.

21 maio, 2014

Unknown

Amenorreia – Período/Menstruação Ausente – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

É normal que os seus períodos de parar em alguns pontos, apesar de períodos de ausência às vezes são o resultado de um problema de saúde subjacente. Em alguns casos, uma causa não pode ser encontrado.

Períodos Ausentes Normais

É normal que os períodos de parar enquanto estiver grávida ou amamentando, e muitas vezes eles se tornam menos frequente durante a menopausa (quando os ovários param de produzir ovos regularmente, geralmente em torno de 50 anos de idade).

Engravidar sem perceber é uma causa surpreendentemente comum de um período ausente. Isso geralmente acontece quando o seu método de contracepção falhar sem o seu conhecimento.

No caso de gravidez e amamentação, seus períodos acabará por voltar. Após a menopausa, você vai parar de ter períodos completamente.

Atrasos no Desenvolvimento

Meninas, muitas vezes começam a ter períodos aproximadamente aos 12 anos de idade. No entanto, algumas meninas não têm o seu primeiro período de até mais tarde, especialmente se este foi o caso com sua mãe ou irmãs mais velhas.

Isso geralmente não é nada para se preocupar, já que a maioria dessas meninas acabará por começar a ter períodos no momento em que são 16-18 anos de idade.

Contracepção

Algumas mulheres que usam um implante contraceptivo (como uma  bobina Mirena), uma injecção contraceptiva ou, menos comummente, a pílula anticoncepcional (às vezes chamado de "minipílula") pode encontrar seus períodos tornam-se irregular ou parar completamente.

Seus períodos devem começar novamente uma vez que você parar de usar estas formas de contracepção, embora, ocasionalmente, esses efeitos podem persistir.

Se você não estiver usando esses tipos de contracepção por seis meses ou mais e ainda não teve o seu período, contacte o seu médico para aconselhamento.

As Condições Médicas

Há também problemas de saúde que podem causar períodos ausentes. Dependendo de quando essas condições se desenvolvem, eles podem significar uma menina não começar a ter períodos com a idade esperada (amenorreia primária), ou uma menina ou mulheres que já teve períodos pára tê-los (amenorreia secundária).

Alguns dos principais problemas de saúde que podem causar períodos de ausência são descritos abaixo.

Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos  (SOP) é uma condição comum responsável por como muitos como um em cada três casos de períodos ausentes.

As características da SOP incluem:
  • Uma série de subdesenvolvido sacos de ovos (folículos) em seus ovários
  • Os ovários não liberam regularmente ovos (ovular)
  • Ter altos níveis de "hormônios masculinos (andrógenos)" em seu corpo.
Além de causar períodos ausentes, outros sintomas da SOP incluem os pêlos do corpo excessivo, problemas para obter ganho de gravidez e de peso.

Amenorreia Hipotalâmica

O ciclo menstrual é regulado por uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo. Isso produz hormônios que causam os ovários a liberar óvulos. Em casos de amenorreia hipotalâmica, o hipotálamo deixa de produzir estas hormonas e pára o ciclo menstrual.

Exactamente por isso que o hipotálamo é que isto não é claro, mas tem sido associada a:
  • Perda excessiva de peso, por exemplo, devido a um distúrbio alimentar, como anorexia nervosa
  • Exercício excessivo
  • Estresse
  • Longo prazo doenças (crónicas), tais como  doença cardíaca e descontrolada diabetes.
Amenorreia hipotalâmica é mais comum em mulheres cuja profissão exige uma combinação de aptidão física e manutenção de um baixo peso corporal, tais como atletas e bailarinos.

Mesmo se você não está preocupado com a não ter um período, você ainda deve procurar aconselhamento médico se você acha que tem amenorreia hipotalâmica, pois pode levar à fragilidade óssea (osteoporose) e colocá-lo em risco de fractura óssea.

Hiperprolactinemia

Hiperprolactinemia significa que você tem níveis excessivamente elevados de um hormônio chamado prolactina em seu corpo.

Altos níveis de prolactina são normalmente só é necessária depois de ter dado à luz, uma vez que ajudam a estimular a produção de leite materno. Tendo em níveis elevados em outras vezes pode perturbar o ciclo menstrual normal e conduzem a períodos de ausência.

