.

17 janeiro, 2014

Unknown

Aftas - Definição, Causas, Tipos e Tratamento

As Aftas são pequenas úlceras ou lesões na boca, e são caracterizadas como uma erosão da mucosa. Normalmente são de cor amarela ou branco, rodeadas por uma zona ligeiramente avermelhada. Elas podem aparecer na mucosa bucal, gengivas ou sobre ou sob a língua. A intensidade de dor varia de acordo com a localização das úlceras. As Aftas são dolorosas, inestéticas e muito teimosas. As suas causas podem ser várias, por isso, é importante obter um diagnóstico para proteger a sua boca.

Causas Aftas

As Aftas podem surgir em criança e por diversas vezes durante a vida. A Lesão pode ser causada por um objeto ou alimento, como uma espinha de peixe, pedaço de pão, escova de dentes ou mesmo uma mordida na bochecha pode causar a ocorrência de aftas. A origem deste problema pode ser muito variado, por este facto é importantíssimo fazer um diagnóstico exaustivo, que vá eliminando possibilidades.

As causas mais comuns são carências vitamínicas do complexo B, alergias a determinados medicamentos ou alimentos, alterações hormonais, principalmente decorrentes da puberdade ou da gravidez e factores genéticos, onde se incluem as doenças auto-imunes como por exemplo o lúpus.

Tipos de Aftas

As pequenas úlceras que ocorrem na mucosa bucal não são todas iguais. Dividem- principalmente em 3 tipos:
  • A mais comum é a Minor, que representa cerca de 80% dos casos e traduz-se no aparecimento de várias aftas de pequena dimensão, espalhadas por toda a boca.
  • A Major é a forma mais grave, uma vez que as úlceras têm uma maior dimensão, apesar de só aparecerem uma ou duas simultaneamente.
  • Por fim o tipo Herpetiforme, as lesões são provocadas pelo herpes mas não têm relação com a doença. Elas podem ocorrer na boca e ou nos lábios e surgem associadas em grupo.

Tratamento Aftas

A cura é normalmente espontânea, uma semana ou mais. No entanto, se não desaparecer, uma consulta médica pode ser necessário.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.