.

09 junho, 2014

Unknown

Tumor Cerebral Benigno (Não Canceroso) – Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

O tumor cerebral benigno (não-canceroso) é uma massa de células que cresce lentamente no cérebro. Ele geralmente fica num mesmo lugar e não se espalha. Geralmente, os tumores cerebrais são classificados de 1 a 4 de acordo com o seu comportamento, tais como a rapidez com que crescem e qual a probabilidade de se espalhar. 

Tumores de Grau 1 são os menos agressivos e os de grau 4 são os mais prejudiciais e cancerígenos. Os tumores cancerosos são descritos como malignos. Tumores cerebrais de baixo grau tendem a ser de crescimento lento e pouco provável a se espalhar, por isso eles são geralmente classificados como benigno.

Sintomas Tumor Cerebral Benigno 

Os sintomas de um tumor cerebral de baixo grau ou benigno dependem de quão grande ele é e onde ele está no cérebro. Alguns tumores de crescimento lento não podem causar quaisquer sintomas no início.

Eventualmente, o tumor pode colocar pressão sobre o cérebro e pode causar dores de cabeça e crises convulsivas (convulsões). O tumor pode também impedir que uma área do cérebro de funcionar correctamente. Por exemplo, um tumor no lóbulo occipital (na parte de trás do cérebro) pode causar a perda de visão de um lado.

Quem é afectado por um Tumor Cerebral Benigno

Os tumores cerebrais podem afectar pessoas de qualquer idade, incluindo crianças. Há cerca de 4.300 pessoas diagnosticadas com tumores cerebrais benignos no Reino Unido a cada ano. A maioria destes são gliomas de baixo grau, um tipo de tumor que começa no tecido de suporte do cérebro.

Embora a causa da maioria dos tumores cerebrais benignos não seja conhecida, acredita-se que certas doenças genéticas e tratamento com radioterapia para a cabeça pode aumentar o risco de desenvolvimento de um destes tumores.

Tratamento Tumor Cerebral Benigno

Tumores cerebrais benignos podem ser graves se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente. Apesar de permanecer em um lugar e não costumam se espalhar, eles podem causar danos pressionando e áreas próximas nocivos do cérebro. 

Muitos tumores cerebrais benignos podem ser removidos cirurgicamente e não voltam depois de terem sido removidos, sem causar mais problemas. No entanto, grau 2 gliomas, muitas vezes, voltam a crescer após o tratamento e têm o potencial de se transformar em tumores (câncer) de alto grau ou malignos, que são de crescimento rápido e, provavelmente, a se espalhar. Esta mudança é chamada de mutação.

O tratamento vai depender do tipo e localização do tumor, e sua visão vai depender se o tumor volta a crescer e se ele sofre mutações (alterações).

Recuperação Tumor Cerebral Benigno

Após o tratamento, vários tipos de terapia estão disponíveis para ajudá-lo a se recuperar. O seu médico pode encaminhá-lo a um conselheiro, se você quiser falar sobre os aspectos emocionais do diagnóstico e tratamento. Há também muitas organizações e linhas telefónicas de apoio, tais como tumor cerebral Reino Unido, que fornecem informações e apoio.


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.