A Bronquiolite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação nos bronquíolos, geralmente causada por uma infecção viral. É a situação mais frequente e predomina nas crianças pequenas. Normalmente, afeta crianças até aos dois anos de idade, sendo que a maioria dos casos ocorre entre os 3 e os 6 meses. Logo a Bronquiolite é uma doença de crianças. Ela afeta todos os invernos milhares de crianças em todo o mundo, começando muitas vezes com um simples resfriado.
Causas Bronquiolite
O vírus Sincicial Respiratório normalmente causa infecções das vias respiratórias, desde o nariz, garganta, traqueia, bronquíolos e pulmões, contudo nas crianças mais velhas e adultos os sintomas são geralmente leves. Já nas crianças com menos de um ano podem causas Pneumonias e Bronquiolites. Contudo existem outras causas capazes de despoletar esta patologia, como: inalação de substâncias tóxicas e poeiras, tabagismo, outras infecções respiratórias e induzidas por fármacos.
Modo Transmissão Bronquiolite
Esta patologia é mais frequente no Outono e Inverno. Como todas as infecções virais, o modo de transmissão do vírus Sincicial Respiratório, se for esse o caso, é através das vias respiratórias ou por contato, é altamente contagioso. Porém, a infecção raramente evolui para a forma crónica. No entanto, uma consulta é necessária para reduzir o risco de infecção secundária, que pode evoluir para complicações para a saúde da criança.
Fatores de Risco para Desenvolver Bronquiolite
- Idade inferior a 6 meses,
- Exposição a tabaco e poluição,
- Conviver em meios com muitas pessoas (exemplo: infantários),
- Ser prematuro,
- Criança não amamentada.
Sinais e Sintomas Bronquiolite
Reconhecer os sinais clínicos de Bronquiolite permite adotar um bom tratamento. Sintomas de alerta:
- Tosse seca persistente,
- Dificuldade em respirar, muitas vezes com sibilos audíveis (pieira),
- Vómitos,
- Falta de apetite,
- Otalgia,
- Irritação ocular,
- Febre baixa mas prolongada.
Patogénese e Tratamento Bronquiolite
A evolução da doença pode ter consequências a longo prazo se não houver tratamento. Na verdade, várias recidivas podem levar ao desenvolvimento de asma. A gestão de Bronquiolite é feita principalmente através de fisioterapia respiratória. Esta prática pode efetivamente retirar as secreções brônquicas de forma a desobstruir as vias aéreas das crianças. Note-se que não há nenhum antiviral para combater a Bronquiolite viral. A prescrição de medicamentos é destinada a reduzir os efeitos colaterais e os principais sintomas.
Prevenção Bronquiolite
Evitar locais muito movimentados, por exemplo infantários especialmente em caso de surto,
Lavagem frequente das mãos.
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
Lavagem frequente das mãos.
http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.