Antes do parto, as mulheres aguardam ansiosamente a chegada da pessoa que vai mudar as suas vidas. Este momento privilegiado pode, contudo, mudar após o parto. Nesse momento, um sentimento de depressão pode atingir essas mulheres, por volta do terceiro, apesar do fato de que ela e o bebé estarem bem. Cerca de 30 a 80% das mães experimentam o Baby Blues.
Esta pequena depressão é de curta duração, e pode durar apenas alguns dias ou até mesmo desaparecer em poucas horas. Este sentimento tem a forma de fadiga, choro, pensamentos tristes, e distúrbios do sono.No entanto tenha a certeza que esta depressão é transitória e não tem nada a ver com a famosa depressão “pós-parto”, o que pode ter consequências graves sobre a relação mãe-filho.
Causas Síndrome Pós-parto
Esta mini depressão pode ocorrer por duas razões:
- A queda brusca na concentração de hormônios progesterona, durante a gravidez a sua taxa é elevada;
- Resultado de medos de partos anteriores.
Sintomas Síndrome Pós-parto
Em geral, os sinais que sugerem o Baby Blues são uma tristeza e hipersensibilidade demonstrada pela recente mãe com:
- Ideias melancólicas ou tristes
- Irritação fácil
- Raiva
- Labilidade emocional
- Ansiedade
- Desesperado
- Insónias.
Estes sinais muitas vezes surgem quando as jovens mães regressam a casa, e podem tornar-se piores quando o pai reinicia o trabalho, fomentando um sentimento de solidão.
Tratamento Síndrome Pós-parto
Aos primeiros sintomas de depressão pós-parto, o ideal é reagir rapidamente. Opte por uma discussão sobre este problema com o seu ambiente: família, amigos, ou até mesmo com o seu médico. Isto irá permitir que você tenha uma mente clara e receba conselhos ou atenção para lidar melhor com a situação. Também deve promover o descanso, deixando de lado o trabalho doméstico, como por exemplo a cozinha, porque é importante a recuperação física e psicológica.
No entanto, o pai também deve participar activamente no restabelecimento da harmonia familiar, em especial reconfortando a esposa. Ele pode ajudar, mostrando que ela ainda é desejável, tendo-a nos braços e dizendo palavras doces. Em geral, é importante que a mãe se sinta apoiada e ouvida de forma a recuperar rapidamente para a sua nova vida como mãe.
No entanto se os sinais de depressão pós-parto durarem além de um mês, então eles podem ser o início de uma verdadeira depressão pós-parto, situação grave que requer atenção médica urgente, dadas as graves consequências que podem ter.
Prevenção Síndrome Pós-parto
É desejável que a mãe seja informada previamente que a queda súbita de hormonas afetaram o seu humor por alguns dias, o que é normal. Ao fazê-lo, a mulher é libertada do medo que a sua reação após o parto não seja normal, e que apenas se tratara de um possível Baby Blues. As consultas durante a gravidez também permitem detectar uma predisposição para a depressão. Aconselhamento por um psiquiatra durante a gravidez pode prevenir a depressão pós-parto e evitar qualquer risco.
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.