.

12 fevereiro, 2014

Unknown

Dislexia - Definição, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção

A Dislexia é uma doença que resulta numa incapacidade de adquirir a linguagem técnica, apesar da presença da criança na sala de aula tradicional. No entanto, essas são as mesmas técnicas que permitem a criança a aprender a ler, escrever e falar. Embora uma criança apresente Dislexia, ela é inteligente e não necessariamente apresenta uma deficiência visual ou auditiva.

Estas crianças muitas vezes não conseguem ler algumas palavras e compreender o texto lido. Elas confundem letras, especialmente aquelas cujos gráficos são próximos, como “b” e “d”, “m” e “n”. Eles também apresentam confusão sonora para “um” e “oi”.

A criança disléxica transpõe letras em sílabas, como “Clo” em vez de “col”, ou sílabas em palavras. Pode também esquecer algumas letras, as menos utilizadas devido à dificuldade em as pronunciar. E como tem dificuldade em compreender o que lê, muitas vezes acaba por recusar em jogar.

O adulto disléxico tem dificuldade na expressão oral. Não consegue formular algumas frases correctamente. Sofre de perturbações da memória de curto prazo, verbal e visual, e falta de concentração. O diagnóstico precoce favorece um melhor atendimento e a criança pode passar sem sequelas, tornando-se num adulto sem esse transtorno.

Sinais e Sintomas de Diagnóstico Precoce de Dislexia

  • Com um ano de idade a criança ainda não disse uma única palavra,
  • Sons misturados e confusos ao pronunciar palavras,
  • Aos cinco anos de idade a criança ainda não consegue amarrar os sapatos, sem a ajuda de seus pais,
  • Confundir o fundo superior direita com o esquerdo,
  • Dificuldade em aprender o alfabeto,
  • Dificuldade em segurar um lápis correctamente,
  • As frases são sempre mal formuladas.

Causas Dislexia

As teorias que explicam as causas da Dislexia são múltiplas. Elas falam sobre um défice de lateralidade, falta de vigilância e carinho, alfabetização emocional, problemas de relacionamento e ambiente sociocultural desfavorecido.

Tratamento Dislexia

O diagnóstico precoce favorece um melhor atendimento e a criança pode passar sem sequelas. O tratamento da dislexia passa por actualizar a criança e ajudá-la a ter confiança novamente. Para que seja eficaz, é necessário um trabalho em equipa, especialmente entre pais e professores. É efectuado um teste para determinar se o paciente jovem tem uma deficiência auditiva, visual, neurológica ou algum familiar com este transtorno.

A gestão é realizada por um terapeuta da fala que trabalha na reabilitação da linguagem. Se necessário, a criança frequenta sessões de psicoterapia de apoio, e os professores reorganizam horários na escola. Nos adultos com dislexia, o tratamento dura normalmente mais tempo.

 http://www.nhs.uk/Conditions/Scurvy/Pages/Introduction.aspx


Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.