A Asma é uma doença caracterizada por falta de ar, ou seja, dificuldade em respirar. Afetando as vias aéreas, a Asma é a inflamação dos brônquios. Apesar de não haver uma cura efectiva a sua evolução pode ser controlada através do uso de determinados fármacos.
As alergias e alguns alérgenos específicos são muitas vezes a causa do aparecimento da doença. Eventualmente, se o paciente não está estiver a receber o tratamento adequado, pode evoluir para uma inflamação crónica dos brônquios, causando insuficiência respiratória aguda. Durante um ataque de Asma as vias aéreas contraem-se, impedindo assim a circulação normal de ar. Contra um ataque de Asma, os asmáticos podem usar um broncodilatador, que é um aerossol normalmente muito eficaz nas crises.
Sintomas Asma
O principal sintoma é sem sombra de dúvida a sensação de falta de ar, muitas vezes associada a tosse com expectoração e a ruídos expiratórios como a pieira, semelhantes a pequenos silvos sonoros.
Tratamento Asma
Uma visita ao médico é necessária se tiver dificuldade em respirar, tosse ou uma sensação persistente de aperto no peito. Através de um exame médico e de testes de função respiratória o seu médico será capaz de fazer um diagnóstico. O perigo desta doença é que ela pode evoluir para asma crónica sem que a pessoa afetada o perceba. Assim, apesar de um tratamento eficaz, a asma pode ser fatal.
Existe uma Cura para a Asma?
A Asma não pode ser curada por completo. Mas os seus sintomas podem ser controlados, permitindo que um asmático viva normalmente com a sua doença. Contudo certas precauções devem ser tomadas para prevenir ataques graves de asma:
- Evitar fumar e mesmo o fumo passivo
- Frequentar ambientes saudáveis e não poluídos
- Usar produtos anti ácaro.
Asma Alérgica
A asma alérgica é a asma causada por alergias. A longo prazo os ataques alérgicos podem aumentar e tornarem-se em asma. As crises alérgicas de rinite incentivam o seu desenvolvimento e, consequentemente, causam uma reacção das paredes do brônquio e do nariz. As paredes brônquicas crescem e apertam além de surgir um muco espesso. Logo o espaço aéreo disponível diminui consideravelmente. A asma alérgica resulta de uma inflamação crónica dos brônquios, causada por uma crise alérgica podendo ocorrer sazonalmente ou o ano inteiro.
Sintomas Asma Alérgica
Embora possa haver vários tipos de asma, os sintomas são os mesmos. O status de uma pessoa com asma alérgica é mais grave. Após a ocorrência de uma crise alérgica, a reacção brônquica é violenta. Os sintomas incluem dificuldade respiratória, conhecida como o termo dispneia e asfixia da caixa torácica.
Tratamento Asma Alérgica
Para tratar a asma alérgica está indicado o uso de um broncodilatador. No caso das crises repetidas, a terapia de base está indicada.
Asma Ocupacional
As actividades profissionais podem ser a fonte de alguns problemas respiratórios, como a asma. Novos casos de asma estão aumentando a cada ano. Trabalhadores em países industrializados são os mais vulneráveis. Por isso, é importante concentrar-se sobre esta questão para evitar o agravamento da doença e tentar encontrar formas de proteger os trabalhadores.
Os pesquisadores realizaram vários estudos para estabelecer uma lista de substâncias que podem desencadear asma no ambiente de trabalho. Eles mostraram que os produtos químicos e metais são os fatores que podem aumentar o risco da doença. Algumas pessoas estão mais em risco do que outros. Alguns funcionários, como padeiros, profissionais de saúde, cabeleireiros, pintores e carpinteiros estão expostos a substâncias perigosas diariamente.
Prevenção da Doença e de Crises de Asma
Modo de proteção:
- Evitar usar produtos tóxicos e prejudiciais para a saúde
- Usar máscaras de proteção
- Aplicar as precauções de segurança ao manusear produtos químicos.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.