Um Aneurisma resulta da dilatação de uma parede arterial enfraquecida ou desbaste da mesma. A bolsa (aneurisma) é formada devido à pressão arterial e pode ter um tamanho variável. Pode ocorrer em qualquer artéria do corpo. A sua localização e tamanho determinam a gravidade. Um aneurisma é fatal na maioria dos casos, uma vez que proporciona uma explosão da artéria de forma incontrolável e uma consequente hemorragia interna. Esta doença raramente ocorre em pessoas com menos de 55 anos de idade.
Causas Aneurisma
Existem três factores principais que estão intimamente relacionados com a formação de um aneurisma. Eles são os seguintes:
- Uma má formação da parede da artéria
- Um depósito de gordura que altera a estrutura da parede arterial
- A pressão que funde por pressão irregular provoca uma área enfraquecida na parede da artéria.
Sintomas Aneurisma
Regra geral os aneurismas são indolores, mesmo os maiores podem não apresentar nenhum sintoma. A presença de um aneurisma é geralmente identificada por acaso, durante um exame de imagem. Quando esta anomalia cresce por pressão, os sinais podem ser observados na zona afectada. Mas muitas vezes é tarde demais, já que esses sintomas simplesmente significam que o aneurisma cresceu.
Tratamento Aneurisma
O Aneurisma é normalmente detectado quando infelizmente rebenta. Devemos, portanto, tratar o aneurisma. É necessária uma cirurgia de emergência. Este procedimento é mais seguro se o aneurisma ainda não tiver rebentado. Em princípio, um idoso com mais de 65 e que tenha uma história familiar de aneurisma ou acidente vascular cerebral hemorrágico deve efectuar exames de rotina. Isso pode reduzir o número de mortes.
Prevenção Aneurisma
- Adequada higiene pessoal
- Alimentação equilibrada
- Praticar actividade física
- Parar de fumar
- Evitar pressão arterial alta
- Evitar obesidade
- Evitar e controlar diabetes
- Evitar e controlar dislipidemia.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.