.

06 junho, 2014

Unknown

Esterilização Feminina – Definição, Como Funciona, Quem pode Realizar, Vantagens, Desvantagens e Riscos

Uma mulher pode engravidar se o esperma de um homem atinge um de seus ovos (óvulos). Contracepção tenta impedir que isso aconteça, mantendo o óvulo e o espermatozóide distante ou parando a produção de ovos. Um método de contracepção é a esterilização feminina.

A esterilização é normalmente realizada sob anestesia geral, mas pode ser realizada sob anestesia local, dependendo do método utilizado. A cirurgia envolve o bloqueio ou selagem das trompas de falópio, que ligam os ovários ao útero.

Isso impede que os ovos da mulher de alcançar esperma e tornar-se fertilizado. Ovo ainda será liberado pelos ovários como normal, mas eles serão absorvidos naturalmente no corpo da mulher. 

Em um Relance: Fatos sobre a Esterilização Feminina

  • Na maioria dos casos, a esterilização feminina é mais de 99% eficaz, e apenas uma mulher em 200 vai engravidar em sua vida depois de tê-lo feito. 
  • Você não tem que pensar nisso todos os dias, ou a cada vez que tiver relações sexuais, por isso não interromper ou afectar sua vida sexual. 
  • A esterilização pode ser realizada em qualquer momento durante o ciclo menstrual. Não vai afetar os níveis hormonais.
  • Você ainda vai ter períodos após ser esterilizado.
  • Você vai precisar usar contracepção até que a operação é feita e até o próximo período ou por três meses depois (dependendo do tipo de esterilização).
  • Como com qualquer cirurgia, há um pequeno risco de complicações. Estes incluem hemorragia interna, infecção ou danos a outros órgãos. 
  • Há um pequeno risco de que a operação não vai funcionar. Tubos bloqueados podem voltar imediatamente ou anos depois. 
  • Se a operação falhar, isso pode aumentar o risco de gravidez ectópica (quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero, geralmente em uma trompa de Falópio). 
  • A operação de esterilização é difícil de reverter.
  • A esterilização feminina não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por isso use sempre um preservativo para proteger a si mesmo e seu parceiro contra doenças sexualmente transmissíveis.

Como Funciona a Esterilização

A esterilização feminina funciona impedindo ovos de viajar até as trompas de falópio. Isso significa ovos de uma mulher não pode cumprir o esperma e fertilização não pode acontecer.
Como  a esterilização feminina é realizada

Existem dois tipos principais de esterilização feminina:

  • Quando suas trompas de falópio estão bloqueados, por exemplo, com grampos ou anéis (oclusão tubária)
  • Quando os implantes são usados ​​para bloquear as suas trompas de falópio (esterilização histeroscópica, ou HS).
Pode ser uma operação bastante menor, com muitas mulheres voltar para casa no mesmo dia. A esterilização é normalmente realizada através de oclusão tubária (bloqueio das trompas).

Oclusão Tubal

Primeiro, o cirurgião terá de acessar e examinar suas trompas de falópio, usando  laparoscopia ou mini-laparotomia.

A laparoscopia é o método mais comum de acessar as trompas de falópio. O cirurgião faz um pequeno corte em sua parede abdominal perto do umbigo e insere um laparoscópio. Um laparoscópio é um pequeno tubo flexível que contém uma pequena luz e câmera. A câmera transmite imagens de dentro de seu corpo para um monitor de televisão. Isso permite que o cirurgião para ver as suas trompas de falópio claramente.
 
A mini-laparotomia envolve uma pequena incisão, geralmente menos de 5 centímetros (2 polegadas), um pouco acima da linha do cabelo púbico. Seu cirurgião pode, então, acessar suas trompas de falópio através desta incisão.

A laparoscopia é geralmente a opção preferida, pois é mais rápido. No entanto, um mini-laparotomia pode ser recomendada para as mulheres que:
  • Tiveram a cirurgia abdominal ou pélvica recente
  • São  obesos (ter um  índice de massa corporal de 30 ou mais) 
  • Tem uma história de  doença inflamatória pélvica (uma infecção bacteriana que pode afectar as tubas uterinas e de Falópio).

Bloquear as Trompas de Falópio

As trompas de Falópio podem ser bloqueadas utilizando um dos métodos seguintes:
  • Clips de aplicação - braçadeiras de plástico ou titânio são fechados sobre as trompas de falópio 
  • Aplicação de anéis - um pequeno laço da trompa de Falópio é puxada através de um anel de silicone, em seguida, preso fechada 
  • Amarrar e cortar o tubo - este destrói 3-4cm (1-1,5 polegadas) do tubo

Esterilização Histeroscópica (implantes de Falópio)

Você pode obter a contracepção em:

  • A maioria das cirurgias
  • Clínicas de contracepção comunidade
  • Algumas clínicas GUM
  • Clínicas de saúde sexual
  • Serviços de algumas pessoas jovens.
O Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE) publicou orientação sobre a esterilização histeroscópica. No entanto, a técnica ainda não estão amplamente disponíveis.

