.

24 janeiro, 2014

Unknown

Azia - Definição, Causas, Perigos, Diagnóstico, Sintomas, Tratamento e Prevenção

A Azia é uma sensação de queimadura no peito causada pelo ácido do estômago que normalmente sobe até ao esófago. A queimadura sente-se geralmente na parte superior e central do peito, mais precisamente na zona esternal. A sensação de queimadura pode piorar ou pode ser causada quando deitado. Azia é frequentemente associada à ingestão de certos alimentos ou bebidas. Algumas mudanças no estilo de vida podem aliviar a Azia em muitos casos. Azia é um sintoma muito comum durante a gravidez. A doença do Refluxo Gastroesofágico é uma forma crónica e grave de Azia.

Muitas pessoas sofrem de Azia, porém existe no mercado, um grande número de medicamentos e remédios caseiros, disponíveis para tratar a azia ou os sintomas de azia. Na maioria dos casos, não vai precisar de ver um profissional de saúde, exceto se os sintomas são frequentes, ocorrem várias vezes por semana ou graves.

Se a Azia é grave ou a dor é acompanhada de outros sintomas, tais como falta de ar, irradiação da dor para os braços ou pescoço irá precisar de consultar um médico para distinguir estes sintomas de outras condições de saúde mais graves, como um ataque cardíaco.

Causas Azia

A Azia acontece pela subida do ácido do estômago até ao esófago, causando o ardor típico. O esófago tem uma faixa apertada de músculos na extremidade inferior, o esfíncter esofágico também conhecido por cárdia, que se fecha depois de o alimento entrar no estômago e impede que o conteúdo do estômago reentre no esófago. Quando este esfíncter enfraquece ou relaxa por algum motivo pode acontecer Azia.

Sintomas de Azia

O sintoma habitual de Azia é uma sensação de queimadura no peito. Isso pode ser acompanhado por um gosto amargo na parte de trás da garganta.
Se os sintomas de Azia são acompanhados por falta de ar, irradiação para os braços ou pescoço, tonturas ou suores frios, a pessoa precisa ser avaliada por um profissional de saúde o mais rápido possível.

Quais os Alimentos e as Bebidas que Agravam a Azia:

  • Álcool: O álcool pode relaxar o esfíncter esofágico inferior.
  • Café e laranja ou outros sucos ácidos são algumas das bebidas que podem piorar a azia ou fazê-la despoletar.
  • Alimentos gordurosos, frituras e alguns alimentos ácidos (laranjas, toranjas, tomates), bem como alimentos picantes podem causar azia.
Cada pessoa reage de uma forma diferente aos diferentes alimentos. É necessário identificar os alimentos que possam agravar os sintomas.

Diagnóstico da Azia

Uma história completa e avaliação física muitas vezes servem para fazer um diagnóstico preliminar de Azia. Para avaliar se existe dano e a gravidade da Azia o médico pode sugerir alguns dos seguintes exames:
  • Endoscopia:
    • Um endoscópio examina o esófago e o estômago. Podem ser efectuadas biópsias, se indicado. Isso permite que o médico veja se há algum dano evidente e também eliminar outras razões para os sintomas do paciente (corpo estranho, de malignidade, etc).
  • Ingestão de um líquido que reveste o interior do trato digestivo:
    • A seguir realiza-se um raio-X. Esse raio-X mostra o contorno do sistema digestivo.
  • Testes de pH ambulatório:
    • Este ensaio mede a acidez no esófago através de um pequeno tubo que passa através do nariz para dentro do estômago.

Quais são os tratamentos e remédios caseiros para a Azia?

Azia pode ser tratada com mudanças no estilo de vida e alguns medicamentos. Em casos raros, os procedimentos cirúrgicos estão disponíveis para ajudar a controlar a azia grave e crónica.

Mudanças no Estilo de Vida para Evitar Azia

Existem várias maneiras de tratar e evitar a Azia com as mudanças de estilo de vida:
  • Perda de peso/peso ideal
    • O Excesso de peso aumenta a pressão sobre o estômago, aumentando a possibilidade de refluxo ácido para o esófago.
  • Parar de fumar:
    • Fumar interfere com o bom funcionamento do esfíncter esofágico inferior.
  • Controlo de alimentos:
    • Evite os alimentos que provocam azia. Considere manter um diário alimentar para alertá-lo sobre alimentos que fazem piorar a sua azia. Diminuir a quantidade de alimentos ingeridos numa única refeição.
  • Elevar a cabeceira da cama:
    • Se tiver Azia à noite eleve a cabeceira da cama de forma a diminuir o refluxo.

Procedimentos Cirúrgicos Azia

Procedimentos cirúrgicos laparoscópicos estão disponíveis para tratar a Azia. Esta opção normalmente só é escolhida se as mudanças de estilo de vida e os medicamentos não surtirem efeito.

Azia na Gravidez

A Gravidez tende a agravar a Azia porque o esfíncter esofágico inferior fica enfraquecido durante a gravidez. Normalmente esse problema resolve-se espontaneamente após o parto. O feto em crescimento empurra os órgãos abdominais e aumenta a pressão abdominal provocando Azia. Estas alterações promovem o refluxo de ácido e consequentemente Azia. Cerca de 17% a 45% das mulheres que engravidam vão sofrer de azia.

Infelizmente, não existem estudos claros sobre a segurança de medicamentos para a Azia sobre o feto em crescimento. Os testes para avaliar se eles são seguros para o feto em desenvolvimento não podem ser efectuados em mulheres grávidas, a única opção é testar essas drogas em animais prenhos.

Prevenção Azia

O primeiro passo é a mudança de estilo de vida. Parar de fumar, perder peso e evitar os alimentos que lhe provocam ou agravam a Azia são as primeiras medidas a tomar. Se estas intervenções não aliviarem completamente os sintomas de Azia, então poderá ser necessário o uso de medicamentos, naturalmente sob a orientação de um profissional de saúde.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.