O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um défice neurológico súbito de origem vascular, podendo ser de dois tipos: hemorrágico (sangrante) ou isquémico (obstrução). O Acidente Vascular Cerebral Isquémico pode ocorrer de duas formas: Isquémico Permanente ou Isquémico Transitório. Para essa situação depende da causa e da área cerebral afetada.
Sintomas Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O paciente pode ter uma perda de coordenação motora e da força de um braço, uma perna, metade da face (curvatura da boca) ou todo um lado do corpo (hemiplegia), também pode ocorrer uma dor de cabeça (cefaleia), mais ou menos grave, com ou sem vómitos, perda de sensibilidade, visão turva e afasia (dificuldade súbita ao falar).
Causas Acidente Vascular Cerebral
A principal causa de acidente vascular cerebral é a hipertensão, seguida por outros factores tais como:
- Quebras de malformações vasculares congénitas
- Alcoolismo crónico
- Idade
- Sexo
- Diabetes
- Excesso de homocisteína no plasma do sangue
- Tabagismo
- Predisposição genética.
Tratamento Acidente Vascular Cerebral
A hospitalização é necessária numa unidade de terapia intensiva neurológica, o que requer uma avaliação e tratamento de emergência (menos de 6 horas). Os médicos tentam tratar a causa do acidente vascular cerebral. Se for hemorrágico deve-se tentar drenar o hematoma de forma a evitar danos no tecido nervoso que se tornem irreversíveis, isto se for possível operar, depende da área. No caso de uma artéria obstruída, é necessário promover a irrigação da área afetada minimizando-se os danos irreversíveis através de medicação apropriada e vigilância intensiva.
Um cuidado imediato com tratamento atempado e reabilitação rápida e adequada, adaptada ao paciente, reduz a mortalidade, invalidez e recorrência. A recuperação do paciente, muitas vezes leva muito tempo e exige reabilitação prolongada.
Prevenção Acidente Vascular Cerebral
Para evitar o Acidente Vascular Cerebral é importante:
- Combater a obesidade
- Praticar desporto
- Dieta saudável e equilibrada
- Reduzir o consumo de álcool e tabaco.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.