Os implantes são geralmente inserido sob anestesia local, e o procedimento não requer cortes a serem feitos em seu abdómen. Você também pode ser dado um sedativo para relaxar.

Um tubo estreito com um telescópio, no final, denominado histeroscópio, é passado através da vagina e do colo do útero. Um arame condutor é usado para inserir um pequeno pedaço de metal de titânio (chamado um microinsert) no histeroscópio, em seguida, em cada uma das suas trompas de Falópio. Isto significa que o cirurgião não precisa de cortar em seu corpo.

O implante faz com que a trompa de falópio para formar tecido cicatricial em torno dele, que eventualmente bloqueia o tubo.

Você deve continuar a usar contracepção até que um exame de imagem confirmou que suas trompas estão bloqueadas. Isto pode ser feito com uma ou mais das seguintes características:
  • Uma histerossalpingografia (HSG) - um tipo de raio-X, que é tirada após um corante especial foi injetado para mostrar-se quaisquer bloqueios em suas trompas de falópio 
  • Um hysterosalpingo contraste-sonografia (HyCoSy) - um tipo de ultra-sonografia envolvendo corante injectar em suas trompas de Falópio.

Remover os Tubos (laqueadura)

Se o bloqueio das trompas de Falópio foi vencido, os tubos podem ser completamente removido. A remoção dos tubos é chamada salpingectomy.

Antes  da Operação

O médico irá recomendar fortemente aconselhamento antes referindo-o para a esterilização. Aconselhamento lhe dará a oportunidade de falar sobre a operação em detalhes, e falar sobre quaisquer dúvidas, preocupações ou dúvidas que você possa ter.

Se você decidir ser esterilizado, o seu médico irá encaminhá-lo para um especialista para tratamento. Um ginecologista é um especialista no sistema reprodutor feminino.

Se você optar por ter uma esterilização, você será solicitado a usar contracepção até o dia da operação, e para continuar a usá-lo:
  • Até o próximo período, se você está tendo suas trompas de falópio bloqueadas (oclusão das tubas uterinas)   
  • Por cerca de três meses, se você está tendo implantes de falópio (esterilização histeroscópica)
A esterilização pode ser realizada em qualquer fase do seu ciclo menstrual.

Antes de ter a operação, você será dado um teste de gravidez para ter certeza de que você não está grávida. É vital saber isso porque uma vez que os blocos cirurgião suas trompas de falópio há um alto risco de que qualquer gravidez se tornará  ectópica (quando o óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero, geralmente nas trompas de falópio). Uma gravidez ectópica pode ser fatal, pois pode causar hemorragia interna grave.

Recuperação após a Operação

Depois de ter recuperado da anestesia, urinou e tinha algo para comer, você terá permissão para casa. Se você deixar o hospital dentro de horas de operação, pergunte a um parente ou amigo para buscá-lo, ou tomar um táxi.

O profissional de saúde que tratam no hospital irá dizer-lhe o que esperar e como cuidar de si mesmo após a cirurgia. Eles podem dar-lhe um número de contacto para ligar se você tiver algum problema ou alguma dúvida.

Se você já teve uma anestesia geral, não dirigir um carro por 48 horas depois. Isso porque, mesmo que se sinta bem, seus tempos de reacção e julgamento não pode estar de volta ao normal.

Como se vai sentir após a Operação

É normal sentir-se mal e um pouco desconfortável para alguns dias, se você teve uma anestesia geral, e você pode ter que descansar por um par de dias. Dependendo do seu estado de saúde geral e seu trabalho, você pode voltar a trabalhar normalmente, cinco dias após a oclusão tubária. No entanto, você deve evitar o trabalho pesado por cerca de uma semana.

Você pode ter uma ligeira hemorragia vaginal. Use uma toalha sanitária, em vez de um tampão até que este desapareceu. Você também pode sentir um pouco de dor, semelhante a dor do período. Você pode ser prescrito analgésicos para isso. Se a dor ou sangramento piora, procure atendimento médico.

Cuidados com a Ferida

Se você tivesse a oclusão tubária para bloquear suas trompas de falópio, você terá uma ferida com pontos onde o cirurgião fez uma incisão (corte) em seu abdómen. Alguns pontos são dissolúveis e desaparecer por conta própria, e alguns terão de ser removidos. Se os seus pontos precisa remover, você será dado um compromisso de seguimento para isso.

Se houver um curativo sobre a ferida, normalmente você pode remover esse dia após a operação. Após isso, você vai ser capaz de ter uma banheira ou chuveiro como normal.

Relações Sexuais

Seu desejo sexual e o prazer do sexo não serão afectados. Pode ter relações sexuais, logo que é confortável para o fazer após a operação. Se você tivesse a oclusão tubária, você vai precisar usar contracepção até que seu primeiro período para se proteger de gravidez.

