.

12 fevereiro, 2014

Unknown

Discalculia - Definição, Causas, Tipos, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A Discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade na aprendizagem dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, défices visuais ou auditivos e não tem nenhuma ligação com níveis de QI ou inteligência.

A Discalculia aparece como uma das muitas dificuldades de aprendizagem que possam existir. A Discalculia surge normalmente em alunos com dificuldade em calcular números contudo, é um transtorno ainda pouco conhecido. Mas já se sabe que pode ter consequências graves em termos de educação sendo necessário consultar especialistas para avaliar a mesma.

Causas Discalculia

É relativamente difícil determinar se Discalculia é o resultado de uma deficiência primária ou o resultado de um distúrbio de memória. A Discalculia pode ser o resultado de uma desordem neurológica ou de lacunas na memória de trabalho. Os problemas de memória de trabalho estão associados com dificuldades de aprendizagem gerais. Discalculia também pode ter uma origem congénita ou hereditária.

Tipos Discalculia

  • Discalculia léxica:
    • Dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
  • Discalculia verbal:
    • Dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
  • Discalculia gráfica:
    • Dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
  • Discalculia operacional:
    • Dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos;
  • Discalculia practognóstica:
    • Dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens;
  • Discalculia ideognóstica:
    • Dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.

Sinais e Sintomas Discalculia

Crianças portadoras de Discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, fazer operações, classificar números, perceber os princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outras situações específicas.

Existe uma difícil avaliação na diferença entre os sinais aritméticos para contar o tempo ou contar o dinheiro. A pessoa também pode ter dificuldades em planear um orçamento ou avaliar a diferença entre o lado esquerdo ou o lado direito.

O portador também pode não entender regras de jogos como o poker, sendo incapaz de ler uma sequência de números. Os portadores de Discalculia são muitas vezes dotados no campo da escrita e em questões que requerem lógica, desde que não haja cálculos.

Aqueles que vivem com esta doença, muitas vezes têm sentidos bem desenvolvidos, como a audição, olfato ou paladar.

Diagnóstico Discalculia

A Discalculia pode ser detectada precocemente em crianças e podem ser tomadas medidas para ajudar a contornar a dificuldade. O único problema é determinar a melhor forma de ensinar matemática para a pessoa com Discalculia. A Discalculia é ainda uma desordem pouco conhecida, por isso, é muito difícil de diagnosticar.

Tratamento Discalculia

Até o momento nenhum tratamento mostrou-se eficaz para controlar esta patologia. Apesar de todas as tentativas de ensino, o distúrbio ainda está presente. Por isso, só o terapeuta pode ajudar a encontrar maneiras de compensar esta desordem.

Algumas crianças com este transtorno desenvolvem as suas próprias técnicas de aprendizagem, de modo que a Discalculia é facilmente diagnosticada nessas crianças.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.