laxante para limpar o seu intestino. Siga as instruções cuidadosamente e ficar em casa o dia antes de seu teste para evitar qualquer inconveniente e para ser o mais confortável possível.

Se você é  diabético e toma insulina ou comprimidos, certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções dadas pelo hospital, de modo que os seus níveis de açúcar no sangue não cair.

Se não houver instruções especiais sobre a folha de informação que você recebeu, entre em contacto com o departamento de radioterapia e procurar os seus conselhos antes de iniciar a preparação rotina intestinal. A maioria dos hospitais vai tentar arranjar um compromisso de manhã se você tem diabetes.

Durante um enema de bário

Você será solicitado a mentir sobre uma mesa de raio-X do seu lado, e um pequeno tubo macio será gentilmente inserido alguns centímetros em sua parte inferior (recto). Também pode ser dada uma injecção, geralmente de Buscopan, um medicamento que ajuda a prevenir o espasmo de cólon. Muitos radiologistas dar esta injecção de rotina no início de cada procedimento de enema de bário. O seu médico pode não lhe dar essa injecção, se você tem um histórico de  doença cardíaca ou glaucoma.

O líquido sulfato de bário é passado através do tubo e em seus dois pontos, eo radiologista será capaz de ver isso em uma tela de televisão. Você pode ser solicitado a mentir em uma série de posições diferentes para ajudar o fluxo do líquido de bário, e para obtê-lo para espalhar uniformemente ao longo da parede do cólon. Ar pode também ser bombeado para dentro do cólon para a expandir e empurrar o líquido para dentro de sulfato de bário. Isso pode se sentir um pouco desconfortável, como tendo preso vento.

Após o bário foi passada para dentro do cólon, uma série de imagens de raios-X serão tomadas a partir de várias posições. A tabela de raios-X irá girar para colocá-lo em uma posição erecta. Você será solicitado a rolar em cada lado para obter os vários quadros necessários. Como os raios-X estão sendo tomadas, você será solicitado a segurar a respiração.

O teste geralmente leva cerca de 30 minutos. Quando os raios-X foram tomados, o tubo será removido e você pode, então, ir ao banheiro. Os resultados dos testes serão enviados para o seu médico no prazo de 14 dias.

Sente-se Dor

Ter um enema de bário não deve doer, mas pode causar algum desconforto. Algumas pessoas experimentam Cramp, como dor durante e um pouco depois do procedimento. O processo não envolve uma significativa quantidade de movimento e rolando sobre a mesa. Se você é fraco ou tem uma condição que pode tornar isso difícil, deixe o departamento de imagem saber antes de ter o preparo intestinal. Um ensaio alternativo pode ser mais apropriado.

Algumas pessoas também se preocupam que eles podem não ser capazes de manter o líquido de bário e ar em seu intestino. Tente segurá-lo, mantendo os músculos do seu fundo muito apertado. Se você deixar de ir muito cedo, pode afectar as imagens de raios-X. Algumas pessoas vazar fluido de bário sobre a mesa de raios-X, mas tente não se preocupar muito com isso acontecendo.

Depois do Exame

Você pode comer normalmente imediatamente após o procedimento. É uma boa ideia para comer frutas e legumes e beber muitos líquidos durante três dias depois para evitar a prisão de ventre, até que suas fezes voltaram ao normal. Após o procedimento:

  • Você terá que ir ao banheiro. É uma boa ideia para ficar perto de um banheiro para as próximas horas.
  • Suas fezes aparecerá branco e descolorido por alguns dias. Este é o líquido de bário que passa fora de seu sistema.
  • Se você tiver uma injecção de Buscopan, você terá que esperar até 30 minutos antes de conduzir, uma vez que pode borrar sua visão. É melhor ter alguém com você para te levar para casa

Riscos durante um enema de bário 

Antes de ir em frente com um enema de bário, o médico radiologista e vai pesar os riscos do procedimento contra os benefícios do diagnóstico de um distúrbio ou doença potencialmente grave, como o câncer de intestino.

Existem alguns riscos a serem considerados antes de ter um enema de bário, embora eles geralmente são raros e, geralmente, é um procedimento seguro. Um enema de bário não pode ser utilizado em determinados grupos de pessoas, tais como mulheres grávidas ou pessoas que foram diagnosticadas com grave colite (inflamação do intestino grosso).

A exposição à radiação

A exposição à radiação é menor que a duração e nível de radiação usada é mantida ao mínimo. Você estará exposto a  raios-X por cerca de dois a três minutos. A quantidade de radiação que estão expostos é equivalente ao que você receberia naturalmente do meio ambiente ao longo de cerca de três anos.

Você não deve ter um raio-X se estiver grávida, já que há um risco ligeiramente maior de um feto ser prejudicado pela radiação. Um enema de bário será usado apenas em circunstâncias muito excepcionais, se você está grávida.

Perfuração intestinal 

Existe um pequeno risco de perfuração do intestino (um pequeno buraco no intestino). Esta é uma complicação grave que pode ser fatal. No entanto, é extremamente raro e geralmente só acontece se você tiver um problema, como a inflamação grave do intestino grosso.

Os efeitos colaterais 

Existe o risco de efeitos secundários do fármaco Buscopan, que é dado a relaxar os músculos da parede do intestino. Seu radiologista irá verificar se você tem um histórico de  doença cardíaca ou  glaucoma antes de dar a injecção para você. A droga pode causar visão turva temporariamente.

Algumas pessoas podem não tolerar bário muito bem e pode dar-lhes uma dor de estômago ou prisão de ventre. Em casos extremamente raros, pode causar uma reacção alérgica.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.