.

23 janeiro, 2014

Unknown

Cárie Dentária - Definição, Causas, Perigos, Diagnóstico, Sintomas, Tratamento e Prevenção

Após a refeição há milhões de bactérias que se instalam na boca. No entanto, elas são na sua grande maioria eliminadas por escovagem. No entanto, algumas podem persistir, especialmente se a escovagem é superficial ou até mesmo inexistente. Portanto, as bactérias atacam directamente o esmalte, formando assim o que é chamado de placa dentária. Para a sua sobrevivência, estes micróbios alimentam-se do açúcar que é absorvido e se degrada em ácidos. Posteriormente estes ácidos dissolvem o esmalte dos dentes, o que resulta em cáries dentárias.

Causas Cárie Dentária

Os principais factores que contribuem para a formação de Cárie Dentária são:
  • Flúor insuficiente;
  • Boca seca devido a falta de saliva;
  • Deformidades dentárias;
  • Má higiene dental.

Sintomas Cárie Dentária

Os primeiros sintomas de formação de cárie dentária sentem-se depois de um tempo, como uma sensibilidade para a pressão, calor e frio, bem como um gosto desagradável na boca. No entanto, pode ocorrer a complicação mais comum, o dano do nervo. Como resultado, o dente pode “morrer” se não for tratado, e um abscesso pode desenvolver-se.

Diagnóstico Cárie Dentária

As fissuras e os pequenos orifícios que amolecem na presença de uma cavidade podem ser identificados pelo dentista após um exame simples da boca. Os raios-X dentários também podem ser necessários para detectar a deterioração antes do aparecimento dos sintomas ou onde está localizado.

Tratamento Cárie Dentária

O objetivo do tratamento da cárie dentária é restaurar o esmalte e manter o dente vivo se a cárie ainda não atingiu um estágio avançado. Após a remoção cuidadosa do decaimento, o dentista fará uma mistura, chamada de enchimento, que consiste em pó de prata e de mercúrio, ou de um compósito de cimento idêntica à cor do dente. Ele vai reparar a aparência do dente sem deixar traços visíveis.

Como Evitar a Cárie Dentária

  • Evitar lanches e açúcar
Os alimentos que contêm açúcar, especialmente sacarose, devem ser evitados, pois expostas ao açúcar, as bactérias multiplicam-se rapidamente. Evite também açúcar industrial, aquele encontrada em bolos, refrigerantes e doces. Comer é também um fator que pode promover a destruição do dente. Mastigando, a saliva não tem tempo suficiente para praticar o seu trabalho de limpeza dos dentes.
  • Escolher a escova certa
Ataques às gengivas por uma escova de dentes de cerdas duras, repetido dois a três por dia, pode causar sangramento, dor, retrações e problemas de sensibilidade, porque o dente é muito mais protegido pela gengiva que o revestimento pretendido. Também prefira escovas com cabeças pequenas: elas podem esgueirar-se em todos os cantos da boca. Uma escovagem eficaz deve durar pelo menos dois minutos. Deve mudar a sua escova de dentes a cada três meses. Fio dental ou fita dentária também são indicados para a higiene diária, de forma a limpar os espaços entre dentes.

Para manter um sorriso bonito por mais tempo, é prudente consultar o dentista pelo menos uma vez por ano. Não só vai acompanhar os seus problemas dentários, como vai dar os melhores conselhos para proteger os seus dentes.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.