.

06 junho, 2014

Unknown

Morte Cerebral – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A morte cerebral ocorre quando uma pessoa não tem mais nenhuma actividade em seu tronco cerebral e nenhum potencial para a consciência, mesmo que um ventilador é manter seu coração batendo e oxigénio circula através de seu sangue. Quando a função do tronco cerebral é permanentemente perdida, a pessoa será confirmada morto.

Confirmação de Morte

Na morte confirmando passado era simples - a morte ocorre quando o coração pára de bater e uma pessoa não é mais a respiração. Por sua vez, a ausência de oxigénio, como resultado da ausência de fluxo sanguíneo irá rapidamente levar à perda permanente da função do tronco cerebral.

Agora confirmação da morte pode ser mais complexa, pois é possível manter o coração batendo, após o tronco cerebral tem permanentemente parou de funcionar. Isto é, como resultado de manter alguém ligado a um ventilador permitindo assim que o corpo (e no coração) a ser oxigenado artificialmente.

Mas uma vez que o tronco cerebral parou de funcionar de forma permanente, não há maneira de reverter isso e o coração vai parar de bater, eventualmente, mesmo se um ventilador tem sido utilizado. Para salvar a família e os amigos de sofrimento desnecessário, uma vez que há provas claras de que a morte cerebral ocorreu o ventilador está desligado.

O Tronco Cerebral

O tronco cerebral é a parte inferior do cérebro que está ligado à medula espinal (uma coluna de tecido nervoso localizada na coluna espinal). 

O tronco cerebral é responsável por regular a maioria das funções automáticas do corpo que são essenciais para a vida. Estes são os seguintes:

  • Respiração 
  • Batida de coração 
  • Pressão arterial 
  • Engolir. 

O tronco cerebral também retransmite todas as informações de e para o cérebro para o resto do corpo, por isso desempenha um papel fundamental em funções essenciais do cérebro, tais como consciência, percepção e movimento. Não há possibilidade de consciência uma vez a morte cerebral ocorreu e em combinação com a incapacidade de respirar ou manter a função corporal que constitui a morte do indivíduo.
A morte cerebral pode ocorrer quando o sangue e o suprimento de oxigénio para o cérebro são interrompidos. 

Isto pode ser causado por:


  • Parada cardíaca - isto é, quando o coração pára de bater e o cérebro é privado de oxigénio 
  • Ataque cardíaco  - uma emergência médica grave que ocorre quando o suprimento de sangue para o coração é bloqueado de repente
  • Acidente vascular cerebral  - uma emergência médica grave que ocorre quando o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido
  • Coágulo de sangue  - um bloqueio em um de seus vasos sanguíneos que perturba ou bloqueia o fluxo de sangue para todo o corpo.

A morte cerebral também pode ocorrer como resultado de:


  • Um  ferimento grave na cabeça 
  • Infecções, como a  encefalite (uma infecção viral do cérebro)
  • Um  tumor cerebral (um crescimento de células se multiplicam de forma anormal, incontroláveis ​​no cérebro).

Estado Vegetativo Persistente

Há uma diferença entre a morte do cérebro e um  estado vegetativo persistente (PVS), que pode ocorrer após grandes danos ao cérebro.

Alguém em um PVS pode mostrar sinais de vigília (eles podem abrir os olhos, por exemplo), mas não tenho resposta para os seus arredores. 

Em casos raros, alguns pacientes podem demonstrar algum senso de resposta que pode ser detectada através de um exame do cérebro, mas não ser capaz de interagir com os seus arredores. 

No entanto, a diferença importante entre PVS e morte cerebral é que um paciente com PVS ainda tem um tronco cerebral funcionando, portanto: 

  • Alguma forma de consciência pode existir em alguém em um estado vegetativo persistente. 
  • Uma pessoa em um PVS ainda pode respirar sem ajuda. 
  • Uma pessoa em um PVS tem uma pequena chance de recuperar porque as principais funções do tronco cerebral são frequentemente afectados, enquanto uma pessoa com morte cerebral não tem chance de recuperação como o corpo não pode sobreviver sem o apoio artificial. 

Confirmação Morte Cerebral

Apesar de raros, existem algumas coisas que podem fazer parecer que alguém está com morte cerebral, tais como:

  • Overdose de drogas 
  • Grave  hipotermia - quando a temperatura do corpo cai abaixo de 28C
  • Coma diabético - onde o açúcar no sangue torna-se perigosamente elevado e uma pessoa fica desidratada.

Assim, uma série de testes são realizados para garantir que a morte cerebral que realmente ocorreu, como uma tocha brilhando em ambos os olhos para ver se eles reagem à luz.

A Doação de Órgãos

Uma vez que a morte cerebral ocorre muitas vezes é possível ainda remover os órgãos do corpo que pode ser usado em, muitas vezes, salva-vidas, os transplantes de órgãos.

Decidir se a realização de um transplante pode ser uma decisão difícil para os parceiros e parentes. O pessoal dos hospitais estão cientes dessas dificuldades e vai tentar garantir a questão é tratado com sensibilidade e pensativo.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.