.

09 junho, 2014

Unknown

Tosse com Sangue ou Hemoptises – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Tosse com sangue raramente é um sinal de doença grave para pessoas saudáveis. No entanto, em pessoas mais velhas, especialmente os fumantes, é um motivo de preocupação. O termo médico para tosse com sangue é hemoptise. Trazendo-se pequenas quantidades de sangue na expectoração (catarro e saliva) às vezes pode ser causada por tosse prolongada. No entanto, se você também tem outros sintomas, como febre, você pode ter uma infecção no peito.

O que fazer se tossir sangue

Consulte o seu médico o mais cedo possível depois de tossir sangue. É particularmente importante que você consulte o seu médico se há sangue na expectoração e:

  • Você tossir mais do que algumas colheres de chá de sangue 
  • Também há sangue na urina ou sangue nas fezes 
  • Você também tem dor no peito, tonturas, febre, tontura ou falta de ar piora 
  • Você tem uma perda de apetite ou perda de peso. 

O seu médico será capaz de avaliar se há qualquer outra condição médica séria que precisa ser investigado e tratado.

Outros testes que podem ser necessários

Você pode ser solicitado para uma amostra de sua saliva para que ele possa ser analisado para a infecção. Outros testes, como exames de sangue também podem ser necessários.

O seu médico poderá decidir encaminhá-lo para um especialista em seu hospital local para uma caixa de raios-X ou uma verificação mais detalhada, como uma tomografia computadorizada.

Em alguns casos, outros exames podem ser necessários para descobrir onde o sangue está vindo. Por exemplo, você pode ser encaminhado para um especialista que irá realizar uma broncoscopia (onde as principais passagens de ar dos pulmões são examinados através de um tubo com uma câmera em uma das extremidades).

Causas de Hemoptises

Um grave  hemorragia nasal ou sangramento na boca ou na garganta pode causar sangue para sair em sua saliva ao tossir. Isto é diferente de tosse com sangue de dentro de seu peito.

O sangue de seu peito é muitas vezes misturado com muco (não pode ser apenas manchas de sangue no muco ou muco pode ser espumosa ou manchada de sangue).

Também é importante para determinar se você está tossindo sangue de suas vias respiratórias ou pulmões, ao invés de vomita-lo do seu estômago. Este último pode indicar um problema diferente, tal como uma úlcera péptica.

As causas mais comuns de sangue no escarro (hemoptise)

As razões mais comuns para a tosse com sangue são:

  • Tosse severa e prolongada
  • Uma  infecção no peito  - isso é mais provável se o escarro é colorido ou contém pus, você tem uma febre ou você tem uma sensação de aperto no peito
  • Bronquiectasia  - esta é uma doença pulmonar a longo prazo, que faz com que o excesso de muco a acumular-se nas vias aéreas.

Causas menos comuns de sangue no escarro

Menos comummente, tosse com sangue pode ser o resultado de:

  • Embolia pulmonar (um coágulo de sangue nos pulmões) - este geralmente provoca falta de ar súbita e dor no peito
  • Edema pulmonar  (um acumulo de líquido em torno dos pulmões) - seu escarro será rosa e espumosa; isso geralmente ocorre em pessoas com problemas cardíacos pré-existentes
  • Câncer de pulmão  - no entanto, isso raramente é a causa em pessoas com idade inferior a 40 e em não-fumantes  
  • Tuberculose (TB)  - uma infecção pulmonar grave associada a febre e suores; TB está se tornando mais comum no Reino Unido  
  • Câncer na garganta ou traqueia. 

Às vezes, nenhuma causa pode ser encontrada e o episódio não volte a acontecer. Isto é conhecido como hemoptise inexplicável.

Causas raras de sangue no escarro

Em casos raros, tosse com sangue pode ser causada por um problema de válvula cardíaca denominada  estenose mitral, ou uma doença grave dos vasos sanguíneos chamados poliarterite nodosa.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.