.

17 janeiro, 2014

Unknown

Artrite Infantil e Juvenil - Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção

A Atrite Infantil e Juvenil é a doença crónica mais comum entre as crianças menores de 16 anos de idade. A artrite, inflamação aguda e crónica das articulações, é reumática ou de origem infecciosa. Em crianças, a artrite está presente em várias formas, incluindo a artrite reumatóide. Esta doença está normalmente associada a dor e a um mau funcionamento do sistema imunitário. Pode causar danos permanentes e crescimento anormal.

Sintomas Artrite Infantil e Juvenil

  • Dor em uma ou mais articulações, podem ocorrer ao acordar pela manhã ou após uma sesta
  • Desconforto articular de certos membros (perna, braços, mãos, pescoço, mandíbula, entre outros)
  • Edema em uma ou mais articulações.
Estes sintomas costumam durar cerca de seis semanas e aparecem sem motivo físico ou fisiológico. É aconselhável consultar o seu médico sobre o aparecimento destes sintomas para evitar complicações.

Causas da Artrite Infantil e Juvenil

A verdadeira causa desta doença é desconhecida. De acordo com especialistas, poderá ser um ataque do sistema imunológico contra o tecido saudável.

Diagnóstico e Tratamento Artrite Infantil e Juvenil

O diagnóstico é feito com o reconhecimento dos sintomas e isso identifica também o tipo de artrite. Em seguida, são tomadas as medidas para aliviar e prevenir a doença. Pode ser necessário prescrição de medicação, numa fase inicial com anti-inflamatórios, mas isso depende da gravidade dos sintomas e da doença.

É importante orientar a criança e os seus pais para um terapeuta ou a um fisioterapeuta, de forma a evitar danos ou deformação permanente nas articulações. O especialista irá fazê-lo fazer exercícios, ao mesmo tempo garantirá que o seu crescimento e desenvolvimento muscular seja harmonioso. A necessidade de cirurgia é muito rara em casos de Artrite Juvenil.

Cuidados e Dicas Artrite Infantil e Juvenil

Como não podemos evitar o aparecimento de artrite juvenil, é bom saber o que fazer quando a doença ocorre:
  • A criança deve continuar a mover-se regularmente para certificar-se de que o crescimento do seu corpo é normal. É importante manter a flexibilidade e a mobilidade das articulações. 
  • Uma dieta saudável e equilibrada é igualmente importante. O ganho de peso vai aumentar os esforços para mover as articulações e isso terá prejuízos.
  • Aliviar a dor usando terapia quente ou fria sobre as articulações. O banho quente também pode aliviar a dor articular.
  • Massagens também podem reduzir a dor. A massagem terapêutica relaxa os músculos e proporciona uma melhor oxigenação dos tecidos.
Inflamação ocular, distúrbios do crescimento e osteoporose podem ser as consequências de artrite juvenil não tratada.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.