A Atrofia manifesta-se principalmente por uma redução drástica do peso ou volume de um tecido ou órgão. Muitas vezes resulta da destruição de vasos sanguíneos. Algumas doenças podem também causar atrofia. Os tratamentos baseiam-se no tipo de atrofia e na sua causa. Existem várias formas clínicas principais de atrofia a Atrofia dos Nervos Ópticos, Atrofia Cerebelar Olivopontocerebelares e Atrofia Muscular Progressiva.
Tipos de Atrofia
Atrofia Nervos Ópticos
A Atrofia dos Nervos ópticos pode causar cegueira total (perda irreversível da visão). Os sintomas incluem a inflamação dos nervos ópticos, acompanhadas por uma perda progressiva de visão dos dois olhos.
Esta doença geralmente está relacionada a outras doenças, como hipertensão craniana, tumores cerebrais, glaucoma ou trauma craniano. Os jovens com idade entre 20 e 35 anos são os mais comumente afetados.
Esta doença geralmente está relacionada a outras doenças, como hipertensão craniana, tumores cerebrais, glaucoma ou trauma craniano. Os jovens com idade entre 20 e 35 anos são os mais comumente afetados.
Atrofia Cerebelar Olivopontocerebelares
Os profissionais de saúde fazem distinção entre três tipos de atrofia cerebelar Olivopontocerebelosa:
- Tipo 1: geralmente aparece depois dos vinte anos de idade.
- Tipo 2: há uma progressão tardia dos sintomas.
- Tipo 3: Este mal é caracterizado por dificuldades em realizar gestos e distúrbios do equilíbrio. Alguns pacientes podem até mesmo experimentar uma grande dificuldade em manter a coordenação nos movimentos ordenados pelo sistema craniano.
Esta desordem requer entre 3 a 7 anos para evoluir e os pacientes geralmente têm contraturas nos músculos. O médico realiza uma análise completa dos sintomas descritos para determinar o mais adequado para a situação suportada.
O tratamento pode ser cirúrgico. Sessões de intervenção psicoterapêutica e fisioterapia são recomendadas durante o tratamento.
Atrofia Muscular Progressiva
Este estado surge na sequência de uma falha progressiva da espinal-medula. Ocorre principalmente por uma redução drástica dos músculos dos membros inferiores e membros, principalmente ombros e músculos das mãos.
A doença caracteriza-se pelos seguintes sintomas:
- Espasmos musculares
- Paralisia das Flanges
- Perda de volume muscular nas mãos e braços
A progressão da doença é extremamente lenta. Em muitos casos, os primeiros sintomas aparecem apenas depois de vinte anos. A atrofia muscular, muitas vezes leva à deficiência. O risco de recorrência é aumentado.
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.