Falta de ar súbita ou dificuldade em respirar, é a razão mais comum para uma visita a um acidente do hospital e pronto-socorro. É também uma das razões mais comuns para as pessoas telefonarem para o número local de emergência a pedirem uma ambulância.
É normal ficar sem fôlego quando você tem excesso de exercida a si mesmo, mas quando a falta de ar vem de repente e inesperadamente, geralmente é um sinal de alerta de uma condição médica. O nome médico para ele é dispneia.
O que você deve fazer
Você deve chamar o seu médico imediatamente se tiver falta de ar súbita, como pode haver um problema com suas vias respiratórias ou cardíacas. O seu médico irá avaliar você por telefone e tanto pode visitá-lo em casa ou admitir que você para o hospital.
Se a sua falta de ar é devido à ansiedade, você pode ser convidado a vir para a cirurgia, em vez de uma visita domiciliar.
Sentindo-se que você não pode ter ar suficiente pode ser aterrorizante, mas os médicos são bem treinados no manejo desta. Você será dado oxigénio para respirar através de uma máscara para ajudar os seus sintomas enquanto eles investigar e tratar a condição de saúde fazendo com que seus problemas respiratórios.
Se você tem lutado com a sua respiração por um tempo, não ignorá-lo: ver seu médico, pois é provável que você tem uma condição de longo prazo, tais como a obesidade, asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica, o que será necessário gerir correctamente.
A informação abaixo descreve os motivos mais comuns para:
- Falta de ar, que chegou de repente
- Falta de ar, que já dura há algum tempo.
Este guia não deve ser usado para auto-diagnosticar a sua condição, mas deve dar-lhe uma ideia do que está causando a sua falta de ar.
Causas da falta de ar súbita
Falta de ar súbita e inesperada é mais provável de ser causada por uma das seguintes condições de saúde. Um problema com os seus pulmões ou vias respiratórias
Falta de ar súbita poderia ser uma asma ataque. Isso significa que suas vias aéreas diminuíram e você vai produzir mais muco (muco pegajoso), que fará com que você chiado e tosse. Você vai se sentir sem fôlego, porque vai ser difícil de movimentar o ar dentro e fora de suas vias respiratórias.
O seu médico poderá aconselhá-lo a usar um dispositivo com câmara expansora com o inalador de asma. Isto irá fornecer mais medicamentos para os pulmões, ajudando a aliviar sua falta de ar.
Pneumonia (inflamação dos pulmões) também pode causar falta de ar e tosse. É geralmente causada por uma infecção, de modo que você terá que tomar antibióticos. Se você tem doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), é provável que sua falta de ar é um sinal dessa condição, de repente, piorou.
Problema cardíaco
É possível ter um "silencioso" ataque cardíaco sem experimentar todos os sintomas óbvios, tais como dor no peito e ansiedade esmagadora. Neste caso, a falta de ar pode ser o sinal de alerta apenas que você está tendo um ataque cardíaco. Se você ou o seu médico acha que este é o caso, eles vão te dar aspirina e admitir que você hospital imediatamente.
A insuficiência cardíaca pode também causar dificuldades respiratórias. Esta condição de risco de vida significa que seu coração está tendo problemas para bombear sangue suficiente em torno de seu corpo, geralmente porque o músculo do coração se tornou muito fraco ou forte para funcionar correctamente. Isso leva a um acúmulo de água dentro dos pulmões, o que torna a respiração mais difícil.
Uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicamentos ou cirurgia irá ajudar o coração a bombear melhor e aliviar a sua falta de ar.
Falta de ar pode também dizer respeito a um problema com a sua frequência cardíaca ou ritmo, como fibrilação atrial (um ritmo cardíaco irregular e rápido) ou taquicardias supraventriculares (frequência cardíaca regular e rápido).
Ataque de pânico ou ansiedade
Um ataque de pânico ou ansiedade pode fazer com que você tome respirações rápidas ou profundas, conhecidas como hiperventilar. Concentrar-se na respiração lenta ou respirar através de um saco de papel deve trazer a sua respiração volta ao normal.
As causas mais incomuns
Estes incluem:
- Colapso parcial do seu pulmão causado por um pequeno rasgo na superfície do pulmão, o que permite que o ar fica presas no espaço em torno de seus pulmões (isto é conhecido como pneumotórax)
- Um bloqueio de um dos vasos sanguíneos do pulmão (conhecida como uma embolia pulmonar)
- Fibrose pulmonar idiopática, uma doença rara e pouco compreendida pulmonar que provoca cicatrizes nos pulmões
- Uma recolha de fluido ao lado do pulmão (o chamado derrame pleural)
- Uma complicação da diabetes conhecido como cetoacidose diabética, onde ácidos acumulam no sangue e na urin.
Causas da falta de ar que já dura um tempo
Falta de ar de longo prazo é geralmente causada por:
- Obesidade ou impróprios
- Asma que não é controlado correctamente
- Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), que é danos permanentes aos pulmões geralmente causados por anos de tabagismo
- Anemia, que é um baixo nível de oxigénio no sangue, devido a uma falta de células vermelhas do sangue ou da ausência de hemoglobina (a parte dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigénio)
- Insuficiência cardíaca, o que significa que seu coração está tendo problemas para bombear sangue suficiente em torno de seu corpo, geralmente porque o músculo do coração se tornou muito fraco ou forte para funcionar correctamente
- Um problema com a sua frequência cardíaca ou ritmo, como fibrilação atrial (um ritmo cardíaco irregular e rápido) ou taquicardias supraventriculares (frequência cardíaca regular e rápido).
As causas mais incomuns de falta de ar de longo prazo são as seguintes:
- Uma doença pulmonar chamada bronquiectasia, onde as vias aéreas estão anormalmente alargado e você tem uma tosse persistente phlegmy
- Um bloqueio recorrente em um dos vasos sanguíneos do pulmão (conhecida como uma embolia pulmonar)
- Colapso parcial do seu pulmão causada por câncer de pulmão
- Uma recolha de fluido ao lado do pulmão (efusão pleural)
- Estreitamento da válvula cardíaca principal, restringindo o fluxo de sangue para o resto do organismo
- Frequentes ataques de pânico, que pode causar-lhe a hiperventilar (respirar rápidas ou profundas).
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.