.

06 junho, 2014

Unknown

Lesão do Tornozelo – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A lesão no tornozelo é uma lesão relativamente comum, muitas vezes causada por torcer o tornozelo, quedas ou uma lesão desportiva.  Pode ser tratada com um molde de gesso ou cirurgia e recuperação total geralmente leva de oito a 12 semanas. Se suspeitar de um tornozelo quebrado, vá imediatamente a um departamento de emergência mais próximo.

Como posso saber se o meu tornozelo está quebrado ou rachado?

Os médicos referem-se a quebras ou fissuras nos ossos, como fracturas. Se você ferir o seu tornozelo, podem indicar uma fractura:

  • Dor - especialmente nos ossos ao redor do tornozelo 
  • Você é incapaz de andar 
  • Tornozelo inchado 
  • Um som de 'crack' 
  • Dor tornozelo é uma forma engraçada (deslocado) 
  • Lá é osso cutucando fora da pele (fractura exposta ou composto). 

Se a lesão não é grave, pode ser difícil dizer se seu tornozelo está quebrado ou apenas torcido (ver entorses e distensões). Um raio-X é necessário para confirmar um tornozelo quebrado e ajudar a decidir o tratamento adequado.

Por causa do choque e da dor de quebrar o tornozelo, você pode se sentir fraco, tonto ou enjoado.

O que você pode fazer

Tente evitar colocar qualquer peso sobre o tornozelo. Peça a um amigo ou parente para levá-lo ao hospital e apoiar o seu peso enquanto você anda no seu outro pé. Levantando a perna e aplicar uma compressa de gelo (experimente um saco de ervilhas congeladas envolto em uma toalha de chá) pode ajudar a reduzir a dor e inchaço.

Você pode tomar over-the-counter analgésicos para ajudar a aliviar a dor. Ibuprofeno ou paracetamol é uma boa escolha. Se o tornozelo é deslocado, ou você pode ver ossos de fora da pele, a dor vai ser muito grave e você deve chamar uma ambulância.

Tratamento Fractura do Tornozelo

Os médicos vão garantir primeiro a sua dor é controlada com comprimidos ou medicação mais forte através de um sistema de gotejamento. Por vezes o gás e o ar são usados.

Um raio-X é necessário para confirmar a fractura e para ajudar a decidir sobre o tratamento adequado.
Se o seu tornozelo está deslocado ou os ossos são mal desalinhados (deslocada), os médicos podem decidir para empurrá-los de volta no lugar (redução). 

Você será dado analgésicos fortes ou sedação para garantir o seu conforto durante o procedimento. Fracturas simples, onde os ossos não se mudaram não a redução. O realinhamento dos ossos ajuda com dor e inchaço no tornozelo e reduz o risco de complicações da fractura.

Gesso

Fracturas de tornozelo simples podem ser tratadas com um molde de gesso. Você não será permitido colocar peso sobre o tornozelo quebrado assim muletas é necessário para caminhar. Analgésico será fornecido e uma nomeação deve ser feita com uma clínica de fractura. Ortopedistas, então, assumir a gestão de seu tornozelo quebrado.

Na clínica de fractura, um gesso mais leve será colocado, que permanece acesa durante seis a oito semanas. Depois de quatro semanas, você pode ser capaz de colocar algum peso sobre o tornozelo ou alterar o gesso por uma bota especial removível. Você será visto regularmente na clínica de fractura e ter mais raios-X para monitorar a cicatrização.

Cirurgia

As fracturas mais graves muitas vezes requerem cirurgia para realinhar os ossos e corrigi-los. A  anestesia geral é normalmente utilizado (onde são colocados para dormir).

O cirurgião faz cortes na pele perto do tornozelo e os ossos são colocados de volta na posição. Uma combinação de placas, parafusos e fios podem ser utilizados para segurar os ossos, e a ferida é fechada com pontos. Este procedimento é chamado de redução aberta e fixação interna (RAFI). Normalmente, os metais não for removido, a menos que se torna um problema.

Em casos raros, o cirurgião pode usar um quadro externo para manter os ossos quebrados juntos. Isso é chamado de fixação externa. A maioria das pessoas vai ficar no hospital por dois ou três dias após a cirurgia para um tornozelo quebrado.

Recuperar Fractura do Tornozelo

Demora cerca de seis a 12 semanas para um tornozelo quebrado para curar, mas pode levar mais tempo para recuperar o pleno movimento da perna e do pé mais baixo.

Quanto tempo você pode retornar ao trabalho depende de quanto você fracturou o tornozelo e o tipo de trabalho que você faz, mas você provavelmente vai estar fora por pelo menos quatro a seis semanas. Siga os conselhos do seu médico em movimento e em repouso no tornozelo. É importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento da clínica depois de ter recebido alta do hospital.

Pergunte aos seus amigos ou a família para ir às compras para você, porque você não será capaz de fazer isso sozinho. Poderá, no entanto, ser capaz de se mover em torno de sua casa de muletas e gerenciar escadas. Você pode ser encaminhado para um fisioterapeuta, que irá mostrar-lhe exercícios que podem acelerar a sua recuperação. Se você tem um molde de gesso, não se esta molhado. Para mais conselhos, consulte Como devo cuidar do meu gesso? 

Quando consultar o seu médico

Verifique o tornozelo regularmente e ver o seu médico de família se:

  • A dor piora ou não é aliviada por analgésicos comuns - o seu médico pode ser capaz de prescrever um analgésico mais forte. 
  • Você desenvolver quaisquer outros problemas médicos ou quer um conselho sobre o retorno ao trabalho.  
  • Você está pensando em voar após uma cirurgia no tornozelo. Tendo a cirurgia recente é um factor de risco para trombose venosa profunda (TVP) e seu médico pode avaliar o seu risco.

Quando voltar para o hospital

Volte para o seu mais próximo acidente e departamento emergência se:

  • Você tem alfinetes e agulhas ou dormência em seus dedos do pé. 
  • Há uma descarga de odor fétido da ferida cirúrgica do seu tornozelo.  
  • A pele em torno de seu tornozelo ou no pé virou azul. 
  • O tornozelo fica muito inchado. 

Os sinais acima podem indicar uma infecção ou um problema com os nervos ou suprimento de sangue para o tornozelo.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.