.

19 janeiro, 2014

Unknown

Carbúnculo, Carbúnculo Hemático ou ainda Antraz 1 – Definição, Causas, Sintomas, Tratamento e Prevenção

O Antraz também conhecido por Carbúnculo, Carbúnculo Hemático é uma doença rara causada pelo bacilo “anthracis” que está presente no meio ambiente. Os modos mais raros de casos de transmissão continuam a ser o consumo de carne contaminada não cozinhada o suficiente. O Antraz não é contagioso, contudo é facilmente contraído, a exposição à doença não resulta necessariamente em infecção.

Modos de Transmissão Antraz

A bactéria está presente sob a forma de esporos no solo. A doença é contraída se os esporos encontrarem um lugar adequado no corpo humano para se reproduzirem. Os herbívoros são os mais afetados. Os esporos podem entrar no corpo humano através de uma ferida. Uma vez tratada, a taxa de cura é de 95%. Se não tratada, a taxa de mortalidade é de 20%.

Os modos mais raros de casos de transmissão continuam a ser o consumo de carne contaminada que não estava preparada o suficiente. O calor destrói o bacilo “anthracis”. Neste caso, embora a doença seja tratada a tempo, a taxa de mortalidade é entre 25% a 75%.

A doença pode também ser transmitida através de injecção ou por inalação. Estima-se que seja preciso inalar cerca de 10.000 esporos para se ser infectado. Os veterinários e aqueles que trabalham em fazendas são os mais propensos a contrair a doença.

Sintomas Antraz

A infecção da pele pode ocorrer após uma infecção. A ferida, através da qual as bactérias entram fica irritada, inchada e vermelha. Em seguida, a ferida fica com uma aparência escura. Os pacientes podem ter uma temperatura abaixo da média.

Uma infecção respiratória pode ser um sinal de Antraz. A pessoa pode ter sintomas como tosse, febre ou dor de garganta. Depois disso, o paciente pode desenvolver septicemia, que é uma infecção grave do sangue.

Náuseas, vómitos ou dor abdominal também podem ser sintomas de Antraz.

Tratamento Antraz

Podem ser tomados antibióticos preventivos por 60 dias, quando uma pessoa está em risco. O mesmo tratamento é recomendado para uma pessoa já infectada, mas a taxa de eficácia é reduzida.
Um estudo de 1994 mostrou que os antioxidantes são benéficos contra o Antraz.

Uma combinação de óleos essenciais, tais como Melaleuca alternifolia, Pinus sylvestris, a Thymus vulgaris CT thujanol, Picea mariana, o aromatica Ravensara e Achyrocline Timo são igualmente eficazes contra o Antraz. Recomenda-se tomar 2 gotas desses óleos diluídos em óleo de girassol e azeite.
Existe uma vacina contra o Antraz, reservada apenas para os grupos de risco, como os militares, mas vários efeitos colaterais associados a ela.

Prevenção Antraz

É impossível garantir a proteção ideal contra a doença. Contudo, deve estar atento ao surgir dos primeiros sintomas após uma situação de risco e contactar imediatamente um médico.



Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.