Espondilolistese significa que um osso da parte inferior da coluna (uma vértebra) caiu para fora de posição e no osso abaixo. Isto não deve ser confundido com um disco de hérnia, onde um dos discos da coluna vertebral entre as vértebras se rompeu.
Quais são os sintomas de Espondilolistese?
Espondilolistese pode variar de leve a grave e nem sempre os sintomas estão presentes.
Mas, normalmente, pessoas com experiência espondilolistese:
- Dor lombar, que é muitas vezes pior com a actividade e pode levar a dor ciática (dor irradiando para as pernas como resultado de danos nos nervos)
- Músculos isquiotibiais tensos
- Dor nas coxas e nádegas
- Rigidez
- Sensibilidade na área da vértebra deslizado.
Causas da Espondilolistese
Em crianças, a espondilolistese é geralmente devido a um defeito congénito em que a área da coluna vertebral, ou o resultado de uma lesão súbita.
Em adultos, é mais comummente causada por desgaste relacionado com a idade da coluna ou uma doença degenerativa, como a artrite.
Outras causas possíveis em adultos são:
- Uma doença óssea
- Uma fratura, como resultado de uma lesão súbita
- Uma fratura por estresse (couro cabeludo), como resultado da pressão sustentada sobre a coluna vertebral - comummente visto em ginastas e levantadores de peso.
Quando consultar o seu médico
Você deve consultar o seu médico de família se:
- Você tem dor nas costas persistente ou rigidez
- Você tem dor persistente em suas nádegas ou coxas
- Suas curvas de volta excessivamente.
O seu médico irá examiná-lo fisicamente e pode pedir-lhe para fazer uma elevação da perna recta, o que é muitas vezes doloroso se você tiver espondilolistese.
Um raio-X da coluna (tirada quando você está em pé) vai mostrar se um de seus ossos está fora de lugar, e se você tem uma fartura.
Tratamento e Perspectivas
O tratamento varia de acordo com a gravidade do seu estado. Você pode obter um melhor simplesmente fazendo alguns exercícios de alongamento e fortalecimento e evitar esportes de contacto e excesso de alongamento da coluna vertebral.
Você deve tentar tratamentos não-cirúrgicos em primeiro lugar, tais como:
- Analgésicos anti-inflamatórios para reduzir a dor nas costas
- Fisioterapia
- Repouso.
Estas medidas só irá proporcionar um alívio temporário, mas você pode encontrar sintomas desaparecem com o tempo de qualquer maneira.
A cinta de volta normalmente não é recomendado, pois não permite que você use seus músculos da coluna vertebral do núcleo, e assim enfraquece sua coluna. Você deve evitar actividades enquanto você ainda está experimentando sintomas.
Complicações de Espondilolistese
Espondilolistese não corrigida às vezes pode resultar em cifose, onde a parte superior da parte traseira é excessivamente curva e parece mais arredondado do que o normal.
Os Casos Graves de Espondilolistese
A dor severa que não melhora pode exigir cirurgia. Isto envolve a fusão da vértebra deslizado para as vértebras vizinhas.
Cirurgia acarreta um risco de lesão do nervo, por isso você deve conversar com seu médico sobre os prós e contras deste tratamento e pensar nisso com cuidado antes de prosseguir.
O procedimento é geralmente eficaz no alívio de sintomas de espondilolistese grave quando a vértebra está pressionando os nervos.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.