Hiperprolactinemia é pensado para afectar cerca de 1 em cada 200 mulheres e pode ter uma grande variedade de causas, tais como:
  • Um  tumor cerebral 
  • Um ferimento grave na cabeça
  • Doença renal 
  • Cirrose  (cicatrização do fígado).
Hiperprolactinemia também pode surgir como um efeito colateral de tratamentos e medicamentos, tais como:
  • Radioterapia 
  • Antidepressivos 
  • Bloqueadores dos canais de cálcio (um medicamento usado para tratar a pressão arterial elevada)
  • Omeprazol (um medicamento usado para tratar úlceras do estômago).
As mulheres que usam regularmente heroína também desenvolvem frequentemente hiperprolactinemia.

A Falência Ovárica Prematura

A falência ovariana prematura é quando os ovários param de produzir óvulos em mulheres que ainda deve ser jovem o suficiente para ovular (geralmente 45 anos ou menos).

Estima-se que a falência ovariana precoce afecta 1 em cada 100 mulheres antes dos 40 anos e 1 em cada 20 mulheres antes dos 45 anos.

Pensa-se que muitos dos casos de insuficiência prematura dos ovários são causadas pelo mau funcionamento do sistema imune a atacar e dos ovários. A condição também foi ligada a ter a quimioterapia  ou radioterapia.

Você deve procurar o médico se você suspeitar que você tem falência ovariana prematura, mesmo se você não está preocupado em ter períodos. Isto porque ter esta condição pode colocá-lo em risco de osteoporose e doenças cardíacas.

Condições da Tiróide

A glândula tiróide é encontrada no pescoço. Ela produz hormônios que são liberados na corrente sanguínea para controlar o crescimento do corpo e metabolismo. Eles afectam processos tais como a frequência cardíaca e da temperatura corporal, e ajudar a converter alimentos em energia para manter o corpo vai.
 
Em algumas mulheres, a glândula tiróide pode:
  • Produzem excesso de hormônio tireoidiano - isso é conhecido como tendo uma hiperactividade da glândula tiróide ou  hipertireoidismo 
  • Produzir muito pouco hormônio da tiróide - isso é conhecido como tendo uma hipoatividade da tiróide ou  hipotireoidismo.
  • Ambos hipertireoidismo e hipotireoidismo pode causar períodos ausentes.

Condições Genéticas

Embora raro, os períodos de ausência também pode ser causada por uma série de condições causadas por problemas em seus genes. Estes incluem:
  • A síndrome de Turner - uma condição que afecta cerca de 1 em cada 2.000 meninas, o que faz com que as pessoas afectadas a nascer com ovários que não produzem os hormônios necessários para desencadear o ciclo menstrual
  • Síndrome de Kallmann - uma condição rara que afecta cerca de 1 em cada 10.000 nascimentos, onde os hormônios que normalmente desencadeiam o desenvolvimento sexual estão faltando
  • Síndrome de insensibilidade androgênica - uma condição rara que afecta cerca de 1 em cada 20.000 nascimentos, onde uma criança é geneticamente masculino, mas seus órgãos genitais pode parecer feminino.

Os Defeitos Congénitos

Em casos raros, os períodos de ausência pode ser causado por um problema no desenvolvimento do sistema reprodutivo de uma menina que tem estado presente desde o nascimento, como não ter útero ou vagina.

Diagnosticar Períodos Ausentes

Você deve consultar o seu médico se você está preocupado com problemas com seus períodos para que eles possam identificar a causa.

O seu médico normalmente irá recomendar um teste de gravidez porque a gravidez é a causa mais comum de períodos ausentes e pode ocorrer inesperadamente se o método de contracepção que você usa falha sem você perceber.

O seu médico também vai notar o seu histórico médico, histórico médico de sua família, sua história sexual, as questões emocionais que você está tendo e quaisquer mudanças em seu peso corporal. Eles também irá avaliar se você está passando por fases físicas normais da puberdade.

Ir a um Especialista

Dependendo do que o seu médico acha que pode ser a causa de seus períodos de ausência, poderá ser encaminhado a qualquer um ginecologista (especialista no tratamento de doenças que afectam o sistema reprodutivo feminino) ou um endocrinologista (especialista no tratamento de condições hormonais) para uma investigação mais aprofundada e os tratamentos necessários.

Seu especialista pode dar-lhe um exame ginecológico completo e realizar vários testes, incluindo:
  • Exames de sangue para ver se você tem níveis anormais de certos hormônios, como a prolactina, hormônio estimulante da tireóide, o hormônio folículo-estimulante ou hormona luteinizante
  • Uma ultra-sonografia,  tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) - esses exames tirar fotos detalhadas do interior do corpo e revelar todos os problemas com o seu sistema reprodutivo ou a glândula pituitária em seu cérebro.
Você pode ser encaminhado para um nutricionista se você está abaixo do peso (um  índice de massa corporal inferior a 18,5) ou obesidade (índice de massa corporal de 30 ou mais), ou para um psiquiatra ou psicólogo, se o seu médico pensa que você tem um distúrbio alimentar.

