.

09 junho, 2014

Unknown

Pedras ou Cálculos na Bexiga – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Pedras na bexiga são pedras que se formam no interior da bexiga, que podem variar de tamanho. As pedras podem irritar a parede da bexiga, pode interromper o fluxo de urina para fora da bexiga e causar infecções.

Isto pode causar sintomas como:


  • Dor, que muitas vezes pode ser grave, na parte inferior do abdome 
  • Alterações no padrão normal de micção, como ter de urinar com mais frequência ou acordar no meio da noite a necessidade de ir ao banheiro 
  • Sangue na urina  
  • Dor ao urinar.

Quando consultar o seu médico

É recomendável que você entre em contacto com o seu médico se você tiver algum dos sintomas acima mencionados. Eles não são necessariamente o resultado de cálculos na bexiga, mas que vai exigir uma investigação mais aprofundada.

Causas de Pedras na Bexiga

A causa mais comum de pedras na bexiga é quando uma pessoa é capaz de esvaziar completamente a urina da sua bexiga. Se a urina na bexiga situa-se por um longo período de tempo, os produtos químicos em que os cristais de forma de urina, que se juntam e endurecer para formar pedras na bexiga.

Razões pelas quais uma pessoa pode ser incapaz de esvaziar sua bexiga completamente incluem:

  • Nos homens, tendo um  aumento da próstata que bloqueia o fluxo de urina para fora da bexiga
  • Uma lesão na coluna que danifica os nervos usados ​​para controlar a bexiga, particularmente em pessoas com cateteres. 

Uma dieta pobre também pode contribuir para a formação de pedras na bexiga. Uma dieta carente de nutrientes e fluidos pode mudar a composição química da urina, tornando a formação de pedras mais provável.

Um baixo teor de gordura, dieta rica em fibras é recomendado, incluindo a abundância de frutas frescas e vegetais (pelo menos cinco porções por dia) e cereais integrais.

Tratamento Pedras na Bexiga

A cirurgia é normalmente necessária para remover as pedras da vesícula. O procedimento mais comum é conhecido como um cistolitholapaxy, onde um telescópio e dispositivos de trituração de pedra são usados ​​para quebrar as pedras, antes de serem removidas.

Também é importante tratar as causas subjacentes de pedras na bexiga (se possível) para evitar novas pedras em desenvolvimento no futuro.

Quem é afectado por Pedras na Bexiga?

A cada ano na Inglaterra cerca de 6.000 pessoas ir para o hospital para ser tratada de pedras na bexiga. A maioria dos casos de pedras na bexiga afecta homens mais velhos com 50 anos ou acima, por causa da ligação com o aumento da próstata.

Pedras na bexiga podem afectar crianças, mas isso é muito menos comum, com uma média de 20 a 40 casos por ano.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.