Se você tivesse a esterilização histeroscópica, você vai precisar usar outra forma de contracepção por cerca de três meses após a cirurgia. Após exames confirmaram que os implantes estão na posição correta, você não vai mais precisar de contracepção.

Esterilização não irá protegê-lo de infecções sexualmente transmissíveis, por isso continuam a utilizar métodos contraceptivos de barreira, como o preservativo se não tiver certeza da saúde sexual do seu parceiro.

Quem pode fazer uma Esterilização?

Quase toda mulher pode ser esterilizada. No entanto, a esterilização deve ser considerada apenas por mulheres que não querem mais filhos, ou não querem filhos em tudo. Uma vez que são esterilizados, é muito difícil de reverter o processo, por isso é importante ter em conta as outras opções disponíveis antes de tomar sua decisão.
 
Cirurgiões estão mais dispostos a realizar a esterilização em que as mulheres são mais de 30 anos e ter tido filhos, apesar de algumas mulheres mais jovens que nunca tiveram um bebé escolhê-lo.

Vantagens  e Desvantagens da Esterilização Feminina

Vantagens

  • Esterilização feminina pode ser mais do que 99% eficaz na prevenção da gravidez
  • Oclusão das tubas uterinas (bloqueio das trompas de Falópio) e remoção dos tubos (laqueadura) deve ser efectivada imediatamente - no entanto, os médicos recomendam fortemente que você continuar a usar contracepção até o próximo período
  • Esterilização histeroscópica é geralmente eficaz após cerca de três meses - pesquisa colectados pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE) descobriram que as trompas foram bloqueadas depois de três meses, em 96% das mulheres esterilizadas.

Outras vantagens da esterilização feminina são as seguintes:

  • Raramente existem quaisquer efeitos a longo prazo sobre sua saúde sexual
  • Isso não afectará o seu desejo sexual
  • Isso não afectará a espontaneidade da relação sexual ou interferir com o sexo (como outras formas de contracepção pode)
  • Isso não afectará seus níveis hormonais.

Desvantagens:

  • Esterilização feminina não protege contra infecções sexualmente transmissíveis, assim você ainda deve usar camisinha se você não tiver certeza sobre a saúde sexual do seu parceiro 
  • É muito difícil para reverter uma obstrução tubária - isso envolve a remoção da parte bloqueada da trompa de Falópio e reunir as extremidades.

Riscos:

  • Com oclusão tubária há um pequeno risco de complicações, incluindo hemorragia interna e infecção ou danos a outros órgãos
  • É possível a esterilização a falhar - as trompas de Falópio pode voltar e fazer você fértil de novo, embora isso seja raro (cerca de 1 em cada 200 mulheres engravidam em sua vida depois de ter sido esterilizado)
  • Se você ficar grávida após a operação, há um aumento do risco de que será uma  gravidez ectópica (quando o óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero, geralmente nas trompas de falópio).
Se você perder um prazo, fazer um teste de gravidez imediatamente. Se o teste de gravidez é positivo, você deve consultar o seu médico para que possa ser encaminhado para uma varredura para verificar se a gravidez está dentro ou fora de seu ventre.

Com a esterilização histeroscópica, há um pequeno risco de gravidez, mesmo depois de seus tubos foram bloqueados. Pesquisa colectada pelo NICE mostrou que possíveis complicações após implantes de falópio podem incluir:
  • Dor após a operação - num estudo, quase oito em cada 10 mulheres relataram dor após a cirurgia
  • Os implantes sendo inserido de forma incorrecta - isto afectou dois em cada 100 mulheres  
  • Sangramento após a operação - muitas mulheres tiveram sangramento leve depois da operação, e quase um terço tinha sangramento por três dias

Onde obter Contracepção

A maioria dos tipos de contracepção estão disponíveis gratuitamente no Reino Unido. A contracepção é livre para todas as mulheres e homens através do NHS. Você pode obter a contracepção, e informação e aconselhamento sobre contracepção, em:
  • A maioria das cirurgias - fale com o seu médico ou enfermeiro
  • Clínicas anticoncepcionais comunidade
  • Algum medicamento geniturinário (GUM) clínicas 
  • Clínicas de saúde sexual - eles também oferecem anticoncepcionais e serviços de testes de DST.
Serviços de contracepção são gratuitos e confidenciais, incluindo para pessoas com idade inferior a 16 anos.
Se você é menor de 16 anos e quer a contracepção, o médico, enfermeiro ou farmacêutico não vai contar para seus pais (ou cuidadores), contanto que eles acreditam que você compreender totalmente as informações que você está dado e suas decisões. Médicos e enfermeiros trabalham sob as directrizes rigorosas quando se lida com pessoas menores de 16 anos. 

Eles vão encorajá-lo a considerar dizendo a seus pais, mas eles não vão-te fazer. A única vez que um profissional pode querer dizer que outra pessoa é se eles acreditam que você está em risco de dano, tais como abuso. O risco teria de ser sério, e eles costumam discutir isso com você em primeiro lugar. 


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.