Tratamento Períodos Ausentes

O tratamento para períodos ausentes depende do que é pensado para ser a causa da doença. Em alguns casos, uma abordagem de "esperar para ver" pode ser adoptado no caso de seus períodos iniciarem ou retornarem por si mesmos. Esta abordagem é mais frequentemente usado para as meninas que ainda não iniciaram seus períodos, porque em muitos destes casos, os períodos começarão naturalmente por 18 anos de idade.

Se os testes sugerem uma condição médica subjacente está causando seus períodos ausentes, o tratamento vai depender da condição específica. Às vezes é possível de ser tratado por seu médico de família, apesar de alguns tratamentos estão disponíveis somente a partir de especialistas.

Nem todos os casos de períodos de ausência podem ser tratada. Por exemplo, não há nenhuma maneira de fazer você ter períodos se você tem síndrome de insensibilidade androgênica. Tratamentos para algumas das causas mais comuns de períodos de ausência são descritos abaixo.

Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome do ovário Policísticos pode ser tratado de uma série de maneiras diferentes, mas a terapia hormonal é frequentemente recomendada para restaurar um ciclo menstrual normal.  Isso geralmente envolve tanto tomar a pílula anticoncepcional  ou comprimidos contendo um hormônio chamado progesterona.

Amenorreia Hipotalâmica

Amenorreia hipotalâmica é ausência de períodos causadas por coisas como a perda extrema de peso, excesso de exercício, estresse e longo prazo as condições (crónicas). Ele pode ser tratado mediante o tratamento da causa subjacente.

Se os sintomas são o resultado da perda excessiva de peso, poderá ser encaminhado a um nutricionista, que pode aconselhar sobre formas seguras de recuperar um peso saudável.

Se sua perda de peso é o resultado de um distúrbio alimentar, como a anorexia, você terá que ser encaminhado para um psiquiatra (um médico especializado no tratamento de condições de saúde mental), que tem experiência no tratamento de transtornos alimentares. Leia mais sobre o tratamento da anorexia nervosa.

Se os sintomas são o resultado de excesso de exercício, você será aconselhado a reduzir seus níveis de actividade física. Se você é um atleta profissional ou similar, você pode se beneficiar de um encaminhamento para um médico especialista em medicina desportiva. Eles devem ser capazes de aconselhar sobre como você pode manter o condicionamento e desempenho físico, sem interromper os seus períodos.

Se os sintomas são o resultado de estresse, um tipo de terapia falando chamado  terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar. CBT é um tipo de terapia que visa ajudar você a gerenciar seus problemas mudando a forma como você pensa e agir.

Se os sintomas são o resultado de uma condição de saúde subjacente a longo prazo, o tratamento desta doença pode ajudar a restaurar os seus períodos. Por exemplo, se você tem diabetes tipo 1, pode ser necessárias injecções regulares de insulina.

Hiperprolactinemia

O tratamento para a hiperprolactinemia (em que uma pessoa tem anormalmente elevados níveis de uma hormona chamada prolactina) dependerá da causa subjacente.

Por exemplo, se a hiperprolactinemia é o resultado de um tumor cerebral, cirurgia, radioterapia ou  quimioterapia podem ser necessários para remover ou reduzir o tumor. Se hiperprolactinemia ocorre como um efeito colateral de um medicamento, a sua medicação pode precisar de ser revisto.

Falência Ovárica Prematura

Se tiver insuficiência prematura do ovário (quando os ovários param de produzir óvulos em mulheres que ainda deve ser jovem o suficiente para ovular), normalmente você vai ser tratada com medicação hormonal.
Isso pode envolver a tomar a pílula anticoncepcional, ou ter um tratamento chamado de  terapia de reposição hormonal (TRH).

Estes tratamentos podem ajudar a reduzir o risco de complicações associadas com falência ovariana prematura, como  a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), mas eles não serão necessariamente restaurar seus períodos.

Condições da Tiróide

As opções de tratamento para uma hiperactividade da glândula tiróide incluem antitiroidiano medicação, o que ajuda a reduzir a actividade da tiróide, e um tipo de radioterapia chamado de tratamento de iodo radioactivo, que pode ser usado para reduzir o tamanho da glândula tiróide.

As opções de tratamento para uma hipoatividade da tiróide incluem um medicamento chamado levotiroxina, o que pode estimular a actividade da tiróide.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.