.

21 maio, 2014

Unknown

Aneurisma Cerebral – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

Um aneurisma é uma protuberância em um vaso sanguíneo causada por uma deficiência na parede dos vasos sanguíneos, geralmente, onde se ramifica. Medida que o sangue passa através do vaso sanguíneo enfraquecido, a pressão sanguínea provoca uma pequena área de bojo para fora como um balão.

Os aneurismas podem desenvolver-se em qualquer vaso sanguíneo em qualquer parte do corpo, mas os dois locais mais comuns para os a formar são na aorta abdominal (artéria que transporta sangue para fora do coração para o resto do corpo) e o cérebro.

Sobre Aneurismas Cerebrais

O termo médico para um aneurisma que se desenvolve no interior do cérebro é um aneurisma intracraniano ou cerebral. A maioria dos aneurismas cerebrais só irá causar sintomas perceptíveis, se estourar (ruptura).
Este, então, levar a uma condição extremamente grave conhecida como a hemorragia subaracnóide, onde o sangramento causado pela ruptura do aneurisma pode causar grandes danos e sintomas tais como cérebro:
  • Dor de cabeça súbita e severa, que tem sido descrito como uma "dor de cabeça trovão ', semelhante a um golpe repentino na cabeça, resultando em uma dor cegante diferente de tudo experimentado antes
  • Torcicolo
  • Nauseas e vómitos
  • Dor ao olhar para luz.
Cerca de três em cada cinco pessoas que têm uma hemorragia subaracnóide vai morrer dentro de duas semanas e metade dos que sobrevivem ficam com dano cerebral grave e deficiência.

Um aneurisma cerebral rompido é uma emergência médica. Se suspeitar que você ou alguém em seu atendimento teve um aneurisma cerebral rompido, ligue para o número de emergência imediatamente e peça uma ambulância.

Tratamento Aneurismas Cerebrais

Se um aneurisma cerebral é detectado antes de se romper, o tratamento pode ser recomendado para evitar a sua ruptura no futuro. A maior parte dos aneurismas, no entanto, não se romperá por isso o tratamento só é realizado se o risco de uma ruptura é particularmente elevado.

Factores que afectam se o tratamento é recomendado incluem a idade, o tamanho e a posição do aneurisma, seu histórico médico familiar e quaisquer outras condições de saúde que você tem.

Se o tratamento é recomendado, isso geralmente envolver o preenchimento do aneurisma com espirais metálicas minúsculas, ou uma operação de abertura de selá-la fechada com um pequeno clipe de metal.

Se o risco de uma ruptura é baixo, você vai ter check-ups regulares para monitorar seu aneurisma. Você também pode ser dada medicação para reduzir a pressão arterial e orientação sobre maneiras que você pode reduzir suas chances de uma ruptura, como parar de fumar se você fuma.

As mesmas técnicas utilizadas para evitar rupturas também são usadas ​​para o tratamento de aneurismas cerebrais que já foram rompidos.

Desenvolvimento de Aneurismas Cerebrais

Exactamente o que faz com que a parede dos vasos sanguíneos afectados para enfraquecer ainda não está claro, embora os factores de risco foram identificados, incluindo:
  • Fumador
  • Pressão alta
  • Uma história familiar de aneurisma cerebral.
Em alguns casos, um aneurisma pode se desenvolver porque havia uma fraqueza nas paredes dos vasos sanguíneos no nascimento.

Quem é afectado

É difícil estimar exactamente quantas pessoas são afectadas por aneurismas cerebrais porque na maioria dos casos, eles não causam sintomas e passar despercebidos. Alguns especialistas acreditam que poderia ser tão alta quanto um em cada 20 pessoas, enquanto outros acham que o valor é muito mais baixo em cerca de uma em cada 100 pessoas.

O número de aneurismas que, na verdade, a ruptura é muito menor. Apenas cerca de um em cada 12.500 pessoas vão ter um aneurisma cerebral rompido em um determinado ano na Inglaterra.

Aneurismas cerebrais podem desenvolver em qualquer pessoa em qualquer idade, mas são mais comuns em pessoas com mais de 40 anos de idade e as mulheres tendem a ser afectados mais comummente do que os homens.

Prevenção Aneurismas Cerebrais

A melhor maneira de evitar a obtenção de um aneurisma, ou reduzir o risco de um aneurisma crescendo e, possivelmente, rompendo, é evitar actividades que possam danificar os vasos sanguíneos, tais como:
  • Fumador
  • Comer uma dieta rica em gordura
  • Não fazer exercícios regularmente
  • Excesso de peso ou obesidade.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.