O bacilo Cereus é um germe que se multiplica em alimentos, muitas vezes causando intoxicação alimentar. Ele produz toxinas que podem causar sérios danos às células humanas. Alimentos não consumidos imediatamente após cozinhar podem promover o surgimento de bactérias
Sintomas Bacillus Cereus
O Bacillus Cereus provoca várias doenças. Em alguns casos, o paciente sofre de febre, seguido por diarreia e náuseas. Estes sinais ocorrem entre as 8 e as 16 horas após a ingestão de alimentos contaminados. Podem-se também experimentar cólicas abdominais, tonturas e fraqueza.
Perigos Bacillus Cereus
A bactéria pode ser potencialmente fatal para pessoas com sistema imunológico debilitado. Em alguns casos, provoca uma degeneração do fígado, contudo reversível. Como se manifesta principalmente por diarreia grave, recomenda-se beber muita água durante o período de incubação, para evitar o risco de desidratação severa.
Modos de Transmissão e Prevenção Bacillus Cereus
Apesar do Bacillus Cereus ser encontrado no cabelo de animais, é mais frequentemente transmitido através de alimentos. Por exemplo, há um risco de apanhar o vírus se ingerir arroz cozido no dia anterior e armazenado à temperatura ambiente. Os alimentos que sustentam o seu crescimento bacteriano incluem massas, arroz, sementes, temperos, lacticínios e sumo de laranja.
Assim, os especialistas recomendam que mantenha a sua comida na geladeira e limpe todas as superfícies da cozinha. Deve lavar os legumes antes do consumo para eliminar vestígios de terra. Mantenha os pratos e outros acessórios de cozinha sempre limpos. Aqueça as suas refeições antes de as servir de forma a reduzir bactérias.
Pratos ricos em água, como os restos de piqueniques e saladas devem ser descartados em caso de conservação à temperatura ambiente prolongada. Tente comprar produtos de boa qualidade e não comer alimentos que tenham excedido a validade, principalmente frutas e legumes em vez de os enlatados.
Tratamento Bacillus Cereus
Consulte o seu médico assim que possível para receber tratamento adequado para a sua situação. Pode, em alguns casos, ser necessário o uso de antibióticos de forma a aliviar os sintomas mais graves e perigosos.
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.